Início

Questões de Concursos Concordância Verbal e Nominal

Resolva questões de Concordância Verbal e Nominal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q373341 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Agente Administrativo, EFCJ SP

Assinale a alternativa CORRETA quanto à concordância nominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q161530 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Atendente de Necrotério Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com as regras de concordância da norma-padrão da língua.

Os experimentos humanos nazistas ______ uma série de experiências científicas realizadas em uma grande quantidade de seres ______ que estavam detidos nos campos de concentração do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Os presos foram ______ a participar. Experiências com filhos gêmeos, em campos de concentração, foram criadas para mostrar as semelhanças e diferenças na genética de gêmeos, bem como para ver se o corpo humano pode ser manipulado.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos-humanos-nazistas. Adaptado. Acessado em 27.03.2013)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q374433 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Analista de Gestão, CEGAS CE, IESES, 2017

Assinale o erro de concordância nominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q266460 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Todos os Cargos, MF, ESAF

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Jornal Valor Econômico de 21/6/2013. Assinale a opção transcrita com erro gramatical.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q373980 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico de Manutenção, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos SP, RBO, 2017

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Os passageiros ______ perfeitamente no vagão.

Não _______ a hora para o próximo trem! A chefia espera que nós _______ um agente capaz de resolver o problema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q374113 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Papiloscopista, POLITEC MT, CEV UFMT, 2017

Leia as frases a seguir.

I - Os carros importados não estão baratos, ao contrário, são caros.

II - A mãe sempre fala: Comam bastante frutas, crianças.

III - Água é bom para matar a sede em qualquer situação.

IV - As provas às quais me referi seguem anexas aos relatórios.

Considerando as normas de concordância nominal da escrita padrão, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q255117 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE RO, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 8.

"Temos de agir agora para evitar o pior", comentou o agrônomo Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa, ao apresentar as conclusões de um dos capítulos do primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas - PBMC. Os pesquisadores esperam que as informações sirvam para nortear a elaboração e a implantação de políticas públicas e o planejamento das empresas.
Os desafios apontados no relatório são muitos. Ele indica que as consequências da elevação da temperatura média global serão dramáticas no Brasil. De acordo com os modelos computacionais de simulação do clima, a agricultura será o setor mais afetado, por causa das alterações nos regimes de chuva. "Mesmo que a quantidade de chuva fique inalterada, a disponibilidade de umidade do solo deve diminuir, em consequência da elevação da temperatura média anual, que intensifica a evapotranspiração", diz outro especialista. Segundo ele, esse fenômeno deve prejudicar os cultivos agrícolas em regiões onde a escassez de água é constante, como o semiárido nordestino.
Uma provável consequência da redução da produtividade agrícola e da área de terras aptas à agricultura é a queda na renda das populações, intensificando a pobreza e a migração da área rural para as cidades que, por sua vez, deve agravar os problemas de infraestrutura (habitação, escola, saúde, transporte e saneamento).
Os efeitos na agricultura já podem ser dimensionados. "De 1990 a 2010, a intensidade da precipitação dobrou na região do cerrado", diz Assad, "e o padrão tecnológico atual da agricultura ainda não se adaptou a esses novos padrões". Agora, segundo ele, torna-se imperioso investir intensivamente em sistemas agrícolas consorciados, e não somente na produção agrícola solteira, de modo a aumentar a fixação biológica de nitrogênio, reduzir o uso de fertilizantes e aumentar a rotação de culturas. "Temos de aumentar a produtividade agrícola no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, para evitar a destruição da Amazônia. A reorganização do espaço rural brasileiro agora é urgente."
Cheias e secas mais frequentes e intensas devem causar uma redução na produção agrícola também por outra razão. Pesquisadores da Embrapa concluíram que algumas doenças - principalmente as causadas por fungos - e pragas podem se agravar em muitas culturas analisadas, em decorrência da elevação dos níveis de CO22 do ar, da temperatura e da radiação ultravioleta, acenando com a possibilidade de aumento de preços e redução da variedade de cereais, hortaliças e frutas.
Cheias e secas devem também alterar a vazão dos rios e prejudicar o abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas, acelerar a acidificação da água do mar e reduzir a biodiversidade dos ambientes aquáticos brasileiros. A perda de biodiversidade dos ambientes naturais deve se agravar; alguns já perderam uma área expressiva - o cerrado, 47%, e a caatinga, 44% - a ponto de os especialistas questionarem se a recuperação do equilíbrio biológico característico desses ambientes seria mesmo possível.

(Adaptado de: FIORAVANTI, Carlos. Revista FAPESP, agosto de 2013, p. 23 e 24)

Nos segmentos adaptados do texto, a concordância verbal e nominal está correta apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q673136 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Tecnico Administrativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.

Considere o seguinte trecho:


Há ações que são irreversíveis. Muitas pessoas lidam com a natureza como se ela fosse uma fonte inesgotável de recursos. Entretanto, a ação humana ao longo de anos vem interferindo no meio ambiente a tal ponto que, ainda que _______ radicalmente o nosso estilo de vida, já não _______ recuperar o que já se foi.

(Disponível em: https://www.greenme.com.br/informarse/ambiente/39439-amazonia-nunca-mais-sera-a-mesma/.)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q373378 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Operacional Administrativo, FCP, AOCP

Em relação à concordância verbal e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q373330 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

“Simpatizantes de qualquer causa ou ideologia só leem o que dizem o que eles querem ouvir, nada aprendem de novo, chovem no molhado”. A forma verbal que não se refere ao mesmo sujeito que as demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q167470 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Considere os períodos a seguir:
I. Falta dois dias para o final do prazo.
II. Era cinco horas da tarde.
III. Vossa Excelência está equivocado.
Está(ao) de acordo com a norma culta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q373244 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Assistente de Alunos, IF SC, IESES

Assinale a alternativa correta quanto à flexão dos verbos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q373074 | Português, Concordância Verbal e Nominal

Marque a opção em que a concordância nominal NÃO condiz com as normas gramaticais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q373385 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Controlador de Sistemas de Saneamento I, SABESP SP, FCC

Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q210754 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Estatístico, TJ SP, VUNESP

A concordância está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q236200 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

A Língua Portuguesa faz uso de um mecanismo de concordância verbal ou nominal - para manter formalmente as relações de determinação ou dependência entre os constituintes da frase. Analise a(s) afirmativa(s) quanto à concordância entre os constituintes dos sintagmas nominais:

I Na frase: Os policiais prenderam imediatamente a moça e o rapaz mascarados que tentavam assaltar a agência bancária. Ao colocar o adjetivo mascarados no singular, ocorre alteração de sentido.

II Está correta a frase: Espero que Vossa Excelência, com vosso bom entendimento, compreenda os motivos que me levam a fazer esta acusação.

III Foram elas mesmo que solicitaram vistas do processo. A frase segue as orientações da norma culta da língua.

IV Há erro em: Saber qual necessidades, desejos e ambições, metas e objetivos de vida ainda são as melhores armas para uma possível tentativa de felicidade.

V - A concordância entre os sintagmas nominais está correta em No Direito, utilizamos com frequência argumentos baseado em conceitos e concepções, até mesmo porque a lei é feita de signos, cuja significação estão em processo contínuo de ressignificações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q259535 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 12a Região, FCC

Texto associado.

Gilda de Mello e Souza dizia que o Brasil é muito bom
nas novelas. Para ter público, a novela precisa dispor de personagens
de todas as classes sociais, explicava ela, o que exige
uma trama complexa. Acrescento: a mobilidade social é decisiva
nas novelas e se dá sobretudo pelo amor entre ricos e
pobres. Provavelmente as novelas exibam casos de ascensão
social pelo amor - genuíno ou fingido - em proporção maior que
a vida real .... Mas a novela não é um retrato do Brasil, ou melhor,
é sim, mas como aqueles retratos antigos do avô e da avó,
fotografados em preto e branco, mas, depois, cuidadosamente
retocados e coloridos. O fundo é real. A tela: ideais, sonhos,
fantasias.
Novelas vivem de conflitos. Eles são movidos, quase
todos, pela oposição do bem e do mal. Esse confronto dramático
nos empolga. Talvez por isso a democracia não nos
empolgue tanto, no seu dia a dia: porque, nela, os conflitos são
a norma e não a exceção. Ela é o único regime em quedivergir,
sem ter de se explicar e justificar, é legítimo. Quando uma
democracia funciona bem, não escolhemos em razão da honestidade
e competência - que deveriam existir nos dois ou mais
lados em concorrência - mas com base nos valores que preferimos,
por exemplo, liberalismo ou socialismo. Mas nossa
tendência, mesmo nas democracias, é converter as eleições em
lutas do bem contra o mal. É demonizar o adversário, transformá-
lo em inimigo. Creio que isso explica por que a democracia,
uma vez instalada, empolga menos que a novela. De
noite, dá mais prazer reeditar o *ágon milenar do bem e do mal,
do que aceitar que os conflitos fazem parte essencial da vida e,
portanto, as duas partes podem ter alguma razão. Aliás, há
muitos séculos que é encenada essa situação de confronto
irremediável entre dois lados que têm razão: desde os gregos
antigos, tem o nome de tragédia. A democracia é uma tragédia
sem final infeliz - ou, talvez, sem final.
As novelas recompensam,em geral, os bons. Mas eles
são bons só na vida privada. É difícil alguém se empenhar em
melhorar a cidade, a sociedade. As personagens boas são
afetuosas, solidárias, mas não têm vida pública. As personagens
más são menos numerosas, mas são indispensáveis.
Condimentam a trama. Seu destino é mais variado, e assim
deve ser, se quisermos uma boa novela. Não podem ser todas
punidas, nem sair todas impunes.


* ágon - elemento de origem grega: assembleia; local onde se realizam
jogos sacros e lutas; luta.

(Trecho do artigo de Renato Janine Ribeiro. O Estado de S.
Paulo, C2+música, D17, 11 de setembro de 2010, com
adaptações.)

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q244032 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico Bancário, BANPARÁ, ESPP

Considere as orações abaixo.

I. A maioria das pessoas que compraram os ingressos não os recebeu no prazo combinado.

II. Considerou-se, na entrevista, todas as respostas do candidato.

III. Havia muitas pessoas na festa.

A concordância está correta somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q374487 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Secretário Auxiliar, MPE GO, MPE GO, 2017

Quanto à concordância verbal, assinale a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q373996 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico em Regulação, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, IBFC, 2017

A flexão de alguns verbos, sobretudo os irregulares, pode causar confusão. O verbo “quis”, presente em “Minha mãe sempre quis viajar” (5º§) é um exemplo típico. Nesse sentido, assinale a alternativa em que se indica INCORRETAMENTE a sua flexão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.