Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q861548 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

A concepção de letramento permite considerar que um indivíduo analfabeto tenha um nível de letramento que possibilite sua inserção no contexto social. 

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q861549 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

    Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

 

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

 

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

O processo de letramento da criança é favorecido por seu convívio em um contexto em que os adultos leem diversos tipos de texto, em diversas formas e suportes. 

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q893364 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Educar e cuidar são dimensões indissociáveis e fundamentais para os profissionais da Educação Infantil. Sobre essas duas dimensões, marque V para Verdadeiro e F para Falso.

( ) O cuidado e a educação das crianças até os cinco anos de idade devem ser compartilhados com as famílias e a comunidade.
( ) Brincar, interagir e aprender são ações entrelaçadas nos processos de cuidar e educar bebês e crianças pequenas.
( ) Cuidar/educar pouco se relaciona ao processo de desenvolvimento integral das crianças.
( ) As características desse ambiente e das relações que nele ocorrem independem das condições institucionais e das ações educativas.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q864710 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Considere o caso a seguir.
Você é auxiliar de creche em uma instituição pública localizada na zona rural do Estado. A sala sob sua responsabilidade abriga crianças com idades entre 2 e 4 anos e está situada entre o refeitório e o pátio. Em um determinado dia, ocorre um princípio de incêndio. Você imediatamente percebe um forte cheiro de fumaça, identificando sua origem na cozinha ao lado.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Qual é a ação mais apropriada a ser tomada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q864717 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendações cruciais para creches e escolas da educação básica durante a pandemia da Covid-19, visando a proteger a saúde de crianças, professores e funcionários. Isso inclui medidas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q903232 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Philippe Ariès, historiador francês, é autor de obras de grande repercussão como História social da criança e da família (1960). Este livro mostra como a sociedade muda quando as atitudes daqueles que a compõem mudam. É considerado um dos pioneiros no campo de estudo das mentalidades. Considerando as concepções de Ariès sobre criança e infância, atente para as seguintes afirmações:

I. A criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias, e sim, homens de tamanho reduzido. II. Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, pois ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. III. A criança tão logo alcançasse a capacidade de suprir-se fisicamente, adentrava no mundo adulto, portanto a permanência dela era breve no seio familiar.

Faz parte das concepções de Ariès sobre criança e infância somente o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q867981 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As atividades de cuidado das crianças, também consideradas como práticas pedagógicas, se organizam em função de suas necessidades nas 24 horas do dia. Isto exige uma programação conjunta com as famílias para divisão de responsabilidades, evitando-se a sobreposição ou a ausência de alguns dos cuidados essenciais. Assim, o planejamento dos cuidados e da vida cotidiana na instituição de educação infantil deve ser iniciado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q868750 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Quanto as atividades de rotina das crianças, acompanhadas e registradas pelo Auxiliar de Creche, analise os itens a seguir:

I. Café da manhã – opções: “comeu” / “não comeu” / “comeu pouco”.

II. Sono – opções: “dormiu” / “não dormiu”.

III. Evacuação – opções: “fez” / “não fez”.

IV. Atividades para a coordenação motora fina – opções: “Inicial” / “Elementar” / “Maduro”.

V. Atividades para a coordenação motora grossa – opções: “Inicial”. / “Elementar” / “Maduro”

VI. Socialização – opções: “brincou com os colegas” / “não brincou”.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q864712 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 27 fev.2024. Neste contexto, consideram-se atividades permanentes "> Leia a premissa a seguir.
De acordo com Junior, Bento e Carvalho (2012), as atividades permanentes desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos têm como características principais atender às necessidades básicas, criar hábitos e familiaridade, além de promover a igualdade racial. Essas atividades podem ocorrer diariamente ou em alguns dias da semana.
Disponível em: <https://www.gov.br/mec/ptbr/media/seb/pdf/publicacoes/educacao_infantil/revistadeeducacaoinfantil_201 2.pdf>. Acesso em: 27 fev.2024.

Neste contexto, consideram-se atividades permanentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q864715 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A literatura evidencia que todas as escolas de educação infantil necessitam de um elemento-chave para proporcionar oportunidades de tempo, lugares diferentes para a realização de tarefas, regras e trabalhos em grupo ou individualmente, além de ter controle do tempo. Esse elemento é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q903226 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o cuidado

I. é algo indissociável ao processo educativo. II. desvincula-se da ação da família, circunscrevendo-se à unidade escolar. III. deve ser considerado no âmbito da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil. IV. é o ponto de partida para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de saúde e bem-estar.

Estão corretas as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q903228 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado: São os primeiros grafismos que imitam a escrita e são também expressões criativas das crianças. Começam quando a criança consegue rabiscar com um lápis, giz ou caneta com firmeza. Embora possam parecer apenas rabiscos aleatórios, sem nenhum sentido, são essenciais para o desenvolvimento infantil. Considerando as primeiras formas de manifestação da escrita das crianças, é correto afirmar que a descrição acima corresponde à fase denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q868177 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

No que se refere à negligência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento.
( ) O abandono é considerado uma forma extrema de negligência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q889246 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Atividade Educacional, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

Na educação infantil, as crianças não devem ter acesso às dependências da cozinha, pois água, óleo e comidas quentes podem causar sérias queimaduras, assim como o fogão e o aquecedor. Deve-se ter cuidado com alimentos e pratos quentes, pois podem entornar sobre as crianças, ou mesmo provocar queimaduras na boca. Nunca colocar a criança no banho antes de verificar a temperatura da água e, para o banho morno é recomendável que a água fria seja aberta em primeiro lugar. Em caso de uma possível queimadura, o procedimento correto de primeiros socorros será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q889247 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Atividade Educacional, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

Célia é auxiliar de desenvolvimento infantil e tem a atribuição de ficar atenta à temperatura das crianças. Ela foi orientada que, quando a criança estiver quente ao tocá-la, deve-se verificar a temperatura, usando um termômetro. No caso de persistência ou agravamento do quadro febril, deve orientar os pais para levar a criança ao médico ou ao serviço de saúde. Numa manhã, observou quatro crianças que aparentavam estar quentes. Ao medir a temperatura com o termômetro, obteve as temperaturas abaixo. Assinale a criança que realmente estava febril:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q889248 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Atividade Educacional, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

A atenção para com a saúde deve ser uma responsabilidade de todos aqueles que cuidam, de forma direta ou indireta, de crianças. Os cuidados de saúde e higiene devem fazer parte do processo educativo global, considerando especialmente que a autonomia da criança é um dos princípios orientadores do trabalho com a ela. No momento do banho, é importante que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q903225 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

No tocante à avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) orientam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças que garantam a

I. observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na primeira etapa da Educação Básica. III. utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). IV. continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias voltadas a diferentes momentos de transição da criança (casa/instituição de Educação Infantil, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental, e demais transições vivenciadas no interior da instituição de ensino).

Estão corretas as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q864718 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Imagine que você é auxiliar em uma creche e, durante uma manhã movimentada, percebe que uma criança de 3 anos, que sempre está animada entre as demais, apresenta sinais inusitados: “quietinha”, tem febre, erupções nas mãos e feridas na boca. Rapidamente, você se lembra das características da doença "mão-pé-boca", conhecida por afetar crianças.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Sabendo da sua responsabilidade em proteger a saúde desta e demais crianças, como proceder?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q881364 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino I, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A higiene deve ser considerada condição para uma vida mais saudável. Não basta apenas informar as crianças sobre a importância da higiene, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que elas possam desenvolvê-los. Referente a higiene das crianças, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q881365 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino I, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Na rotina da educação infantil, há o momento do sono ou o tempo de descanso. Em relação ao momento do sono, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.