Questões de Concursos Conhecimentos de História do Brasil

Resolva questões de Conhecimentos de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q387945 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a história de Olinda e Recife, considere as seguintes proposições:

I. Durante a invasão holandesa, a cidade de Olinda foi incendiada e praticamente precisou ser reconstruída.

II. Em 1710, uma Carta Régia criou a Vila de Recife, mas a aristocracia rural de Olinda não gostou da medida e mandou suas milícias invadirem essa Vila, derrubarem seu pelourinho, que era símbolo da autonomia do Recife.

III. A Guerra dos Mascastes foi um enfrentamento entre os habitantes de Olinda e de Recife, para definir qual das duas cidades seria a mais importante da Capitania de Pernambuco.

IV. Bernardo Vieira de Melo tentou, em Olinda, transformar Pernambuco numa República Independente. Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q54190 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(Unifor-CE) No Brasil, a predominância da economia açucareira na vida colonial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q388740 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 63 e 64

João Soares estava com a razão: política só se ganha com muito dinheiro. A começar com o alistamento, que é trabalhoso e caro: tem-se que ir atrás de eleitor por eleitor, convencê-los a se alistarem e ensinar tudo, até a copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mãos — o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais. Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta, relativamente às eleições e ao voto no Brasil da República Velha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q388769 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

" Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?" (ANDRADE, C. Drummond de, "Colóquio das Estátuas". In: MELLO, S., Barroco Mineiro, S.Paulo, Brasiliense, 1985)

A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q390067 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Secretário Auxiliar, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2018

O período compreendido entre a Redemocratização de 1945 e o início das “aberturas democráticas” pelo ex-presidente Ernesto Geisel apresentou diferentes momentos com relação às políticas econômicas adotadas. Assim, podemos dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q390034 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Secretário Auxiliar, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2018

O processo de formação do Estado brasileiro encontra várias possibilidades de leitura, dada a diversidade de projetos políticos existentes no Brasil, nas primeiras décadas do século XIX. Entre as conjunturas da independência (1822) e da abdicação (1831), o País conviveu com projetos diferentes de gestão política. Sobre as conjunturas mencionadas anteriormente e seus desdobramentos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

I - ( ) Esse período é um dos menos conhecidos de nossa história, pois, para consolidar a independência, D. Pedro I proibiu a divulgação de notícias, sobretudo no exterior, e o ingresso de estrangeiros em solo brasileiro.

II - ( ) O acordo em torno do príncipe D. Pedro foi uma decorrência do receio de que a independência se transfigurasse em aberta luta política entre os diversos segmentos da sociedade brasileira. A Monarquia era a garantia da ordem escravista.

III - ( ) A crise que se instaurou no governo de D. Pedro I, entre outros fatos, teve como fato decisivo para a sua abdicação a Guerra da Cisplatina, território que se tornaria mais tarde o Uruguai. Derrotado, depois do conflito, D. Pedro I não resistiu, e assinou a carta de abdicação do trono em favor de seu filho Pedro de Alcântara ainda menino.

IV - ( ) Ao proclamar a independência, o príncipe D. Pedro rompeu com a comunidade portuguesa, que insistia em ocupar cargos públicos. A direção política do País foi entregue aos homens aqui nascidos, condição essencial para ser considerado cidadão no novo império.

V - ( ) Em 1831, as elites políticas brasileiras entraram em desacordo com o Imperador, que insistia em desconsiderar o legislativo, preocupando-se, excessivamente, em defender os interesses dinásticos de sua filha em Portugal, o que irritava as elites políticas locais.

VI - ( ) Com a abdicação, iniciou-se um período de polarização política entre os grupos que defendiam a volta de D. Pedro, os chamados jurujubas, e os que defendiam o federalismo, a república e o fim do Poder Moderador, os caramurus e os saquaremas, iniciava-se, assim, o período regencial.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q389068 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

A sociedade patriarcal organizou-se de forma hierarquizada e autoritária nos engenhos produtores de açúcar no Brasil. Os escravos, na sociedade patriarcal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q54197 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(UECE) A economia colonial brasileira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q388624 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente Administrativo, TCE RO, CESGRANRIO

A região do atual Estado de Rondônia passou a integrar oficialmente a colônia portuguesa na América somente em 1750, quando foi firmado o Tratado de Madri, cuja base para determinações acerca de territórios foi o princípio do uti possidetis, segundo o qual:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q389681 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

" [...] Eles não lavram nem criam. Nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos."

O trecho acima, retirado da Carta que Pero Vaz de Caminha redigiu ao Rei D. Manuel, é um exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo e das pessoas que por aqui eles encontraram.

Quanto às sociedades indígenas do Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a que estiver INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q54188 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Sobre a sociedade e cultura coloniais brasileiras, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q54191 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(FATEC-SP) No Brasil Colônia, as unidades de produção do açúcar eram os engenhos, que variavam de tamanho e no emprego de tecnologia; estavam também integrados a esses alguns trabalhadores livres. Considerando esse quadro, define-se por trapiche, o engenho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q388527 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

No período joanino (1808-1821), foi encaminhado o processo de Independência, visto que a situação política, econômica e jurídica do Brasil orientava-se nesse sentido. Assinale a opção incorreta acerca desse período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q390428 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:

I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.

II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior.

III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q388285 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

"O crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades foram os requisitos mínimos da constituição de um movimento da classe trabalhadoraï", que variou em suas formas de organização e em suas relações com o poder político entre os séculos XIX e XX.

Analise as afirmações seguintes a respeito do movimento operário no Brasil:

I. Ao incipiente setor industrial correspondia um movimento operário nuclear, de organização horizontal, temendo as listas negras e, como muitos eram estrangeiros, sempre arriscados à desmoralizante deportação com base na legislação de costumes.

II. Em São Paulo, predominou o anarcossindicalismo praticante da ação direta, em luta por melhorias econômicas e por uma sociedade sem Estado, igualitária, organizada em comissões e federações de trabalhadores.

III. Na Era Vargas, assistiu-se ao crescimento do proletariado urbano-industrial e à imposição, por parte do Estado, do sindicalismo único por categoria profissional, de características corporativas, vinculado ao Ministério do Trabalho. Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q388657 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

A crise do sistema feudal motivou uma série de mudanças sociais e culturais com o revigoramento do comércio e das cidades, entre os séculos XI e XIII, na Europa. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que se relaciona com o surgimento da burguesia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q31077 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

“Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana, adeptos do Islã, saiu às ruas de Salvador e, durante mais de três horas, enfrentou tropas da cavalaria e milícias. Centenas de escravos e libertos participaram, cerca de setenta morreram e mais de quinhentos foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação.” (A Construção do Brasil . In: Revista Nossa História. São Paulo: Editora VeraCruz, 2006. p. 79).

O episódio ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q54179 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(UFSE)

I. “Foi preciso um aprimoramento dos conhecimentos geográficos, sobretudo os ligados aos mares e oceanos, e também o desenvolvimento da cartografia, de modo a se ter melhor representação dos lugares, das dimensões, das distâncias.”
II. “Desenvolveram-se também a elaboração e uso de instrumentos náuticos que auxiliavam a navegação, importantes sobretudo para as viagens a longa distância, como a bússola e o astrolábio.” 0
III. “A construção de embarcações teve que responder às necessidades de expansão. Teve três tipos de embarcações capazes de realizar viagens de longa distância: a piroga com balanceio, usada de Madagáscar à Ilha de Páscoa; o junco com fundo chato, utilizado nos mares do Extremo Oriente e o navio com quilha, usado na Europa.”

Com base nos textos é correto afirmar que a expansão marítima européia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q389694 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

Em 2006, o IBGE completou 70 anos de sua fundação. Esse instituto foi criado no contexto histórico da(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q54174 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

“Isto é claro – diziam os mareantes – que depois deste Cabo não há aí gente nem
povoação alguma (...) e as correntes são tamanhas, que navio que lá passe, jamais nunca
poderá tornar.”

ZURARA, Gomes Eanes de. ca. 1430.

A despeito de todos os temores e incertezas que marcaram a aventura da expansão marítima portuguesa, os aventureiros que nela se lançaram conseguiram desbravar a costa
oeste africana, até o seu extremo sul, durante o século XV. Com relação a esses acontecimentos, podemos afirmar que:

I. a ultrapassagem do Cabo Bojador, em 1434, pela expedição comandada por Gil Eanes, concretizou uma das primeiras das intenções do infante D. Henrique: a de firmar
controle sobre o litoral da África subsaariana;
II. a expansão portuguesa no litoral ocidental africano levou ao estabelecimento de feitorias e ao início, em pequena escala, do tráfico de escravos africanos.
III. a crença na existência do reino cristão de Preste João, situado em algum lugar para
além dos domínios muçulmanos, foi um dos elementos do imaginário coletivo da
época que estimulou a participação de muitos nas expedições direcionadas para o
litoral africano.

Assinale a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.