Início

Questões de Concursos Concordância Verbal e Nominal

Resolva questões de Concordância Verbal e Nominal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q974304 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Área de Apoio Especializado Engenharia Civil, TJBA, FCC, 2023

Texto associado.

Atenção

Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Tempos, lugares mágicos


Sim, já faz tempo, éramos jovem casal e estávamos de férias, à toa na vida. Provavelmente aquele nosso cenário mágico de então terá incorporado novidades: haverá lugar incólume ao tempo? Deixemos oculta a medida comum do tempo e digamos que tudo 'aconteceu já faz alguns séculos. cada um carrega dentro de si seu singular relógio emocional. Estávamos os dois na praia de Amaralina, tomando cerveja num fim de tarde de verão (haverá outras estações em Salvador?). Aquele momento azul bem que podia ser eterno, sentíamos. Passamos a conversar sobre o Tempo. imaginei então o que seria feito daquele lugar, dali a um milhão de anos. E especulava, manhoso: “Existirá talvez o planeta, mas alguma coisa guardará algo do sol desta tarde, destes coqueiros, de nós?”

Você então lembrou que não há eliminação cabal da matéria, há transformações sucessivas. E eu imaginei que, decorridos milênios, nós dois seríamos duas moléculas avulsas, viajantes do espaço que, de repente, poderiam cruzar seus caminhos vertiginosos exatamente onde milênios antes teria havido uma cidade, uma praia, uma conversa e dois. Então lhe propus um pacto: que esses duas moléculas, ao se cruzarem numa fração de segundo em meio a tantas no caos, se façam notar por um quase imperceptível código luminoso, uma faísca fulminante, uma piscadela guardada por milênios no coração da matéria cósmica.

Você achou minha imaginação exuberante demais e preferiu olhar em volta, conferir a brisa que batia nas folhas dos coqueiros de Amaralina. Há lugares assim, neste nosso planeta: excitam a imaginação até o limite do imponderável, e ao mesmo tempo exercem toda a sua sedução telúrica. Acabamos um chope e andamos um bocado, a tempo de ver o sol desaparecer. Depois, já avistando o Farol da Barra, passei a imaginar que aquele farol mágico, daquela terra mágica, assim que escurecesse passaria a acender estrelas altíssimas. Mas você olhava distraída para algum ponto da linha do horizonte.


(Jehova de Brito, a publicar)

As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q916508 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

Por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil?


O furacão Milton, que se aproxima dos Estados Unidos, foi classificado na noite de terça-feira (8/10) como de categoria 5 — a mais grave.

Nessa categoria, os ventos ultrapassam os 252 km/h e há um risco elevado de danos a construções e bloqueios em rodovias.

A previsão é que o furacão chegue à costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira (09) ou na manhã de quinta-feira (10/10), no horário local, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Ainda na terça-feira, o presidente americano Joe Biden disse que o furacão pode ser o pior dos últimos cem anos nos Estados Unidos.

O presidente pediu que moradores da Flórida, que vivem na rota traçada como a mais provável da tempestade, deixem suas casas imediatamente.

"É uma questão de vida ou morte", disse o presidente americano.

Mas por que, diferentemente dos EUA e de outros países periodicamente atingidos por fenômenos climáticos similares, o Brasil não precisa se preocupar tanto com isso?

Segundo meteorologistas ouvidos pela BBC News Brasil, as chances de que furacões ocorram por aqui são mínimas — a explicação é que a formação de um fenômeno desses depende de uma série de fatores que só foi registrada uma vez no país.

"Por enquanto, é quase impossível que um furacão atinja o Brasil, a não ser que as mudanças climáticas também tenham alguma influência", diz Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo.

A meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, explicou que um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar — que precisa estar acima de 27°C.

"No Brasil, nós não temos isso. As maiores temperaturas são registradas no mar do Nordeste, onde não passam de 26°C", diz.

"A umidade e a água quente do oceano que dão força a um furacão. Quando ele chega ao solo, perde força", acrescenta Pantera.

Outro fator necessário para a formação de um furacão é o cisalhamento ou tesoura de vento — como são chamadas as mudanças de velocidade ou direção das correntes.

Os especialistas explicam que esse fenômeno é raro nos países localizados na linha do Equador, como o Brasil.

Meteorologistas afirmam que esse é um fator que também inviabilisa que uma tempestade formada noCaribe atinja o Brasil, já que ela perderia completamente a força ao se aproximar da linha do Equador.


(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjd59741yk9o adaptado)
"Nessa categoria, os ventos ultrapassam os 252 km/h e há um risco elevado de danos a construções e bloqueios em rodovias." No trecho acima, a concordância verbal entre o verbo 'ultrapassar' e o sujeito 'os ventos' foi estabelecida de maneira correta. O mesmo ocorre nos enunciados a seguir, EXCETO em:
No trecho acima, a concordância verbal entre o verbo 'ultrapassar' e o sujeito 'os ventos' foi estabelecida de maneira correta. O mesmo ocorre nos enunciados a seguir, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q881842 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Agente Administrativo, Câmara de Lagoa Grande PE, IDHTEC, 2024

Como pode ser observada a concordância nominal em 'Os homens trajavam-se com a mesma elegância discreta, adequada ao momento'?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q993461 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Métodos Quantitativos, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.
Você é o que você se diz: a ciência do
diálogo interno

PILAR JERICÓ

Se você quiser variar a percepção que tem sobre você, precisa alterar seu diálogo interior. A forma como você conversa consigo mesmo condiciona sua capacidade de enfrentar as dificuldades e determina a tomada de decisões. A autoafirmação, ou pensar coisas positivas sobre nós mesmos, é uma ferramenta muito útil para reforçar a autoestima. Entretanto, não vale qualquer comentário. Já ficou comprovado que frases como “aguento tudo” ou “sou uma pessoa superagradável” não ajudam muito. Quem as expressa não está realmente convencido disso, então essas expressões podem ter efeito contrário. A ciência do diálogo interior nos dá pistas sobre as técnicas que tornam nossas autoafirmações eficazes: devemos imaginar futuras situações agradáveis e nos tratar na segunda pessoa.

Adaptado de:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/05/ciencia¹1557083642_455016.html>.Acesso em: 25 jun. 2019.

A questão se refere ao texto II.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q883216 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Agente Municipal de Fiscalização, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em qual das alternativas a concordância verbal foi feita INCORRETAMENTE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q988457 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Quanto à concordância nominal, em qual alternativa o uso está de acordo com a norma culta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q990286 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Na frase "Cinco por cento dos alunos não ____________ satisfeito(s) com ____________ nota(s).", preencha as lacunas adequadamente segundo a concordância nominal e verbal. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q972156 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2018

Em relação às regras de concordância verbal, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q912811 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Mecânico de Véiculos Pesados, DAESanta Bárbara d’Oeste, Avança SP, 2023

Leia os enunciados a seguir, marque a opção que contraria as regras de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q920326 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Assistente Geral, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Não há erro de concordância em qual das alternativas abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q872474 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

No que se refere a concordância verbal e nominal, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q916562 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Gari, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Levanta o braço

Ela teve um dia muito agitado na firma. Foram muitos contatos, vendas, contratos, cobranças... Enfim, ela havia pulado mais que pipoca em óleo quente.

Quando chegou em casa, foi direto dar banho nos garotinhos. Em um determinado momento, ela falou para um dos meninos, que, como qualquer criança da idade dele, só queria brincar embaixo do chuveiro:

− Lucas! Para quieto! Eu quero dar banho em você. Vamos, meu filho, ajuda a mamãe! Eu ainda tenho que fazer a janta. Levanta o braço para eu lavar o escritório.

O garotinho parou de brincar, olhou para a mãe e perguntou:

− Lavar o quê, mãe?


Edilson Rodrigues Silva - Texto adaptado

https://tudoportugues.com/cronicas-curtas-para-sala-de-aula/#google_v ignette
Leia a frase abaixo e responda à questão a seguir:
"Ela teve um dia MUITO agitado na firma."
Considerando a classe gramatical da palavra "MUITO", assinale a alternativa em que a palavra destacada pertence à mesma classe gramatical:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q864867 | Português, Concordância Verbal e Nominal, IPSM, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Dentre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica aquele que apresenta erro de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1003646 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Aplicação Pedreiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.
Discrepâncias no volante


Minha esposa é um espetáculo no volante. Não tenho como me comparar com ela. Beatriz é capaz de ir de ré por muitas quadras. Estaciona em lugares apertados e improváveis. Não dá voltas à toa. Não tem medo da plateia no meio-fio.

Curiosamente, ela precisou fazer três vezes o exame de direção para obter a CNH. Foi reprovada nas duas primeiras tentativas por algumas distrações das quais ela nunca ficou sabendo. Pode ter sido qualquer detalhe − um amigo, Rodrigo, esqueceu de fechar o visor do capacete na moto e repetiu a prova.

Eu sou um motorista medíocre, não do tipo que acumula 40 pontos de infrações por ano, mas dirijo com limitações. Não me engano achando que velocidade é virtude. Eu me estendo na barra da direção como um gafanhoto, como se estivesse em carro-choque. Freio de modo abrupto no sinal vermelho.

Pois é, espantosamente, passei de primeira no exame de direção. A vida nem sempre é justa. Há justificativas racionais para o desequilíbrio, ou para a minha sorte azarada, ou para o seu azar sortudo.

Existe o impacto da quantidade de aulas práticas. Eu fiz o mínimo de aulas previsto: 20. Como acabei aprovado de cara, eu me acomodei no básico. Beatriz realizou 40 aulas, num investimento maior de prevenção.

A diferença etária também pesa. Fui tirar a carteira aos 25 anos, ela aos 18 anos. Não consegui internalizar o carro como a extensão do meu corpo. Quanto mais cedo você aprende a dirigir, mais apurado será o senso de proporção e de pertencimento mecânico.

Beatriz já entrou no universo das rodas com a idade mínima. O retrovisor é parte natural do seu globo ocular. Ela não hesita, conhece os dispositivos eletrônicos por impulso automático. Não sofre nenhum distanciamento com o para-brisa. Suas decisões são intuitivas e orgânicas.

Não se trata, portanto, de nenhum demérito ser reprovado no exame de direção. É tão somente resultado do nervosismo paralisante. Talvez a reincidência seja um feliz aperfeiçoamento, e você possa assim se tornar o melhor motorista da família.

Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado


https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/2025/1/10/discre pancias-no-volante
No trecho "Há justificativas racionais para o desequilíbrio, ou para a minha sorte azarada, ou para o seu azar sortudo", o verbo "haver" foi utilizado no sentido de "existir". Sobre a concordância verbal nesse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q885379 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Agente Administrativo, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de concordância nominal e de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q972526 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Direito, TJDFT, CIEE

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q981049 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Ligações elétricas atravessam o Mar Báltico


Estônia, Letônia e Lituânia inauguraram três cabos submarinos com os quais irão receber 1.700 megawatts de eletricidade da Suécia e da Finlândia, encerrando sua dependência da eletricidade russa. A mudança é um desdobramento geopolítico da Guerra da Ucrânia, que colocou as nações da Otan (a que a Estônia, Letônia e Lituânia pertencem desde 2004) contra a Rússia.

(Superinteressante, abril de 2025)
Assinale a alternativa em que a frase está reescrita de acordo com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q957510 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
A frase em que a palavra destacada entre parênteses está de acordo com a norma padrão considerando o contexto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.