Início

Questões de Concursos Conforto ambiental

Resolva questões de Conforto ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q720129 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O domínio das técnicas de controle ambiental nas edificações exige conhecimentos sobre os efeitos térmicos, acústicos e luminosos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Em uma situação de calor, se o ambiente externo tem muita vegetação, a eficiência da ventilação diminui o desempenho térmico em relação ao conforto. Uma casa com árvores e gramados ao seu redor está em piores condições de ventilação que uma outra sem árvores e em terreno despido de vegetação.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q136718 | Arquitetura, Conforto Ambiental, Analista Judiciário Arquitetura, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

Para duas edificações idênticas, com exigências de proteção de fachadas semelhantes e orientações iguais, localizadas na mesma latitude, mas em hemisférios diferentes, pode-se aproveitar o mesmo estudo de proteção de fachadas de uma construção para a outra, bastando inverter a posição norte/sul.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q718946 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

Entre os principais sistemas de certificação ambiental de edifícios, descritos atualmente, estão:

I. BREEAM (Reino Unido, 1990).

II. CASBEE (Japão, 2001).

III. DGNB (Alemanha, 2007).

IV. GREEN AUSB (Austrália, 2006).

V. LEED (Estados Unidos, 1998).

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q716344 | Arquitetura, Conforto ambiental, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Para o bom desempenho térmico das construções em cidades de clima tropical, quente e úmido, o arquiteto deve considerar alguns aspectos no desenvolvimento do projeto. Esses aspectos incluem

I prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

II proteger as aberturas da radiação solar direta, sem que os elementos de proteção sejam bloqueadores dos ventos.

III escolher materiais que possuam grande inércia térmica.

IV considerar o movimento dos ventos dominantes.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q843683 | Arquitetura, Conforto ambiental, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Arquiteto, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. No tratamento acústico dos espaços arquitetônicos, uma fonte sonora emite ondas de som (raios sonoros), que refletem nas diversas superfícies internas do ambiente analisado. A direção dessas reflexões é determinada pela geometria do local, e a intensidade de cada raio sonoro refletido é determinada pela capacidade de absorção do material onde ele reflete.

II. Como exemplos de ruído estrutural, têm-se as vibrações produzidas pelo deslocamento de veículos de carga sobre o pavimento das ruas e avenidas, a música emitida por uma caixa de som, o canto dos pássaros, centrais de ar condicionado, grupos geradores, bombas d’água, máquinas de elevadores e transformadores de subestação.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q720652 | Arquitetura, Conforto ambiental, Urbanista, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Considerando que a latitude da cidade de Salvador é de 12o 58? 16?, o arquiteto, em seu projeto, implantou a edificação de modo que suas superfícies e maiores extensões recebessem menos sol no verão.

Essas superfícies compuseram as fachadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q715990 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista em CampT Pleno I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

A acústica em arquitetura tem um papel fundamental no conforto auditivo dos usuários, bem como no aprimoramento contínuo das condições ambientais da edificação. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo de um projeto acústico de um auditório é fazer que os revestimentos de teto e paredes promovam sempre o maior poder de reflexão possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q720134 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação ao conforto acústico, julgue o próximo item.

O tratamento acústico de um recinto envolve isolamento e condicionamento. Enquanto o isolamento pode ser resolvido durante a fase de projeto, o condicionamento é feito na fase de detalhamento, com a ajuda de um técnico especializado.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q719221 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O domínio das técnicas de controle ambiental nas edificações exige conhecimentos sobre os efeitos térmicos, acústicos e luminosos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

A vegetação pode ser usada para a redução do ruído urbano, graças à absorção do som pela massa vegetal, que diminui a intensidade do ruído quando esta se encontra em sua trajetória. O efeito dessa redução é proporcional à densidade da massa de vegetação implantada.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q719129 | Arquitetura, Conforto ambiental, Técnico em Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em uma de suas canções, Luiz Gonzaga, referindo-se ao Nordeste brasileiro, fala de “uma casa com varandas dando pro norte e pro sul”. Com relação ao desempenho dessa casa do ponto de vista do conforto térmico, julgue os itens a seguir.

Ela recebe uma insolação adequada em relação ao clima da região.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q718141 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista em Arquitetura, MPE RO, CESGRANRIO

Uma concha acústica será localizada a 35m de uma via, cujo nível de ruído medido, a 1,5m da mesma, registrou um valor de 58 dB. Para que seja dado o aceite da construção pela Prefeitura, o nível de intensidade no interior da concha deverá ser 38 dB. Com base na distância proposta, a Secretaria de Meio Ambiente considerará o projeto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q716465 | Arquitetura, Conforto ambiental, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A respeito do conforto ambiental em locais de trabalho, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q720579 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

A certificação de sustentabilidade de edifícios definida como um processo de gestão de projeto, que tem o objetivo de obter a qualidade ambiental de um empreendimento novo ou reabilitado e, para tanto, baseia-se em dois referenciais de desempenho:

I. Referencial do Sistema de Gestão do Empreendimento - SGE, que avalia o sistema de gestão implementado pelo empreendedor.

II. Referencial de Qualidade Ambiental do Edifício - QAE, que avalia o desempenho técnico e arquitetônico da edificação.

Denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q719110 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista em CampT Pleno I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

A acústica em arquitetura tem um papel fundamental no conforto auditivo dos usuários, bem como no aprimoramento contínuo das condições ambientais da edificação. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Os níveis máximos de ruído compatíveis com o conforto acústico variam de acordo com a descrição dos ambientes. Segundo as normas brasileiras, os dormitórios de uma residência, as bibliotecas e as salas de cinema são ambientes que estão submetidos aos mesmos graus de exigência.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q718174 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista, DPE RS, FCC

Intensidade Luminosa, Fluxo Luminoso e Iluminância são grandezas expressas, respectivamente, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q844540 | Arquitetura, Conforto ambiental, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Arquiteto, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. O coeficiente de absorção alfa igual a 1,00 significa absorção de 100% da energia do raio sonoro, e devolução de 0% para o ambiente. Esse efeito pode ser observado em uma janela aberta, por exemplo.

II. O coeficiente de absorção alfa varia de 0,00 a 1,00, indicando a quantidade da energia sonora que o material absorve em cada reflexão, por frequência (normalmente em 125, 250, 500, 1.000, 2.000 e 4.000 Hz).


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q195365 | Arquitetura, Conforto Ambiental, Analista Arquitetura, METRÔ SP, FCC

Na determinação gráfica dos dispositivos de proteção solar, os ângulos de sombra utilizados no método do traçado de máscaras são expressos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q719988 | Arquitetura, Conforto ambiental, Técnico Judiciário, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a norma NBR 5413, da ABNT — iluminância de interiores —, cada ambiente requer determinado nível de iluminância ideal, estabelecido de acordo com as atividades a serem ali desenvolvidas. Para cada local ou atividade, três iluminâncias são indicadas, porém o uso de cada uma delas no cálculo luminotécnico para determinação do número de luminárias dependerá das características especificas do ambiente. Assinale a opção correspondente aos valores de referência de iluminância (lux) para o cálculo luminotécnico de salas de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q719347 | Arquitetura, Conforto ambiental

Em cidades de clima quente úmido, deve-se

I. prever, nas edificações, aberturas suficientes para permitir a ventilação em horários do dia em que a temperatura externa estiver mais baixa que a interna.

II. proteger as aberturas das edificações da radiação solar direta, mas sem bloquear os ventos.

III. adotar partidos arquitetônicos que tenham grande inércia térmica.

IV. prever vegetação que funcione como barreira dos ventos e retenha naturalmente parte da poeira em suspensão no ar.

V. adotar partidos arquitetônicos com construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q720188 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

Para garantir condições satisfatórias de iluminação artificial, em interiores, são apresentados três valores de iluminância artificial para cada tipo de local ou atividade a ser realizada. Com relação aos critérios de escolha desses valores, é correto utilizar o valor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.