Início

Questões de Concursos Concepções de Educação Infantil

Resolva questões de Concepções de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q994304 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Os Campos de experiência estão organizados de forma a apoiar o professor no planejamento de sua prática possibilitando a organização de situações que estimulem o desenvolvimento da autonomia infantil. Para os Bebês (zero a 1 ano e 6 meses), o professor deve adotar estratégias para o campo de experiência, “O Eu, o Outro e o Nós”, que possibilitem:

I. Acolhimento por meio do contato físico positivo, do acalanto.
II. Uma maior comunicação, identidade e independência do bebê.
III. O conhecimento de outras culturas, identidades e costumes.
IV. As brincadeiras envolvendo fotos e visualização da autoimagem no espelho.
V. A interação em contexto de brincadeiras como esconder e achar.

Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q956955 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A educação infantil tem como uma das regras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q919058 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Historicamente no Brasil, o atendimento na Educação Infantil é ampliado pelo trabalho remunerado da mulher no espaço público. Esse caráter assistencial afetou a qualidade educativa e o conceito de criança foi revisto, inclusive na Legislação. Refletir sobre a Educação Infantil, hoje, é entender a criança como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q957728 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Complete a sentença abaixo com a sequência de palavras corretas:

A educação infantil consiste na _______________, com idades entre 0 e 5 anos (entre 0 e 6 anos de idade para nascidos no segundo semestre). Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas através de ________________, brincadeiras e _____________ - a exercitar as suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, _______________ e descobertas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q956351 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma escola de educação infantil da rede pública municipal, durante os horários de entrada e saída, é necessária uma atenção especial dos funcionários cuja atribuição é coordenar esse processo. Assim sendo, um procedimento adequado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q994305 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Analise as asserções abaixo.


I. Os campos de experiência não podem ser trabalhados como divisões de área, ou disciplinas, a proposta é explorar de forma transdisciplinar todos os campos, levando em consideração que, é imprescindível organizar o espaço, materiais, dividir pequenos grupos, gerir o tempo, realizar os registros, estimular a participação e interação das crianças.

PORQUE

II. O currículo por campos de experiências defende a necessidade de se conduzir o trabalho pedagógico na Educação Infantil por meio da organização de práticas abertas às iniciativas, desejos e formas próprias de agir das crianças, e que são mediadas pelos professores, constituindo um rico contexto de significativas aprendizagens.
BRASIL/MEC (2018, p.13)


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q994848 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A ação pedagógica deve contemplar a organização de suportes materiais e imateriais, com a organização dos espaços, dos tempos, dos objetos e brinquedos.
O papel das profissionais docentes nesse processo pressupõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q994306 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Creche, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Avaliar o desenvolvimento de uma criança é uma ação complexa e exige da escola um olhar de extrema atenção. Na Educação Infantil, a avaliação não tem o objetivo de fazer a criança passar de ano, mas deve contemplar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q957723 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
Leia as alternativas e aponte a assertiva que marca a opção incorreta:

I - Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II - Carga horária mínima anual de 500 (quinhentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
III - Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
IV - Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
V - Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q916711 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Monitora de Creche, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

O monitor de creche tem importantes atribuições no exercício de sua função, dentre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q984611 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

As propostas pedagógicas de educação infantil precisam respeitar alguns princípios como, por exemplo, o estético, que trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q991976 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Sobre a educação infantil, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos.

( ) Reconhecer o brincar é essencial para o aprendizado, pois estimula a criatividade, imaginação e interação social.

( ) O desenvolvimento integral se baseia somente no foco da aprendizagem acadêmica.

( ) Na educação infantil, é necessário enxergar as crianças sempre de modo coletivo, interpretando-as sempre como um grupo e não de forma individual.

( ) É preciso incentivar a criança a realizar atividades simples por conta própria, como se vestir, comer e organizar suas coisas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q991974 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O desenvolvimento infantil é um processo complexo que envolve diversas áreas, incluindo física, cognitiva, emocional, social e linguística. Nesse sentido, existem habilidades motoras imprescindíveis no desenvolvimento infantil. Desse modo, assinale a alternativa que indica as duas habilidades motoras principais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q991975 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Durante os primeiros seis anos de vida, as crianças desenvolvem uma série de competências e habilidades em diversas áreas. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica um exemplo de habilidade referente ao desenvolvimento cognitivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q990171 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando-se a Educação Infantil no contexto da Educação Básica, assinale a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil são ________ e ________. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças nessa fase da Educação Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q988533 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A criança precisa ser entendida como um sujeito no seu presente, considerando que, como criança ela já participa da história e vivencia seu tempo de infância. Vive experiências lúdicas, estabelece interações com outras crianças e adultos, assume personagens, brinca, aprende e se desenvolve. A singularidade desse período da vida, tão caro à Educação Infantil.
Neste contexto o trabalho com a educação infantil deve considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q990172 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual é a afirmação correta sobre a concepção de criança e práticas pedagógicas na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q988536 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação infantil como primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas (linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural), realizando-se através de uma ação intencional orientada de forma a contemplar cada uma destas dimensões como núcleos da ação pedagógica.
Tomando como base o exposto o desenvolvimento das experiências educativas depende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q992989 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto dos métodos e técnicas de alfabetização, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q988538 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Essa afirmação é a compreensão de desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.