Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q887379 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O acompanhamento direto de crianças e adolescentes especiais na alimentação, higiene e locomoção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q902281 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

O brincar heurístico e o cesto de tesouros são abordagens utilizadas na Educação Infantil para promover o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q867980 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Quando se lida com bebês, são desaconselhados grupos muito grandes, pois há uma demanda de atendimento individualizado. Até os 12 meses, é recomendável não ter mais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q867983 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

A fim de garantir um ambiente de ordem e de harmonia, algumas práticas educativas procuram simplesmente suprimir o movimento, impondo às crianças de diferentes idades, inclusive bebês, rígidas restrições posturais (longo período de espera em filas, ou sentadas, ou ainda dentro dos berços, com possibilidade limitada de movimentos. Tais práticas se fundam na equivocada ideia de que o/a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q886933 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A nutrição na educação infantil desempenha um papel vital no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Em um contexto desafiador, onde muitas crianças têm acesso limitado a alimentos nutritivos pois, os pais enfrentam dificuldades para fornecer uma dieta saudável em casa, é necessário que a escola:

I - Ofereça orientações sobre como preparar refeições saudáveis em casa, mesmo com um orçamento limitado.
II - Disponibilize apenas alimentos típicos de uma única cultura, sem considerar as preferências alimentares.
III - Implemente programas educativos sobre nutrição e alimentação saudável, adaptados à idade das crianças.
IV - Organize eventos comunitários, como feiras de saúde ou dias de plantio de hortas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q886681 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

Uma escola requer organização e preparo para atender aos estudantes. Seja de qual nível for, é preciso preparar o ambiente, os materiais, a sequência do que será realizado e o corpo de funcionários que atuará no atendimento aos estudantes. Esse movimento de preparar e organizar o tempo e o espaço da escola é o que chamamos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q894115 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Embora haja um consenso sobre a necessidade de que a educação para as crianças pequenas deva promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando que esta é um ser completo e indivisível, as divergências estão exatamente no que se entende sobre o que seja trabalhar com cada um desses aspectos.

(RCNEI, Vol. 1, p. 17-18.)


Sobre o educar e o cuidar na educação infantil a partir do RCNEI (vol. 1), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q901543 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Com base nas ideias de Vygotsky sobre a avaliação da aprendizagem infantil, analise as seguintes afirmações:

I. O potencial de aprendizagem deve ser o alvo pedagógico do desenvolvimento.
II. A avaliação deve focar apenas na determinação dos déficits de aprendizagem.
III. A mediação é uma intervenção pedagógica essencial para desafiar o potencial de cada criança.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q902824 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Qual concepção de infância é adotada na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q902825 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação ao currículo na Educação Infantil, tendo como referência a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019).

( ) A educação infantil possui como principal função a “educação” e o Ensino Fundamental e Médio têm por principal função o “ensino”.
( ) O currículo da educação infantil é pautado nas experiências e nos saberes das crianças.
( ) O currículo da educação infantil visa formalmente a aprendizagem de conteúdo.
( ) A BNCC organiza o currículo da Educação Infantil por meio dos campos de experiências.
( ) As brincadeiras e interações são eixos estruturantes e partes integrantes do currículo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q911539 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Na BNCC, considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, apresenta-se a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a ser explorados em todo o segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental, e não como condição ou pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental.

De acordo com a BNCC, conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação, está associada ao Objeto de conhecimento:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q887989 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O cuidar e o educar são ações que se complementam no ambiente escolar, portanto, identifique a ação pedagógica a ser estimulada pelo Cuidador Escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q913366 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Feche os olhos e tente lembrar: quantas vezes você, quando criança ou mesmo como professor, ouviu e usou a expressão "lápis cor de pele"? Afinal, se existem os amarelos, os azuis e os vermelhos, há de existir também o cor de pele. Até aí, nenhum problema. Porém, a qual pele nos referimos? Estamos falando da cor de quem? Essa é a pergunta que vem dentro do novo livro do ilustrador e escritor paulistano Alexandre Rampazo, "A cor da Coraline". Narrado em primeira pessoa pela personagem Coraline, o livro acompanha um dia aparentemente comum, até que seu amigo Pedrinho pede emprestado um lápis "cor de pele", e uma série de questionamentos, dúvidas e inquietações tomam conta da menina. "A cor da pele é só uma?", reflete a pequena. Para saber de que pele Pedrinho estava falando, era preciso saber de quem ele estava falando. Ela olha para ele, olha para si mesma e para a sua caixa de lápis, certamente um só não poderia pintar todo mundo. E logo começa a imaginar mundos de possibilidades, como um país onde todos fossem vermelhos de vergonha.

Fonte: Renata Panzini. Por mais pluralidade, livro infantil fala sobre cores de pele. Disponível em: <https://lunetas. com.br/por-mais-pluralidade-livro-infantil-fala-sobrecores-de-pele/>.

Portanto, o autor ao colocar uma criança negra para questionar qual lápis é de fato "cor de pele", o autor propõe uma reflexão sobre:
Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q896998 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o papel do professor da educação infantil de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023).

1. O professor é quem media o processo de aquisição e construção do conhecimento. Ele é habilitado e comprometido, proporcionando situações de aprendizagem e desafios.

2. Os professores da Educação Infantil no município de Chapecó que atuam nas instituições educativas devem ser habilitados em Pedagogia da Educação Infantil e Licenciatura em Educação física.

3. Vínculos afetivos não são destaques nas atitudes do professor da Educação Infantil do Município de Chapecó.

4. O professor da Educação Infantil deve estar comprometido com a profissão e sua prática deve ter objetivos que contribuem com a formação integral das crianças.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q890088 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Para crianças de dois a três anos de idade nas instituições de educação infantil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q889865 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O “Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas” (2007) define os primeiros socorros como “os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), até que esta possa receber o tratamento médico adequado e definitivo”.

Sobre os primeiros socorros na ocorrência de convulsão, ou crise convulsiva, um dos procedimentos a ser feito é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q898827 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na Educação Infantil, as brincadeiras, as interações e as diferentes linguagens se entrelaçam, constituindo elementos essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Considerando a importância desses aspectos na prática pedagógica, como o professor pode criar um ambiente que favoreça a expressão, a criatividade e a construção de conhecimento na Educação Infantil? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q898834 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na fase da pré-escola (4 a 5 anos), as crianças vivenciam um período de grande desenvolvimento cognitivo, social e emocional, demandando práticas pedagógicas intencionais que promovam a exploração, a expressão e a construção de conhecimentos de forma lúdica e significativa. Sobre as especificidades pedagógicas para essa faixa etária, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O desenvolvimento da linguagem oral e escrita deve ser priorizado na pré-escola, com atividades que foquem na alfabetização, utilizando métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita, como a cópia e a repetição.
(__) As brincadeiras e as interações são elementos fundamentais na pré-escola, pois proporcionam às crianças oportunidades de aprender a compartilhar, a cooperar, a expressar suas emoções e a construir conhecimento de mundo.
(__)O trabalho com a diversidade de linguagens (musical, corporal, plástica, oral e escrita) na pré-escola contribui para a ampliação das formas de expressão e comunicação das crianças, favorecendo sua criatividade e imaginação.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q890394 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), o atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado com a educação. Considerando a concepção da educação infantil, sobre a matrícula e faixa etária, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.