Questões de Concursos Concepções de mundo

Resolva questões de Concepções de mundo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q994493 | Pedagogia, Concepções de mundo, Pedagogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia as afirmações abaixo:
I- A Educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a Filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.
II- A Filosofia fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
III- Com a Filosofia, não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida do dia a dia, – e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência.
Sobre a relação entre Filosofia e educação, está (ão) correta (s) a(s) afirmava (s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q57178 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização  didático‐pedagógica  e  na  formação  integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.  

A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. 
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q57179 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q57180 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.  

A  educação  integral  do  ser  humano  vai  além  do  conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares.  
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q57181 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue. 

Educação integral implica compreender o sujeito como  ser  complexo,  com  toda  sua  capacidade  humana  formada. 
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q57182 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q57183 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo. 
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q57184 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q57185 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.

A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q57186 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.

A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q57187 | Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue.

Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q57268 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas. Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q57269 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Conforme Rios (2001), a filosofia ao refletir sobre a educação e ao problematizar seus fundamentos e os valores presentes no comportamento humano em sociedade, reveste-se de uma feição peculiar, pois considera a educação sob a perspectiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q57270 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano. Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:

I- Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura.
II- Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade.
III- As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q57271 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Quando se menciona sobre as relações interpessoais, fazem-se necessário compreender melhor os outros, pois em algumas situações os sujeitos costumam afirmar que: é muito difícil compreender outra pessoa a partir de planos mágicos como a astrologia, leitura de cartas do baralho ou consultando uma quiromante. A partir dessa premissa o ser humano começa entender as barreiras e defesas que limitam o relacionamento que ele estabelece com o outro, contudo, para romper com tais barreiras acaba sendo necessário definir algumas metas pessoais que envolvem a ideia em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q57272 | Pedagogia, Concepções de Mundo

O direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação. Diante disso, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q57273 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Sobre os fundamentos filosóficos da educação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q57274 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.
Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.

( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.
( ) A direção é centralizada em uma pessoa.
( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.
( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.
( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.
( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.
( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q57276 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q57277 | Pedagogia, Concepções de Mundo

Ao longo da história a educação vem sendo permeada por diferentes correntes filosóficas que influenciam o modo de pensar e da ação pedagógica. Dentre os pensadores que contribuíram para o desenvolvimento dessas correntes temos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.