Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q910368 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Analise a situação hipotética a seguir, em que um psicopedagogo realizou atividades lúdicas com uma criança da Educação Infantil de uma escola municipal em Montes Claros.
Inicialmente, foi apresentado um jogo dos sete erros com dois desenhos para verificar se a criança conseguia identificar todas as diferenças. Em seguida, com um jogo de varetas, foi pedido a ela que retirasse todas as varetas da cor vermelha, tentando não mexer as demais. Por fim, solicitou‑se que a criança pegasse uma caixa de massinhas de modelar e amassasse as massinhas no formato de bolinhas.
Assinale a alternativa que dispõe, correta e respectivamente, as funções específicas de psicomotricidade avaliadas a partir das estratégias realizadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q890149 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Consulplan, 2024

Em determinada creche, Arthur, 2 anos, engasgou com um pedaço de massinha de modelar enquanto brincava. Levando em consideração que os primeiros-socorros são essenciais para salvar a vida durante o processo de engasgo, a técnica que deve ser utilizada nesta situação hipotética de obstrução das vias aéreas por corpo estranho é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q892982 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Ao pensar na organização do tempo nas instituições de educação infantil, pode-se optar por algumas possibilidades, como, por exemplo, as atividades permanentes, as sequências de atividades e os projetos. As atividades permanentes se caracterizam como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q906812 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é necessário modificar a concepção de educação assistencialista que caracterizou por muito tempo a Educação Infantil. Das asserções seguintes, qual não traduz essa mudança de concepção, por contrariar as reflexões propostas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q901703 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Sobre as formação e/ou habilitação dos professores da educação infantil é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q898903 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a Educação Infantil de modo a garantir que o desenvolvimento das crianças seja promovido por meio de interações e brincadeiras, assegurando os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da Educação Infantil, nesse contexto, é estruturada em cinco campos de experiências, os quais definem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, visando integrar as vivências das crianças aos conhecimentos culturais e sociais.

Os campos de experiências constituem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q912984 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Itá SC, Creative Group, 2023

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade adequada que estimula o desenvolvimento de uma criança de seis meses de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q892792 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele, se estabelece uma forte relação afetiva, que envolve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q881034 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Quais são os dois principais teóricos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q867979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

É considerada educação infantil em tempo integral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q867984 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Um dos desafios da educação infantil é tornar-se inclusiva, capaz de educar a todas as crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q886931 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

No Centro de Educação Infantil Maria Clara Machado, as crianças chegam em horários variados, não há um cronograma claro de atividades e os momentos de transição entre as atividades são confusos. As refeições são servidas em momentos aleatórios, muitas vezes interrompendo bruscamente as brincadeiras das crianças. As sonecas são realizadas em locaisbarulhentos e pouco adequados para o descanso, resultando em crianças cansadas e irritadas durante o restante do dia. Nesse contexto, onde a creche não estabelece um cronograma com as atividades de rotina, é necessário:

I - Desafiar as crianças a desenvolver habilidades de adaptação e tolerância ao ruído enquanto descansam.
II - Servir refeições em horários variados para promover uma alimentação mais consciente e saudável.
III - Contemplar períodos específicos para os momentos de alimentação, recreação, aprendizado e descanso.
IV - Estabelecer um tempo para as brincadeiras livres, atividades físicas e atividades artísticas.
V - Criar um horário flexível para a chegada das crianças de acordo com a necessidade da família.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q886932 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Quando se trata da nutrição das crianças na educação infantil para garantir uma alimentação saudável e equilibrada, os cuidadores devem:

I - Incentivar as crianças a comerem devagar, mastigarem bem os alimentos e respeitarem os horários das refeições.
II - Ensinar sobre a origem dos alimentos e como eles afetam o corpo fornecendo uma educação alimentar.
III - Permitir que as crianças comam doces sem explicar os efeitos negativos do consumo excessivo de açúcar.
IV - Envolver as crianças em atividades práticas, como preparação de lanches saudáveis ou visitas a hortas.
V - Promover a introdução de alimentos processados, ricos em açúcar, gorduras saturadas e aditivos químicos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q899483 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a avaliação na Educação Infantil, analisar os itens.

I. A avaliação na Educação Infantil deve ocorrer em grupo, pois torna-se viável a comparação entre os pares e o que já foi aprendido até então. O uso de notas avaliativas fazem parte desse processo classificatório.
II. É necessário que a avaliação no período infantil não se traduza em “qualificação”, mas responda à necessidade de conhecer o nível evolutivo em que cada criança se encontra.
III. A avaliação deve se basear na observação sistemática das condutas e da evolução das diferentes etapas que intervêm no processo ensino-aprendizagem.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q901796 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Sabendo que psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e que tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, a coordenação motora, o equilíbrio e ritmo e que isso é alcançado através de brincadeiras e atividades que trabalham essas habilidades (ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e prática em psicomotricidade. Rio de Janeiro: Wak, 2014, p. 19) — indique nas alternativas abaixo aquela que apresenta uma descrição aceitável do conceito de esquema corporal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q888527 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A creche, assim como a sociedade, passou por diversas mudanças e, consequentemente, vários conceitos e valores foram modificados. Hoje, além do objetivo do "cuidar de forma afetiva", existe também o ________, além da preocupação com o desenvolvimento humano desde os primeiros meses de vida das crianças.

Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q898277 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A educação infantil promove o desenvolvimento integral da criança, considerando múltiplas linguagens e formas de expressão. Nesse contexto, elementos como a linguagem, a arte, o brincar e o movimento desempenham papéis fundamentais na aprendizagem e no desenvolvimento. De acordo com as práticas pedagógicas contemporâneas, esses elementos são entendidos como:"
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q898024 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

O cuidado e a educação na infância estão interligados, promovendo o desenvolvimento integral da criança ao atender suas diversas necessidades. Ambos são fundamentais para a formação de indivíduos autônomos e socialmente responsáveis. Assinale a alternativa que explica a importância da integração entre cuidado e educação na educação infantil, destacando como essas práticas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q881650 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre o ambiente educacional e familiar, analisar a sentença abaixo:

A família é o primeiro ambiente de socialização do indivíduo, e uma das principais instituições mediadoras dos padrões e modelos culturais. É transmissora de valores, crenças, ideias e significados presentes na sociedade, portanto exerce uma forte influência no comportamento dos indivíduos, especialmente nas crianças. (1ª parte). Podemos afirmar que pensar a relação da família com a escola não é uma função dos profissionais da Educação Infantil. (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.