Início

Questões de Concursos Concepções de Educação Infantil

Resolva questões de Concepções de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q984703 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação à educação ambiental na etapa da educação infantil, analisar os itens.

I. Precisa ser planejada, colocando a criança como o centro nesse processo. Ela é considerada sujeito histórico e de direitos que aprende em interações e brincadeiras de forma lúdica, exploratória, dinâmica e construtiva, dialogando com seus pares e construindo sentidos sobre o que está sendo trabalhado.
II. É uma das alternativas para dialogar diretamente com os futuros interlocutores da sociedade, sendo uma tarefa fácil porque os estudos sobre essa temática são recentes, comparados a outros eventos mundiais, não existindo resistência do sistema vigente. As pessoas estão condicionadas a essa realidade.
III. Para que seja constante e efetiva, é importante que a educação ambiental, na educação infantil, faça parte do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, que norteará e possibilitará condições e suporte para que os professores, junto à equipe escolar, às famílias e às comunidades, possam realizar atividades permanentes e lúdicas com as crianças, contribuindo, assim, para a formação de valores e atitudes desses jovens cidadãos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q992988 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto de métodos e técnicas de alfabetização, avalie as alternativas abaixo e marque a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q987586 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto de programas de alfabetização, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a abordagem construtivista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q918708 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Maria Montessori foi uma das “discípulas” de Rousseau, e seu nome é bem conhecido no que se trata de Educação Infantil. A italiana é pioneira da “autoeducação”, conceito que retira a responsabilidade do professor como única forma de obter conhecimentos e coloca a criança na busca de seu próprio aprendizado e o educador acompanha todo o processo de perto, oferecendo sempre sua ajuda. Algumas características de sua concepção são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.