Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q861275 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96 estabelece a obrigatoriedade de oferta de educação infantil __________ às crianças de até __________ de idade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q861544 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

“(...) a ideia de que o processo educativo necessita apresentar um resultado palpável, um produto foi um grande desafio para nós (...)”. Segundo Souza e Weiss (Ostetto org., 2012), o trabalho educativo com os bebês no berçário se diferencia dos outros grupamentos da educação infantil por apresentar características particulares. Portanto, o planejamento para o trabalho com bebês se caracteriza pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q834744 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q834981 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q861267 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assinale a opção que indica modalidades de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q861537 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, pode ser oferecida em horário parcial ou integral. Considerando as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil”, o período mínimo de permanência em creches e pré-escolas nos horários parcial e integral é, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q861543 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

Segundo as “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a criança, ao ingressar em um espaço de educação infantil, vive a passagem de um ambiente doméstico e íntimo para um coletivo, com outras regras e relações sociais. Logo, esse novo espaço, por respeito à criança, precisa garantir-lhe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q861565 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

A capacidade de estabelecer vínculos com o outro é uma característica básica do ser humano e possibilita ao indivíduo, desde a primeira infância, o acesso a um conjunto de informações que esse outro lhe propicia.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q834062 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

Segundo as DCNEI, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q861540 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

Em “Organização da sala na educação infantil: ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender” (2013) salienta-se que, para organizar um ambiente propício a determinada faixa etária, é necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q835728 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Peritiba SC Auxiliar de Educação Básica, OMNI, 2021

A atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança, compreendendo suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico, sua formação moral.Com base na informação acima relacione as colunas abaixo:


(1)A ação intencional:

(2) A construção de representações mentais:

(3) A manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras:

(4) As trocas nas interações:


( ) social.

( ) cognição.

( ) afetividade.

( ) físico.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q837476 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Peritiba SC Auxiliar de Educação Básica, OMNI, 2021

A respeito da importância do brincar leia os contextos abaixo:


[1] O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si. [2] O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.


Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q861269 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Autonomia infantil é delegar responsabilidade e consciência dos próprios atos à criança, respeitando seus limites e capacidades, com o objetivo de desenvolver sua independência. Saber como estimular a autonomia infantil desde que a criança é pequena é importante para ela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q861277 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Nº 9.394/96) estabelece, em seu Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Assinale a alternativa que contempla somente modalidades de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q861276 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Com relação à educação básica, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q861557 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Em relação às experiências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

Segundo Piaget, as crianças desenvolvem, por meio do jogo, a capacidade de tomar decisões, considerar as necessidades dos outros, resolver conflitos e compreender a importância das normas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q861552 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere à sondagem na prática docente, julgue o item a seguir.

Emília Ferreiro e Teberosky, em estudo sobre a gênese do pensamento de crianças em relação à língua escrita, organizaram as denominadas hipóteses silábicas, a partir das quais o professor pode planejar atividades e intervenções pedagógicas que favoreçam o processo de alfabetização. 

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q861546 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

O item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca do planejamento para a superação das fases da escrita. 

Um professor da educação básica propôs uma atividade pedagógica em que letras e números deveriam ser colocados em duas caixas diferentes e, em seguida, pediu às crianças que escrevessem, em um pedaço de papel, um número para representar suas idades.

Nessa situação hipotética, a atividade proposta pelo professor é adequada a crianças que estão no nível pré-silábico da escrita e contribui para a distinção entre letras e números. 

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.