Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q886677 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

Muitos estudos destacam que há uma atividade essencial para promover o desenvolvimento saudável na infância e fornecer uma base sólida para a aprendizagem futura, além de ser uma forma importante de expressão emocional para as crianças, permitindo que elas processem experiências e desenvolvam habilidades sociais importantes. Tal atividade pode ser descrita como o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q886682 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

A construção da identidade, da subjetividade, do respeito próprio e coletivo, assim como das relações interpessoais é parte fundamental dos objetivos da vida escolar, na infância e na adolescência. Esse movimento de compreender o eu, o outro e o nós é o que chamamos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q895911 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil garantem a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação para crianças de 0 a 5 anos e quais são as principais propostas pedagógicas para os povos que optarem por essa educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q902830 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Considerando a obra de Vigotski, assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da criança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q893635 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Em um país marcado por tantas diferenças, o equilíbrio entre a preocupação com a igualdade e a preocupação com o respeito às diferenças nem sempre é fácil de alcançar. Assim, no contexto brasileiro, discutir a qualidade da educação implica necessariamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q882896 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Artes e Educação, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Face a complexidade dos processos criativos em artes, na Educação Básica o ensino e a aprendizagem articulam seis dimensões de conhecimento. Avalies as alternativas e marque a opção que está CORRETA na referência de 02 (duas) dessas dimensões.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q888531 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

"A birra infantil atua como se a parte mais primitiva do cérebro fosse acionada, mais precisamente a região inferior do órgão. Mas é importante ressaltar que a birra tal como a conhecemos não é uma simples pirraça diante de uma frustração. Esse comportamento pode ser a manifestação − segundo a neurociência − de algumas emoções como o medo, a raiva ou até mesmo o temor."

https://institutoneurosaber.com.br/como-a -neurociencia-explica-a-birra-infantil/


O monitor frequentemente vai precisar lidar com comportamentos infantis desafiadores e situações mais estressantes. Para isso se faz necessário algumas habilidades, qual é a habilidade CORRETA a ser usada no caso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

448Q913371 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

O relacionamento interpessoal favorece a comunicação entre as pessoas. Na educação infantil, esse relacionamento é imprescindível que aconteça, abaixo estão alguns exemplos de boas práticas de relacionamento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q887773 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Considerando os aspectos legais e operacionais relativos ao papel e importância do Cuidador Educacional nos cuidados essenciais, analise as afirmativas a seguir.


I- O Cuidador Educacional exerce atividades de apoio na alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas.

II- É atribuição do Cuidador Educacional desenvolver atividades educacionais diferenciadas ao aluno público alvo da Educação Especial, além dos cuidados essenciais com alimentação, repouso, higiene e proteção.

III- A demanda de um Cuidador Educacional se justifica quando a necessidade específica do estudante público alvo da Educação Especial de cuidados essenciais não for atendida no contexto geral dos cuidados disponibilizados aos demais estudantes.

IV- O Cuidador Educacional deve atuar na prestação de cuidados essenciais de forma articulada com os professores do aluno público alvo da Educação Especial da sala de aula comum e na sala de recursos multifuncionais.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q888543 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Arte na educação infantil é muito mais do que colorir desenhos e brincar com massinha. Se trabalhada com as estratégias certas, propicia às crianças o autoconhecimento, o domínio sobre as próprias emoções e ajuda diretamente no desenvolvimento cognitivo. Fernando Pessoa dizia que "A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são." A aplicação da arte na educação infantil é benéfico. Entre as alternativas abaixo, marque a que não tem relação com benefício no trabalho da arte na educação infantil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q898836 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma perspectiva sociointeracionista, o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil se manifesta como um processo intrincado que transcende a mera aquisição de habilidades linguísticas, configurando-se como um fenômeno multifacetado que abarca a interação entre fatores biológicos, sociais e culturais. Considerando essa complexa dinâmica, como o professor pode atuar de forma a promover o desenvolvimento integral da linguagem nas crianças, favorecendo a construção de identidades, a participação social e o desenvolvimento de múltiplas linguagens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q882722 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre as concepções do cuidar e educar na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q880719 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Leia o Poema a seguir, analise as afirmativas sobre as múltiplas linguagens da(s) Infância(s) no contexto da Educação Infantil e marque a alternativa CORRETA.
“A criança é feita de cem. Acriança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar. Cem sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar. Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar.

Acriança tem cem linguagens (e depois cem cem cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo. Dizem-lhe: de pensar sem as mãos

de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim: que as cem não existem. Acriança diz: ao contrário, as cem existem.”
Malaguzzi. As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre: Editora Penso, 1997.

I- A integração de múltiplas linguagens na Educação Infantil permite que as crianças se expressem e desenvolvam suas habilidades de forma mais completa, utilizando diferentes formas de comunicação como a linguagem verbal, visual, musical e corporal.

II- O foco da Educação Infantil deve ser exclusivamente no desenvolvimento de habilidades acadêmicas específicas, como leitura e matemática, sem considerar a importância das diferentes formas de expressão e comunicação das crianças.

III- Os currículos de Educação Infantil frequentemente enfatizam a importância das múltiplas linguagens ao estabelecer objetivos que promovem a expressão e a comunicação das crianças por meio de diversas formas de interação e criação.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q912979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Itá SC, Creative Group, 2023

As análises apontam a identificação de processos importantes para o pleno desenvolvimento infantil, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q912982 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Itá SC, Creative Group, 2023

Dentre as principais doenças que ocorrem na infância está a pneumonia que pode ser caracterizada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q902822 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que servem de referência para a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019), estabelecem que a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve assegurar o pleno cumprimento de sua função sociopolítica e pedagógica:
“Assumindo a responsabilidade de............................... a educação e cuidado das crianças com as famílias”.
BRASIL, DCNEI, 2009.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q901544 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Com relação às metodologias de ensino na educação infantil, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):

(__) O construtivismo, desenvolvido por Jean Piaget, valoriza a criatividade e o desenvolvimento do senso crítico da criança.
(__) Na metodologia tradicional, o professor não tem um papel secundário no processo de ensino, atuando como mediador do aprendizado.
(__) A pedagogia Waldorf permite que o professor acompanhe a mesma turma durante todo o ensino fundamental.

Assinale a alternativa com a sequência respectivamente correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q902827 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019), um dos meios pelos quais as crianças ampliam suas experiências e seu conhecimento sobre o mundo, os outros e de si mesmas é por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q902829 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) com base na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019), no que diz respeito à acolhida das crianças na Educação Infantil.

( ) É um momento específico e restrito ao início do ano letivo quando as crianças estão se acostumando com o ambiente escolar.
( ) Não possui um prazo determinado, pois depende da individualidade de cada criança.
( ) Nesse processo é importante permitir que as crianças tragam objetos de apego pessoal, como: chupetas, naninhas, travesseiros, brinquedos, entre outros.
( ) É preciso estabelecer uma relação de confiança com as famílias, deixando clara a importância da parceria que visa o bem-estar da criança.
( ) As instituições de Educação Infantil não podem ter flexibilidade diante das singularidades, portanto todos devem se adaptar às normas preestabelecidas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q889524 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Vários aspectos interferem de forma positiva ou negativa no desenvolvimento da criança. No caso de bebês muito pequenos, é correto afirmar apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.