Questões de Concursos: Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q937001 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Durante a Revolução Francesa, um certo padre Niollant escondeu-se no pequeno castelo de L’Escarbas. Pagou amplamente a hospitalidade do velho fidalgo ocupando-se da educação de sua filha, Anaïs. A presença da mãe em nada modificou essa educação masculina dada a uma jovem criatura já muito inclinada à independência em virtude da vida no campo. O padre transmitiu à aluna sua intrepidez de opiniões e sua facilidade de julgamento, sem pensar que essas qualidades, tão necessárias num homem, se tornam defeitos numa mulher destinada aos humildes afazeres de mãe de família. Embora o padre recomendasse continuamente à aluna ser tanto mais graciosa e modesta quanto seu saber era mais extenso, a senhorita de Nègrepelisse ficou com excelente opinião de si mesma.

BALZAC, H. Ilusões perdidas. São Paulo: Penguin Classics; Cia. das Letras, 2011 (adaptado).


O comportamento desenvolvido pela personagem evidencia uma postura de

12 Q936971 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

TEXTO I
Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no meu mover-me no mundo e, se careço de responsabilidade, não posso falar em ética.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

TEXTO II
Paulo Freire construiu uma pedagogia da esperança. Na sua concepção, a história não é algo pronto e acabado. As estruturas de opressão e as desigualdades, apesar de serem naturalizadas, são sócio e historicamente construídas. Daí a importância de os educandos tomarem consciência da sua realidade para, assim, transformá-la.
DEMARCHI, J. L. Paulo Freire. Disponível em: https://diplomatique.org.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

Com base no conceito de ética pedagógica presente nos textos, os educandos tornam-se responsáveis pela

13 Q865539 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

A coleta seletiva está intimamente relacionada à Educação Ambiental e desperta o interesse da comunidade acerca de problemas relacionadas a desperdício, consumo, poluição e prejuízos ambientais. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma vantagem da reciclagem.

14 Q936969 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Superar a história da escravidão como principal marca da trajetória do negro no país tem sido uma tônica daqueles que se dedicam a pesquisar as heranças de origem afro à cultura brasileira. A esse esforço de reconstrução da própria história do país, alia-se agora a criação da plataforma digital Ancestralidades. “A história do negro no Brasil vai continuar sendo contada, e cada passo que a gente dá para trás é um passo que a gente avança”, diz Márcio Black, idealizador da plataforma, sobre o estudo de figuras ainda encobertas pela perspectiva histórica imposta pelos colonizadores da América.
FIORATI, G. Projeto joga luz sobre negros e revê perspectiva histórica. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).

Em relação ao conhecimento sobre a formação cultural brasileira, iniciativas como a descrita no texto favorecem o(a)

15 Q953195 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa trouxe mudanças significativas nas regras de acentuação gráfica, afetando a escrita de diversas palavras. Essas alterações impactam a forma como os falantes da língua escrevem, principalmente no que se refere a alguns acentos, como os diferenciais e os ditongos.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as novas regras de acentuação gráfica conforme o Acordo Ortográfico.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.