Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q870433 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Sobre os cuidados essenciais com as crianças, no que tange à higiene, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q903235 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na infância o desenvolvimento motor é evidenciado pela aquisição de amplas habilidades motoras que possibilitam um gradativo domínio de seu corpo em diferentes posturas. O desenvolvimento motor não depende apenas de aspectos biológicos de crescimento e maturação, mas de experiências vividas pelo indivíduo e das relações com o ambiente que o cerca. A respeito da Fase Motora Fundamental, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) A fase do movimento fundamental corresponde ao período do desenvolvimento motor em que as crianças estão explorando o ambiente, experimentando as diversas possibilidades de movimentos e desenvolvendo as habilidades motoras fundamentais. ( ) As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar) e de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio). ( ) Dos dois aos seis anos de idade a criança se encontra na fase motora fundamental. ( ) O desenvolvimento de habilidades motoras é amplamente afetado pelo contexto, então faz-se necessário que a criança seja exposta a variados estímulos ambientais e corporais para o melhor desenvolvimento dessas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q891538 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q908946 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Cuidar e educar faz parte do contexto educacional, especialmente, na Educação Infantil. No entanto, é possível que haja dúvidas em relação a esses conceitos. Dessa forma, é necessário conhecê-los à luz das afirmações apresentadas pelo Ministério da Educação sobre esse tema, demonstradas nas asserções posteriores, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q887961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

O acolhimento da criança que chega à creche é de extrema importância, pois pode determinar como será seu dia na instituição. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do cuidador a respeito do acolhimento da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q887964 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

“Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. Diante de todos os fatores que a criança necessita, o cuidar e o educar são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e desenvolvimento infantil. O cuidar, deve focar nas necessidades das crianças, que podem transmitir a qualidade daquilo que está sendo passado a elas. Outro principal ato que a criança necessita e depende de seu educador, é o educar, que se refere em mediar a criança ao conhecimento, ao novo, ensinando e direcionando à realidade social.


Assinale a alternativa que apresenta informações INCORRETAS a respeito da importância do educar, cuidar e brincar na Educação Infantil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q864926 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O cuidar e o educar na primeira infância consistem em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q893377 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O planejamento e a organização dos espaços/tempos para a criança de zero a cinco anos têm sido objeto de estudo e pesquisa, por parte de pesquisadores brasileiros, professores e gestores das Escolas das Infâncias. Sobre essas questões, marque C para Certo e E para Errado.


( ) A organização dos espaços revela se as crianças estão no centro do planejamento, se suas vozes estão sendo ouvidas e se as relações são horizontais.
( ) O espaço deve propiciar a construção de identidades, autonomia, gerir suas ações, como a escolha de brinquedos, livros e materiais do cotidiano.
( ) Planejar é preencher fichas no sistema online e formulários, listando objetivos e conteúdos.
( ) As crianças devem estar voltadas para o adulto: aquele que organiza e estabelece os tempos e os espaços de brincadeiras e aprendizagens.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q890081 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Para o educador de berçário, cuidar de uma criança significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q913900 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Creche, Prefeitura de Chiapeta RS, OBJETIVA, 2023

Sabemos que o brincar estimula a criatividade e o desenvolvimento das crianças de forma plena. Sobre a importância das brincadeiras, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q887965 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

É bastante comum que crianças novas coloquem objetos pequenos na boca, o que pode resultar em sufocamento. Nesse caso, o responsável deve examinar a cavidade nasal da vítima, e decidir se é possível ou não retirar o objeto que está causando a asfixia de forma segura. Caso o profissional decida que é possível tentar uma manobra para remover o objeto, assinale a alternativa que apresenta uma ação considerada INADEQUADA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q890529 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

Tendo em vista que educar e cuidar são dimensões importantes na educação escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Educar significa prover situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma agregada e que possam contribuir para o pleno desenvolvimento das capacidades infantis.

II. Cuidar não diz respeito somente a funções de higiene pessoal, alimentação e proteção. Trata-se também de valorizar e ajudar a desenvolver capacidades, sendo um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma proporção expressiva através de procedimentos específicos.

III. Cuidar e educar são dissociáveis; pois, enquanto está cuidando, também se está educando, pois a criança aprende a importância do autocuidado e o autoconhecimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q913899 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Creche, Prefeitura de Chiapeta RS, OBJETIVA, 2023

Considerando-se a organização de atividades nos espaços de Educação Infantil, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Ao utilizar cores nos espaços, deve-se cuidar para usar sempre azul para meninos e rosa para as meninas, visto ser o padrão imposto pela sociedade.

( ) As salas não são partes integrantes da ação pedagógica, devendo ser vistas apenas como um pano de fundo.

( ) O espaço físico e social é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q892979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O processo de construção da autonomia é complexo. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q894554 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

No contexto do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), os Guias de Orientação fornecem diretrizes essenciais para a atuação dos profissionais envolvidos. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o objetivo dos Guias de Orientação do PIM?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q911454 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino II, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Por isso, como a organização do tempo e do espaço pode impactar o desenvolvimento das crianças na educação infantil? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q890263 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

É importante que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. O conceito de educar refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q887963 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

A entrada da criança na creche é um momento delicado, se configurando como um processo de adaptação gradual e que envolve a participação da família, professores e todos os demais profissionais que trabalham nas instituições voltadas para esse fim. A criança tem direito à atenção individual, e essa atenção se concretiza, principalmente, pelas atitudes dos cuidadores, as quais podem validar ou não esse direito. Considerando o tratamento da criança na creche, todas as alternativas abaixo constituem atitudes adequadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q863928 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O descanso, com ou sem sono, é uma das formas que o ser humano tem para recuperar as energias perdidas com a atividade, eliminar tensões emocionais e conquistar uma sensação maior de bem-estar. Considerando-se o momento de descanso na Educação Infantil, analisar os itens.

I. Ao aproximarem-se os momentos de descanso, é importante que o educador vá criando um clima de tranquilidade que ajude a criança a moderar suas atividades, como um recurso de transição ao sono.
II. A permanência do adulto na transição para o sono é absolutamente fundamental, principalmente aqueles com os quais a criança estabeleceu laços de afeto e confiança.
III. É fator indispensável que a criança durma no momento de descanso. Enquanto educador, é essencial que exija da criança que adormeça, caso contrário, terá perdas em momentos da sua rotina, como por exemplo, não a deixar ir para o pátio brincar.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q890090 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No estímulo de movimentos livres como componente da relação cuidar e educar de crianças pequenas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.