Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q898064 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

As práticas de cuidado e educação infantil incluem a promoção de hábitos saudáveis e a manutenção de uma boa higiene, fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_)O cuidado com a higiene da criança deve ser responsabilidade exclusiva dos pais, não sendo necessário que os profissionais de ensino acompanhem esse aspecto no ambiente escolar.
2.(_)A promoção de hábitos de saúde, como o incentivo à alimentação equilibrada e à higiene pessoal, é uma responsabilidade compartilhada entre os profissionais de ensino e a família.
3.(_)A manutenção de rotinas de higiene adequadas contribui diretamente para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças no ambiente escolar.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q870447 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

A creche deve ser concebida como um importante pilar no desenvolvimento infantil, pautando suas práticas em uma atuação ética na relação entre educadores e comunidade como um todo. Assim sendo, é importante desenvolver práticas que visam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q881366 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino I, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A preocupação com a alimentação é essencial, desempenha papel fundamental no desenvolvimento das crianças, em especial na formação de hábitos alimentares saudáveis. Sobre a alimentação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q869682 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se, para garantir que as crianças de 0 a 6 anos tenham uma alimentação adequada deve-se ter alguns cuidados como

I. estimular o consumo de frutas, verduras e legumes;
II. evitar o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, dando preferência à água, chás e sucos naturais;
III. preferir doce e guloseimas a frutas, biscoitos recheados ou mesmo uma barrinha de chocolate.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q905804 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, a organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está ancorada em eixos de conhecimentos. Partindo desse pressuposto, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

1. o eu, o outro e o nós.
2. corpo, gestos e movimentos.
3. traços, sons, cores e formas.
4. escuta, fala, pensamento e imaginação.
5. o desenvolvimento de atitudes e cooperação.
6. alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
7. espaços tempos, quantidades, relações e transformações.

É verdadeiro o que se assegura em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q903229 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Assinale a opção que corresponde à concepção de criança apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q890085 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em creches, para evitar acidentes no contexto de atividades pedagógicas que envolvam o uso de tintas, é relevante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q895241 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Reconhece-se a pluralidade de infâncias e, compreendendo a criança como sujeito histórico e social, atribui-se importância à educação infantil como lugar de experiência e produção de sentidos, lançando novos olhares e sentidos sobre o ser criança e sobre as relações sociais.
(Lazarotto; Bernardi, 2021, p. 2.)

Sobre o olhar da criança na história, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q905061 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Educação Social, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Os cuidados com a higiene infantil são essenciais para prevenir doenças, promover o desenvolvimento saudável e preparar as crianças para uma vida adulta saudável e feliz. Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde a um hábito importante de higiene infantil para prevenção de doenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q908942 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

A infância é uma etapa marcada por necessidades próprias e, consequentemente, a pedagogia da infância deve compreender uma sistemática de ações voltadas para esse universo tão singular. Maria Letícia Nascimento faz algumas considerações sobre a infância que ajudam a entender como devem ser pensadas as ações concernentes à Educação Infantil. Leia os enunciados a seguir e assinale a alternativa que condiz com a perceptiva apresentada pela referida autora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q864716 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A organização dos espaços e do tempo em creches deve ser cuidadosamente planejada para proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças possam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q903698 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Entre os séculos XIX e XX, a sociedade assistiu à formação de um consenso sobre a alfabetização e os procedimentos mais eficazes para que ela acontecesse, chegando-se à conclusão de que não deveria fragmentar o ensino da leitura e da escrita, pois ambas deveriam ser estudadas concomitantemente para que o aluno pudesse desenvolver a aprendizagem. (Rodrigues, 2024, p. 424.)

Sobre o ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q900420 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

. acessos em 12 maio 2024. Epub02-Ago-2019.A alternativa que não contempla exemplos de gêneros textuais, utilizados nos anos iniciais é:">

A Educação Infantil é espaço e tempo, por excelência, de desenvolvimento da linguagem. A linguagem expressa das mais diferentes formas: corporal, musical, plástica, oral, escrita. Nesse tempo e espaço, é importante que múltiplas linguagens sejam contempladas no cotidiano do trabalho com as crianças, levando-as a estabelecer interações contínuas com seus pares, com os adultos, com os objetos e com a natureza. Nas brincadeiras, possibilidade rica de interação e recriação da realidade, as diversas linguagens entrelaçam-se para significar a situação criada/vivenciada pela criança. É, portanto, a linguagem, mediadora das interações e das brincadeiras, possibilitadora da apropriação do mundo pelas crianças, na constituição de suas identidades.

MELO, Keylla Rejane Almeida; BRITO, Antonia Edna. Práticas de leitura e

escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido. LTP,

Campinas , v. 36, n. 74, p. 31 45, maio 2018 . Disponível em

<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231709722

018000300031&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 maio 2024. Epub

02-Ago-2019.



A alternativa que não contempla exemplos de gêneros textuais, utilizados nos anos iniciais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q886930 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Para promover o brincar intencional com os bebês na creche, é necessário:

I - Criar um ambiente seguro e acolhedor que estimule o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo.
II - Proporcionar interações padronizadas pouco estimulantes independente do estágio de desenvolvimento.
III - Limitar as interações dos cuidadores com os bebês, deixando-os explorar o ambiente completamente sozinhos.
IV - Oferecer uma variedade de brinquedos e materiais adequados à idade e ao estágio de desenvolvimento.
V - Proporcionar estímulos adequados ao desenvolvimento, como interações afetuosas e brincadeiras suaves.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q864929 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Com base nos princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o que melhor reflete um conceito central dessas diretrizes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q892837 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Em uma escola de ensino fundamental, um aluno recém-transferido enfrenta desafios em sua adaptação. Ele demonstra resistência aos cuidados básicos como higiene e alimentação, além de apresentar sinais de dificuldades de saúde. A escola busca garantir o acolhimento e acompanhamento adequado, promovendo o convívio social, conforme as normas escolares e envolvendo a família na adaptação do aluno.
Considerando as atribuições do Profissional de Apoio, avalie as afirmativas a seguir.
I. Observar de perto o comportamento e as necessidades específicas do aluno , dando feedback regular à equipe escolar, buscando estratégias para promover sua participação e integração.
II. Facilitar a transição do aluno por meio da provisão gradual de cuidados essenciais, abrangendo aspectos básicos como alimentação e higiene.
III. Estabelecer uma comunicação eficaz com os pais do aluno, fornecendo orientações sobre como reforçar em casa os cuidados básicos e apoiando a família no processo de adaptação do aluno à nova escola.
IV. Colaborar com os profissionais de saúde da escola para monitorar de perto a saúde física e emocional do aluno , identificando eventuais necessidades de intervenção e encaminhamento para serviços especializados.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q884686 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

Sabe-se que o uso de eletrônicos em excesso não é indicado para crianças, tendo em vista que não substitui o brincar criativo que envolve movimentos corporais, fundamentais para o desenvolvimento sadio delas. Com base nisso, analisar os itens.

I. A televisão provoca atitude passiva na criança, que fica paralisada diante de movimentos e das cores, ao invés de estar se mexendo, entrando em contato consigo mesma, interagindo com outras crianças, com adultos e com objetos que estão ao seu redor.
II. Os vídeos voltados ao público infantil oferecem muitos estímulos visuais e auditivos, com imagens chapadas, bidimensionais e dificultam o contato com o mundo real e a experiência tátil, sendo que uma criança precisa disso, para que se desenvolva de maneira plena.
III.Assim como a televisão, o computador, o celular e os brinquedos eletrônicos limitam os movimentos das crianças e atrapalham o aprendizado, a partir da exploração de objetos pela sua própria iniciativa e interesse e as descobertas que surgem desse momento de interação e investigação.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q882257 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual é o papel das interações sociais entre crianças e adolescentes no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q911453 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino II, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O brinquedo e a brincadeira na educação infantil pode proporcionar um ambiente de aprendizado para as crianças. Em relação ao brinquedo e a brincadeira, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q885711 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

Na Educação Infantil, a indissociabilidade entre cuidar e educar significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.