Questões de Concursos Conhecimentos de História do Brasil

Resolva questões de Conhecimentos de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q388528 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O Brasil, ao emergir no contexto da formação do Novo Mundo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q389554 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

A partir de 1945, o Brasil viveu uma experiência democrática, ainda que limitada. As crises políticas se sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um golpe de estado derrubou o presidente João Goulart. Foram cerca de duas décadas de regime militar, cujo autoritarismo teve no Ato Institucional n.º 5 (AI 5) sua expressão máxima. Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do poder civil, simbolizado na eleição indireta de Tancredo Neves. Começava nova experiência democrática, agora bem mais ampliada e assentada nos princípios do respeito amplo à cidadania e à participação política mais incisiva da sociedade, realidade que a Constituição de 1988 sintetiza e traduz. O primeiro presidente civil eleito diretamente após a queda do regime militar não conseguiu concluir seu mandato, mas a ordem institucional não foi abalada. Depois de tentativas frustradas, a inflação foi contida e a economia estabilizada com o Plano Real.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a história contemporânea do Brasil, julgue os itens seguintes.

O Real foi o primeiro plano de estabilização econômica que o Brasil conheceu após o fim do regime militar

  1. ✂️
  2. ✂️

303Q852180 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

Sobre a Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q388341 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Por falta de planejamento, o governo JK pouco fez em termos de obras públicas, à exceção da construção da nova capital — Brasília.
  1. ✂️
  2. ✂️

305Q390144 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

A constituição de 1891 EXCLUIU as seguintes categorias do corpo eleitoral: mendigos, analfabetos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q389081 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.

Os 21 anos do regime militar — iniciado em 1964 e sacramentado, no mesmo ano, pelo Ato Institucional n.º 5 — foram homogêneos, ou seja, sem diferenças perceptíveis entre os governos dos generais que se revezaram no poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

307Q389124 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A queda do Estado Novo, em 1945, no momento em que se encerrava a Segunda Guerra Mundial, marcou o início do processo de redemocratização do Brasil. Eleições periódicas e diretas, fortes partidos políticos — como o PSD, a UDN e o PTB, entre os maiores — e a crescente participação política da sociedade, que rapidamente se urbanizava, caracterizaram esse período. Crises políticas se sucediam. Uma delas levou ao suicídio de um presidente. Outra, à renúncia de Jânio Quadros. Por fim, em 1964, um golpe de Estado derrubou o presidente Goulart e instituiu o ciclo autoritário que durou duas décadas. O esgotamento do regime militar, aliado à multiplicação das vozes oposicionistas, permitiu o retorno do poder civil, que se deu com a eleição indireta de Tancredo Neves. A Constituição de 1988 representou, sob o ponto de vista jurídico-político, a vitória de uma nova era democrática e preocupada em valorizar o respeito aos princípios da cidadania. Em 1989, por meio de eleições diretas, Collor chegou ao poder, do qual acabou afastado em inédito processo de impeachment. O país sobreviveu ao trauma político e à galopante inflação.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a evolução histórica do Brasil contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Jânio Quadros cumpriu seu mandato integralmente, mantendo o elevado prestígio popular que sempre caracterizou sua trajetória política.
  1. ✂️
  2. ✂️

308Q389403 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Leia as afirmações a seguir:

I. A onda cientificista associada à modernização do país preponderava, em contradição, com o sistema de governo vigente.

II. A presença no país de várias matrizes do pensamento liberal, de modo geral, contrárias à forma vigente de governo.

III. Os conflitos com a Igreja ultramontana agudizavamse, devido a cada vez maior intromissão do Estado nas questões religiosas.

IV. O conflito com o Paraguai foi responsável pela bancarrota dos recursos financeiros da monarquia, além de trazer à cena política os militares.

Os cenários acima descritos se associam a que contexto da História do Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q388038 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das forças armadas.

(B. Fausto)

Assinale a alternativa errada a respeito dos acontecimentos da Regência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q852182 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Roseira SP Professor de História, AGIRH, 2020

No início do século XX, a Marinha do Brasil possuía alguns dos navios de guerra mais modernos do mundo. Apesar disso, os marinheiros permaneciam submetidos a leis herdadas do período escravista. Uma das leis mais ultrajantes era a que permitia chibatadas como punição aos marinheiros. Essa insatisfação crescente motivou um grupo de marinheiros a articular um movimento que ficou conhecido como Revolta da Chibata liderada pelo marinheiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q389897 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

O artigo 138 da Constituição de 1937, que estabelece o reconhecimento e a regulação da atividade sindical pelo Estado, foi inspirado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q390457 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes. Elevou-se o status colonial do Brasil em relação a Portugal com a revogação dos atos que proibiam o estabelecimento de indústrias e manufaturas na América portuguesa e com a criação de tribunais semelhantes aos sediados em Lisboa.
  1. ✂️
  2. ✂️

313Q388560 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que a economia e a sociedade brasileira passaram por profundas mudanças na primeira metade do século XX, julgue os seguintes itens, relativos a esse período.

A manutenção da liberdade cambial, no período de 1930 a 1945, favoreceu a industrialização brasileira, pois possibilitou, com uma moeda brasileira forte, a importação de máquinas e matéria-prima industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q389141 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que a inserção do Brasil na história mundial se deu a partir do processo de expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna e que a sua colonização se fez subordinada aos interesses da política econômica mercantilista conduzida por um Estado absolutista, julgue os itens seguintes.

Das revoltas que explodiram no Brasil durante o período regencial, apenas uma — a Cabanagem — não teve motivação de ordem social, visto que foi conduzida pela elite paraense.

  1. ✂️
  2. ✂️

315Q389691 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55

A pequena propriedade de terras prevaleceu no Brasil colonial.

  1. ✂️
  2. ✂️

316Q388177 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55

No Império e durante boa parte da República, o café foi o principal produto brasileiro de exportação.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q390384 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, como colônia de Portugal, o Brasil fazia parte do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) os itens a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial. Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

318Q388363 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à globalização e à história do sindicalismo no Brasil, julgue os itens a seguir.

No período caracterizado pelo mercantilismo, grandes cidades da América Latina exerceram importante papel na economia e na organização política mundial, situação análoga à da globalização atual.

  1. ✂️
  2. ✂️

319Q389155 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Nas prédicas de Antonio Conselheiro, reunidas em um livro já publicado, destaca-se o a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q389735 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988. Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55 Um dos marcos do governo Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília, com a transferência da capital brasileira para o interior do país.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.