Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q57515 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Conforme D. Winnicott, um brincar infantil que seja uma atividade integradora do self infantil preconiza a presença de(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q861536 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

A avaliação na educação infantil, de acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, concretiza-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q831722 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Sobre os estágios de desenvolvimento infantil segundo Wallon assinale a alternativa CORRETA sobre o estágio categorial (seis anos):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q834386 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à diversificação das atividades na Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q832834 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à organização da Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q836687 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Jaguariúna SP Professor de Educação Básica, RBO, 2021

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3, traz que “um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar”. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q834735 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Arenápolis MT Professor Educação Básica, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

A ludicidade é uma possibilidade pedagógica que torna significativo os conceitos a serem trabalhados. Assim, o jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q837472 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Jaguariúna SP Professor de Educação Básica, RBO, 2021

Em consonância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q57593 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Identifique, dentre os itens abaixo, os que completam corretamente o texto.

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil defendem uma perspectiva educacional que respeite a diversidade cultural e promova o enriquecimento permanente do universo de conhecimentos, criando condições para que as crianças desfrutem da vida ao ar livre, aprendam a conhecer o mundo em que vivemos, compreendam as repercussões das ações humanas nesse mundo e sejam incentivadas em atitudes de preservação e respeito à biodiversidade. Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a educação infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças, desde que nascem, são:

I. cidadãos de direitos.
II. indivíduos únicos, singulares.
III. seres sociais e históricos.
IV. seres competentes, produtores de cultura.
V. indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q834380 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Segundo a Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q831865 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q831656 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

As manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo. (Piaget). Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica , verificou três grandes tipos de estruturas que caracterizam o jogo infantil: o exercício, o símbolo e a regra. Assinale a alternativa que corresponde ao jogo de exercício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q57591 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q835987 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Santana do Livramento RS Pedagogo, OMNI, 2021

“O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.” FERREIRO, conforme o contexto acima a autora, esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial. Desse esquema de propostas, considere a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q834943 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Cultura infantil é a capacidade de a criança dar significado ao mundo, construindo uma cultura própria. A respeito dessa afirmação analise o trecho a seguir: A criança aprende a se identificar com outros seres humanos, a partir de suas ações intencionais, tentando entender seus significados, suas intenções e seus sentimentos. O trecho refere-se a :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q832509 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Ermo SC Professor de Ensino Fundamental, PS Concursos, 2021

“A criança brinca porque, primeiramente, esta é uma atividade constitutiva do ser humano, e porque ela tem necessidade de agir em relação não apenas aos objetos que estão ao seu alcance, mas em relação ao mundo mais amplo dos adultos” (LEONTIEV, 2001, p.124). E, assim, a criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) É válido ressaltar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. ( ) O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. ( ) O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. ( ) Os jogos, não interferem para a aprendizagem de regras sociais. ( ) Afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas, quando a criança brinca. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q833730 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Independentemente da faixa etária, alguns cuidados básicos devem ser tomados para a segurança das crianças. NÃO é um desses cuidados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q837937 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Pedrão BA Auxiliar de Classe, IDCAP, 2021

A educação infantil visa o desenvolvimento integral da criança, ou seja, cognitivo, motor, psíquico, social e emocional. A abrangência de todos estes fatores não pode se dar por meio de uma metodologia tradicional e também não é uma tarefa fácil fazer com que a criança se prenda a uma atividade monótona. Assim, qual das alternativas indica a metodologia mais eficiente na educação infantil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q833630 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Sobre algumas possibilidades nas organizações diárias das ações na instituição infantil, assinale a alternativa que corresponde a entrada e saída:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q835069 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Segundo a Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.