Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q889524 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Vários aspectos interferem de forma positiva ou negativa no desenvolvimento da criança. No caso de bebês muito pequenos, é correto afirmar apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q882127 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

463Q888529 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

As creches também são importantes por auxiliarem no desenvolvimento infantil.

I.Nelas, são trabalhadas habilidades e competências que vão facilitar a adaptação da criança nos próximos anos escolares e na vida escolar, por ela desde o início ter sido colocada nessa situação de aprendizagem e interação.

II.A creche se torna um espaço de cuidado, higiene e alimentação.

III.O que é apresentado para essa criança em casa, na creche ela não tem possibilidade de vivenciar. Em casa pode ser desenvolvido um indivíduo capaz de mudar de realidade.

Nas alternativas descritas acima, estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q881649 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre disciplinas e limites, analisar a sentença abaixo:

Podemos afirmar que a responsabilidade no ensino e cobrança da disciplina e dos limites deve ser exclusivamente da família, considerando que a maior parte do tempo da criança está com seus familiares é lá que os valores essenciais de comportamento devem ser ensinados, a escola deve preocupar-se unicamente em transferir conhecimentos. (1ª parte). Ao ajustar os limites e a disciplina na Educação Infantil, estamos ensinando às crianças as noções de respeito, responsabilidade e autoridade. Os limites e a disciplina são necessários para que elas saibam o que é esperado delas em determinadas situações, estabelecendo regras e normas que as ajudam a se desenvolver de forma saudável e equilibrada. (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

465Q895991 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionar educação, ela também envolve o cuidado e o acolhimento, aspectos fundamentais para o bem-estar emocional e social das crianças. Esta fase da educação tem uma função social importante, preparando as crianças para um futuro acadêmico e social bem-sucedido. Qual das seguintes afirmações descreve a função social da Educação Infantil no contexto de educar, cuidar e acolher?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q911353 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual é a concepção predominante da Educação Infantil, de acordo com as teorias contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q911354 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

De acordo com a Proposta Pedagógica que orienta o trabalho na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I. A proposta pedagógica deve garantir que as instituições de Educação Infantil cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica.
II. A proposta pedagógica não precisa oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais, pois isso é obrigação da família.
III. A proposta pedagógica deve assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
IV. A proposta pedagógica deve promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais.
V. A proposta pedagógica deve construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q890399 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

O educador tem que compreender que a criança é um ser social, cultural e histórico. Sendo assim é necessário que o espaço e o tempo sejam organizados e respeitados nas diversas dimensões da vida humana. “A rotina é considerada no Referencial curricular para educação infantil como instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço.”

(BRASIL, 1998, vol. 1, p. 73.)

São consideradas atividades denominadas permanentes de acordo com RCNEI, EXCETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q898902 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para garantir os direitos das crianças, as instituições de Educação Infantil devem organizar a proposta pedagógica de modo a assegurar diálogo constante, participação e respeito às diversas formas de organização familiar.

Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A escola constitui o primeiro contexto de educação e cuidado do bebê. Nela ele recebe os cuidados materiais, afetivos e cognitivos necessários a seu bem-estar, e constrói suas primeiras formas de significar o mundo.

POR ISSO,


II.Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil, é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

470Q882280 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A febre é definida como um aumento temporário da temperatura corporal, geralmente como resposta a uma doença ou infecção. Toda vez que houver suspeita de que o escolar esteja com febre, deve-se aferir a temperatura do corpo com um termômetro.
Assinale a alternativa correta sobre os cuidados iniciais a serem tomados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q901794 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Dentre os desafios enfrentados pela educação infantil no contexto atual, o mais significativo deles, em virtude de seu propósito essencialmente colaborativo, é, sem dúvida, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q901553 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), qual é o papel fundamental das instituições de Educação Infantil na construção da identidade das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q914358 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Considerando os cuidados essenciais da criança que está na creche, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q900054 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Marcela é professora de uma turma de crianças de 4 anos. Ela quer utilizar uma abordagem de avaliação que permita observar o desenvolvimento das crianças ao longo do tempo e que envolva a participação ativa delas. Qual das seguintes abordagens seria a mais adequada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q913374 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

O Ministério da Saúde estabelece algumas situações relacionadas à higiene dos alimentos, que: I.Deve ser feita a comida para que a mesma fique sobrando, privilegiando sempre a fartura. PORQUE, II.Quando a comida esfria à temperatura ambiente, os microrganismos começam a proliferar e a comida pode estragar. A partir da análise dessas asserções, é possível AFIRMAR que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q900067 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a BNCC, qual é a importância da reflexão crítica sobre as experiências proporcionadas às crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q887353 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentre as diversas medidas para garantir a higiene adequada de crianças e adolescentes especiais, é de suma importância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q896838 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), tomando como referência o conceito de infância expresso no Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).


( ) Emprega-se o termo ‘infâncias’, no plural, para evidenciar a complexidade e as diversas nuances que as caracterizam.


( ) Embora a infância seja uma categoria plural, no espaço da educação infantil não é possível atender as individualidades e necessidades das crianças.


( ) A necessidade de cuidado pode ser considerada um elemento homogêneo da infância, isto é, comum a todas as crianças.


( ) A criança é um sujeito histórico e de direitos.


( ) As crianças não integram a construção social e cultural da sociedade, sendo meros receptoras de influências externas.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q900223 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A utilização de tecnologias digitais no processo de alfabetização pode ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem. De que forma a tecnologia pode ser usada a favor da alfabetização nas escolas públicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q893368 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A função da Escola da infância é compartilhar com a família o cuidado e a educação das crianças. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.