Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q914995 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão 15.

Como o que pensamos antes de dormir afeta a qualidade do sono

Você está na cama, tentando dormir, mas seus pensamentos não param.

Seu cérebro está ocupado fazendo planos detalhados para o dia seguinte, repetindo momentos vergonhosos ("por que eu disse isso ou aquilo?") ou produzindo pensamentos aleatórios ("onde está minha certidão de nascimento?").

Muitas pessoas compartilharam vídeos nas redes sociais sobre como dormir mais rápido, evocando "cenários falsos", como uma história romântica na qual você é o protagonista.

Mas o que a ciência diz sobre isso? O que pensamos antes de dormir tem alguma influência nas nossas noites de sono?

Diferenças importantes

Acontece que pessoas que dormem bem e aquelas que têm sono de má qualidade têm diferentes tipos de pensamentos antes de dormir.

Pessoas que dormem bem dizem ter principalmente imagens sensoriais visuais ao adormecer (elas veem pessoas e objetos e têm experiências semelhantes às de um sonho).

Elas podem ter menos pensamentos organizados e mais experiências alucinatórias, como imaginar que estão participando de eventos do mundo real.

Para pessoas com insônia, os pensamentos antes de dormir tendem a ser menos visuais e mais focados no planejamento e na resolução de problemas reais.

Esses pensamentos são geralmente menos agradáveis e menos aleatórios em comparação com os de pessoas que dormem bem.

Pessoas com insônia também têm maior probabilidade de ficar estressadas com o sono quando tentam dormir, o que leva a um ciclo vicioso, já que fazem um esforço para tentar dormir e ficam ainda mais acordadas. Q

uem tem insônia frequentemente relata preocupação, planejamento ou pensamento em coisas importantes na hora de dormir. Elas também se concentram em problemas ou ruídos no ambiente e têm uma preocupação geral por não dormir.

Infelizmente, toda essa atividade mental prévia pode impedir que você adormeça. U

m estudo revelou que pessoas que normalmente dormem bem podem ter problemas para cair no sono se estiverem estressadas com alguma coisa ao se deitar (como ter que fazer um discurso na manhã seguinte).

Mesmo níveis moderados de estresse na hora de dormir podem afetar seu sono naquela noite.

Maratonando séries

Outro estudo com 400 jovens adultos investigou como programas e séries de TV podem afetar o sono.

Os pesquisadores descobriram que níveis mais elevados de compulsão alimentar estão associados a uma pior qualidade do sono, mais fadiga e um aumento nos sintomas de insônia.

A "excitação cognitiva", ou ativação mental, desencadeada por uma narrativa interessante e identificação com personagens, também podem desempenhar um papel nesse sentido.

A boa notícia é que existem técnicas que você pode usar para mudar o estilo e o conteúdo dos seus pensamentos antes de dormir.

Isso pode ajudá-lo a reduzir a excitação cognitiva noturna ou substituir pensamentos indesejados por outros mais agradáveis. Essas técnicas são chamadas de "reorientação cognitiva".

O que é reorientação cognitiva?

A reorientação cognitiva, desenvolvida pelo psicólogo e pesquisador americano Les A. Gellis, consiste em se distrair com pensamentos agradáveis antes de dormir.

São como os "cenários falsos" que as pessoas publicam nas redes sociais, mas o truque é pensar em uma situação que não seja tão interessante.

Decida antes de ir para a cama o que você vai pensar quando estiver deitado, esperando dormir.

Escolha uma tarefa cognitiva envolvente, com alcance e amplitude suficientes para manter seu interesse e atenção, sem causar excitação física ou emocional. Portanto, nada muito assustador, excitante ou estressante.

Por exemplo, se você gosta de decoração de interiores, pode se imaginar redesenhando um cômodo da sua casa. Se você é um amante do futebol, pode repetir mentalmente uma parte do jogo ou planejar uma nova tática.

Um fã de música pode recitar mentalmente as letras de seu álbum favorito. Quem gosta de tricotar pode se imaginar fazendo uma manta.

Não importa o que você escolha, certifique-se de que é algo que se adapta a você e aos seus interesses. A tarefa precisa ser prazerosa, sem ser muito estimulante.

A reorientação cognitiva não é a solução perfeita, mas pode ajudar.

Um estudo feito com pessoas que têm insônia descobriu que aqueles que tentaram fazer uma reorientação cognitiva demonstraram uma melhora significativa nos sintomas de insônia, em comparação com o grupo de controle.

Meditação e atenção plena

Outra técnica antiga é a meditação ou atenção plena.

Praticar meditação pode aumentar nossa autoconsciência e nos tornar mais conscientes de nossas ideias. Isso pode nos ajudar com pensamentos ruminativos (repetitivos).

Muitas vezes, quando tentamos bloquear ou interromper os pensamentos, a situação pode piorar.

O treinamento nesta prática pode nos ajudar a reconhecer quando estamos entrando em uma espiral de pensamentos ruminantes e nos ajudam a dar um passo para trás, quase como se fôssemos um espectador passivo.

Trata-se de observar seus pensamentos, sem julgá-los. Você pode até dizer "olá" aos seus pensamentos e deixá-los passar e ir embora. Deixe-os estarem lá e veja o que realmente são: apenas pensamentos, nada mais.

A pesquisa do nosso grupo mostrou que as terapias baseadas na atenção plena podem ajudar no tratamento da insônia.

Elas também podem ajudar no sono pessoas com problemas psiquiátricos, como transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e esquizofrenia.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgl3vpk2rdgo

Qual é o objetivo da reorientação cognitiva antes de dormir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q910901 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve a diferença entre as teorias de Vygotsky e Piaget acerca da construção social da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q882487 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O conceito de “cuidar e educar” é essencial no desenvolvimento integral das crianças, combinando atenção às necessidades básicas e promoção do aprendizado e desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Sobre o tema “cuidar e educar”, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q882488 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

“O cotidiano e a rotina na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Um planejamento adequado e a execução de atividades variadas são essenciais para promover um ambiente de aprendizado estimulante e seguro. O planejamento na educação infantil deve ser ______________, garantindo que as atividades diárias promovam o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.” Sobre planejamento e atividades na educação infantil, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q887368 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a necessidade de acompanhamento em atividades recreativas e rotinas diárias das crianças especiais, indique a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.


Durante as atividades de lazer, o cuidador tem a capacidade de fornecer apoio tanto físico quanto emocional, encorajando a __________________ e criando um ambiente protegido para que os jovens possam explorar novas habilidades e interagir com os demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q882281 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os acidentes são causa crescente de mortalidade e invalidez na infância e adolescência e importante fonte de preocupação, por constituírem o grupo predominante de causas de morte a partir de um ano de idade.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q867969 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Pensando as práticas pedagógicas com bebês,especialmente aquelas que propiciam a interação, é recomendável que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q881037 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

As creches são instituições de educação infantil que oferecem cuidados e educação para crianças de até três anos de idade. Elas desempenham um papel fundamental no cuidado e na educação das crianças pequenas. Historicamente nem sempre foi esta a concepção da creche. Oliveira (2002) destaca que por muitos anos, a creche era vista como instituição de caráter apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q881551 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A escola de educação infantil é um espaço em que as crianças concretizam travessuras, a exploração dos espaços é um atrativo e, portanto, elas são mais suscetíveis a acidentes, visando evitar acidentes o monitor deve ter a conduta de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q902832 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019) se baseia na obra de Leontiev, que considera a brincadeira como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q888541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Para desenvolver o processo, denominado por Piaget de etapa sensório motora (0 a 2 anos), é preciso que os educadores estimulem as crianças a correr, pular e suas variantes, isso pode acontecer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q886503 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

No contexto da educação infantil, qual das seguintes afirmações melhor reflete a relação entre o cuidar e o educar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q890087 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No espaço físico para crianças com até cinco anos de vida, é necessário garantir, entre outros aspectos, a existência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q889591 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

De acordo com teoria piagetiana, alguns aspectos caracterizam a maturação e o desenvolvimento motor, em que é possível observar diferentes conceitos e classificações de jogos. Nesse sentido, como é chamado o tipo de jogo que estabelece a ligação entre significante e significado, trazendo representações de situações cotidianas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q901167 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Em relação ao processo de avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais determinam uma série de garantias. De acordo com tais garantias seria incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q901168 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados, e é elaborado num processo coletivo com profissionais e comunidade escolar. De acordo com o descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas devem respeitar os seguintes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q911415 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A infância é uma fase crucial e singular na educação básica, caracterizada por suas próprias necessidades, capacidades e potencialidades. Diferente de uma mera preparação para a vida adulta, a infância deve ser valorizada como um período de desenvolvimento integral, onde as experiências, brincadeiras e interações sociais desempenham papéis fundamentais. As práticas pedagógicas devem respeitar e promover a autonomia, criatividade e individualidade das crianças, criando um ambiente acolhedor e estimulante que favoreça o crescimento emocional, cognitivo e social. Essa abordagem reconhece a infância como uma etapa essencial e distinta, com características próprias que requerem atenção e métodos educativos específicos. Sobre a infância e sua singularidade na educação básica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.