Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

361Q890397 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Tendo em vista o conceito de cuidar e educar no cotidiano da educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q882724 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Depois de sofrer uma queda, a criança geralmente fica assustada e reage por meio do choro, em uma sensação imediata de desespero. Nesse momento, o cuidado e a atenção do cuidador vão tranquilizá-la e permitir que ela suporte a dor ou o desconforto (OLIVEIRA, 2016).


Se houver sangramento após uma queda com ferimento cortante, na creche ou escola, o profissional NÃO deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q911405 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A articulação dos conceitos de infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem é fundamental para entender a construção do conhecimento na educação infantil. Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica essa inter-relação, de acordo com uma referência atual da pedagogia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q914994 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Na função de Auxiliar de Creche é importante que se tenha noção dos cuidados infantis, portanto, sobre esse assunto, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

I.(__)Observar, junto com outro educador, as condições em que as crianças chegam e registrar sempre possíveis anormalidades, alertando os pais imediatamente.

II.(__)Não deve-se dirigir a atenção para outras atividades quando estiver nos cuidados com a criança, pois as mesmas podem dificultar ou impossibilitar a atenção dada à criança, colocando-a em risco.

III.(__)Registrar na agenda para ciência dos pais, apenas a situação que for extremamente importante de ser comunicada aos pais, para que não haja preocupação dos mesmos, por qualquer motivo.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Orientações para profissionais da Educação Infantil. Gerência de Educação Infantil, 2010 (modificado).

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q902979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os objetivos da Educação Infantil no Brasil estão delineados em documentos normativos. A educação infantil tem como objetivo, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q902984 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando o impacto multifacetado da Educação Infantil no contexto social atual, é CORRETO afirmar que, a Educação Infantil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q890728 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os conceitos básicos relativos à higiene de ambientes e pessoas às respectivas definições:
1. Assepsia
2. Antissepsia
3. Esterilização
4. Desinfecção
( ) Eliminação de micro-organismos patogênicos, mas não necessariamente de todos, em objetos inanimados.
( ) Processo pelo qual todos os microrganismos são destruídos através de métodos físicos ou químicos.
( ) Aplicação de agentes químicos em tecidos vivos para reduzir a possibilidade de infecção, sepse ou putrefação.
( ) Conjunto de medidas adotadas para prevenir a introdução de microrganismos em um local ou tecido.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q899946 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor Escolar, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

As altas temperaturas em ambientes não climatizados podem causar estresse térmico em creches e escolas, afetando crianças, adolescentes, jovens e seus professores, e prejudicando não apenas o ambiente educacional, mas a saúde de grupos vulneráveis, com destaque para as crianças. São ações recomendadas a fim de assegurar a proteção a grupos vulneráveis às ondas de calor nos estabelecimentos de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q890259 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação à criança e ao seu espaço de vivência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q887983 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O procedimento de troca de fraldas e de vestuário deve ser um momento realizado de forma digna e respeitosa. Além disso, também é muito importante que o profissional Cuidador Escolar, realize determinadas ações. Sobre isso, analise os itens a seguir:
I.Tornar um momento padronizado e mecanizado. II.Explicar o que está fazendo. III.Não realizar movimentos bruscos.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q898740 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Paulo Freire foi um educador brasileiro reconhecido por sua contribuição para a história das ideias pedagógicas no Brasil e América Latina, especialmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e educação. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O Método Paulo Freire considera o educando como sujeito passivo no processo de aprendizagem.
(__) A investigação temática é uma etapa importante no Método Paulo Freire.
(__) A alfabetização de adultos foi um dos focos principais do Método Paulo Freire.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q887991 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

No ambiente escolar, deve-se ter atenção aos quesitos relacionados à segurança e à prevenção de acidentes. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q886718 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Maranhão (2010), o cuidado cotidiano das crianças permeado pelas ações pedagógicas é uma prática que requer conhecimentos e competências específicos do profissional de educação. Nesse sentido, são práticas condizentes com o ato de cuidar e educar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q893651 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Para o trabalho com o campo de experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, a Base Nacional Comum Curricular determina que a educação infantil promova:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q898517 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento intelectual da criança é o momento onde se iniciará e desenvolverá a leitura e a escrita, construindo assim uma relação muito mais próxima com os livros. Nessa fase da vida da criança, o papel do professor é extremamente importante, estando relacionado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q887774 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Em uma escola inclusiva, há um aluno chamado Lucas que tem paralisia cerebral e necessita de suporte em suas atividades diárias. Para ajudá-lo, a escola contratou uma Cuidadora Educacional chamada Sofia. Um dia, durante o intervalo, Lucas expressa que precisa ir ao banheiro. Sofia imediatamente se oferece para ajudá-lo. Ela acompanha Lucas até o banheiro adaptado, auxiliando-o no trajeto com sua cadeira de rodas. Lá, ela o ajuda a transferir-se para o vaso sanitário com segurança e respeitando sua autonomia na medida do possível. Após o intervalo, é hora do almoço. Como Lucas tem dificuldades motoras, ele precisa de assistência para se alimentar. Os profissionais de saúde da escola estavam almoçando e, juntamente com Sofia, sentaram-se ao lado de Lucas na hora do almoço. Sofia ajudou-o a segurar os utensílios e cortar os alimentos, sempre respeitando o ritmo e as preferências de Lucas. Ela também incentiva a independência dele, encorajando-o a fazer o máximo possível por conta própria. Ao longo do dia, Lucas participa das atividades escolares na sala de aula regular, mas às vezes precisa de ajuda para completar suas tarefas. Sofia está sempre por perto, oferecendo apoio individualizado, seja na organização dos materiais, na escrita ou na participação em atividades em grupo. No final do dia, ao se preparar para ir embora, Lucas percebe que esqueceu um livro na sala de aula. Sofia prontamente se oferece para ajudá-lo a recuperá-lo, demonstrando seu comprometimento em atender às necessidades de Lucas em todas as situações. Assim, Sofia desempenha um papel fundamental na vida escolar de Lucas, proporcionando-lhe o suporte necessário para que ele possa se envolver plenamente nas atividades educacionais, promovendo sua autonomia e bem-estar.


Com base no caso fictício, assinale a alternativa CORRETA sobre os cuidados essenciais ao aluno com deficiência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q898832 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na Educação Infantil, a organização dos tempos e espaços assume um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral das crianças, influenciando diretamente suas experiências de aprendizagem, interação e brincadeira. Considerando essa perspectiva, qual das seguintes afirmações NÃO representa uma prática adequada na organização dos tempos e espaços na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q898833 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil se processam de forma integrada e indissociável, englobando as dimensões física, cognitiva, afetiva, social e cultural da criança. Sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O desenvolvimento infantil ocorre de forma linear e universal, seguindo etapas predefinidas e previsíveis, independentemente do contexto social e cultural em que a criança está inserida.
(__)A brincadeira é um elemento fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil, proporcionando às crianças a oportunidade de explorar o mundo, expressar suas emoções, desenvolver sua criatividade e construir conhecimentos.
(__)A aprendizagem na Educação Infantil deve se concentrar exclusivamente na aquisição de habilidades cognitivas, como a leitura, a escrita e o cálculo, visando preparar as crianças para o ingresso no Ensino Fundamental.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q898837 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A construção de uma relação sólida entre a instituição de Educação Infantil e as famílias é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, promovendo a troca de informações, a compreensão mútua e a participação ativa de todos no processo educativo. Considerando a importância dessa parceria, como a instituição de Educação Infantil pode promover uma relação efetiva com as famílias, reconhecendo e valorizando a diversidade de culturas e estruturas familiares? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q890395 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e brincadeiras, a Base nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Sobre o exposto, assinale a alternativa que contém todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.