Início

Questões de Concursos Conhecimentos de História do Brasil

Resolva questões de Conhecimentos de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q388748 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

No auge da exploração da borracha amazônica, foi vigorosa a atração exercida sobre migrantes da região Sudeste que se dirigiram em massa para o Norte do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

302Q389403 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Leia as afirmações a seguir:

I. A onda cientificista associada à modernização do país preponderava, em contradição, com o sistema de governo vigente.

II. A presença no país de várias matrizes do pensamento liberal, de modo geral, contrárias à forma vigente de governo.

III. Os conflitos com a Igreja ultramontana agudizavamse, devido a cada vez maior intromissão do Estado nas questões religiosas.

IV. O conflito com o Paraguai foi responsável pela bancarrota dos recursos financeiros da monarquia, além de trazer à cena política os militares.

Os cenários acima descritos se associam a que contexto da História do Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q388177 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55

No Império e durante boa parte da República, o café foi o principal produto brasileiro de exportação.

  1. ✂️
  2. ✂️

304Q390235 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Os militares tiveram, no Brasil, papel fundamental na passagem do Império para a República e, como consequência, os generais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto presidiram os primeiros governos republicanos brasileiros. Acerca desse período da história brasileira, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Uma das finalidades da impressão de dinheiro ordenada por Rui Barbosa durante sua gestão como ministro da Fazenda foi a de pagar indenizações a fazendeiros pela abolição da escravatura.
  1. ✂️
  2. ✂️

305Q389359 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram um território — que mais tarde seria denominado Brasil — habitado por diversos povos, que passaram a ser chamados genericamente de indígenas. Ante a escassez de recursos e as inúmeras dificuldades, a colonização portuguesa, comandada pelo Estado, precisou contar com a iniciativa privada. Daí a distribuição de capitanias hereditárias, entre as quais a do Espírito Santo, seguida pela entrega de terras a quem se dispusesse a ocupá-las. Em geral, as bases da colonização assentaram-se no latifúndio, na escravidão e na monocultura, a partir da cana-de-açúcar. A exploração mineral, no século XVIII, fez que a colonização, até então quase que exclusivamente restrita às regiões próximas ao Atlântico, alcançasse áreas do interior. A independência do Brasil, proclamada em 1822, não alterou radicalmente as estruturas vigentes no período colonial. O café tornou-se a principal riqueza do país. Foi preciso que chegasse o século XX para que o Brasil promovesse a industrialização, ocorrida particularmente a partir da Era Vargas (1930-1945), contexto em que a urbanização se acelerou.

Considerando as informações acima e seus conhecimentos a respeito da História do Brasil, julgue os itens que se seguem.

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi prejudicial aos interesses econômicos do Brasil, dificultando sobremaneira a industrialização do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q389667 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Vigilante, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

O golpe político-militar, ocorrido em 1964, iniciou o mais longo ciclo de governos militares da história do Brasil. Os golpistas desrespeitaram a Constituição quando derrubaram do poder o presidente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q388139 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Serviço Auxiliar Voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

No Brasil colonial, a mineração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q387890 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Durante a fase colonial, um dos mecanismos de arregimentação de mão-de-obra indígena na Região Amazônica era o resgate, que ocorria paralelamente ao descimento e sempre com a presença de um missionário. O resgate consistia na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q389735 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988. Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55 Um dos marcos do governo Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília, com a transferência da capital brasileira para o interior do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q388734 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Diante do impasse econômico-financeiro no País e de circunstâncias internacionais, os governos brasileiros, no período de 1986 a 1994, tentaram reverter esta situação combatendo a inflação e procurando retomar o crescimento através de vários planos econômicos que foram implementados naquela época.

Para a conquista da estabilização econômica, foram implantados os seguintes planos econômicos:

1. Plano Cruzado

2. Plano Collor

3. Plano Real

4. Plano Verão

5. Plano Bresser

A sequência cronológica correta dos planos listados é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q389811 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

A legislação brasileira de controle de armas de fogo nasceu há mais de 70 anos – no Governo Getúlio Vargas, em 1934 –, com o objetivo específico de garantir a segurança nacional. Tal concepção se tornou forte durante o regime militar, o que fortaleceu a indústria de armas para o mesmo fim.

(Adaptado de Carolina Dias, Legislação para o controle de armas leves no Brasil: de Vargas a Lula. In: Rubem César Fernandes (coord). Brasil: as armas e as vítimas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre a controvérsia da utilização de armas no Brasil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q389141 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que a inserção do Brasil na história mundial se deu a partir do processo de expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna e que a sua colonização se fez subordinada aos interesses da política econômica mercantilista conduzida por um Estado absolutista, julgue os itens seguintes.

Das revoltas que explodiram no Brasil durante o período regencial, apenas uma — a Cabanagem — não teve motivação de ordem social, visto que foi conduzida pela elite paraense.

  1. ✂️
  2. ✂️

313Q388662 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram um território — que mais tarde seria denominado Brasil — habitado por diversos povos, que passaram a ser chamados genericamente de indígenas. Ante a escassez de recursos e as inúmeras dificuldades, a colonização portuguesa, comandada pelo Estado, precisou contar com a iniciativa privada. Daí a distribuição de capitanias hereditárias, entre as quais a do Espírito Santo, seguida pela entrega de terras a quem se dispusesse a ocupá-las. Em geral, as bases da colonização assentaram-se no latifúndio, na escravidão e na monocultura, a partir da cana-de-açúcar. A exploração mineral, no século XVIII, fez que a colonização, até então quase que exclusivamente restrita às regiões próximas ao Atlântico, alcançasse áreas do interior. A independência do Brasil, proclamada em 1822, não alterou radicalmente as estruturas vigentes no período colonial. O café tornou-se a principal riqueza do país. Foi preciso que chegasse o século XX para que o Brasil promovesse a industrialização, ocorrida particularmente a partir da Era Vargas (1930-1945), contexto em que a urbanização se acelerou.

Considerando as informações acima e seus conhecimentos a respeito da História do Brasil, julgue os itens que se seguem.

Entre as capitanias nas quais o Brasil foi dividido, a que mais prosperou foi a de Pernambuco, graças sobretudo à atividade açucareira.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q390007 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

O processo de independência do Brasil resultou de um contexto complexo, determinado por fatores externos e internos. Com relação a esse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Ao promoverem a industrialização de Portugal, as reformas pombalinas atingiram os interesses da elite mercantil brasileira, cujos ganhos estavam relacionados à importação de manufaturados da Inglaterra.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q5251 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente de Trânsito, Detran SE, FUNCAB

Antes da segunda Guerra Mundial a economia brasileira baseava-se na produção de produtos agrícolas. Com a guerra, várias medidas visando o desenvolvimento econômico foram tomadas, entre as quais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q389081 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Entre 1945 e 1964, em meio a crises sucessivas, o Brasil foi descobrindo a democracia. O golpe que depôs Goulart mergulhou o país em vinte e um anos de regime autoritário. A redemocratização, iniciada em 1985, teve como marco jurídico-político a Constituição Federal de 1988. A respeito desse processo histórico, ocorrido de 1945 até os dias atuais, julgue os próximos itens.

Os 21 anos do regime militar — iniciado em 1964 e sacramentado, no mesmo ano, pelo Ato Institucional n.º 5 — foram homogêneos, ou seja, sem diferenças perceptíveis entre os governos dos generais que se revezaram no poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q390384 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, como colônia de Portugal, o Brasil fazia parte do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) os itens a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial. Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

318Q852244 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

“50 anos em 5” foi o slogan da campanha de Juscelino Kubistchek, visando dar uma aparência de otimismo e desenvolvimento para seu governo. Seu projeto consistia em eleger 5 grande áreas para investimento, energia, transporte, indústria, alimentação e educação. Em conjunto este ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q390457 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes. Elevou-se o status colonial do Brasil em relação a Portugal com a revogação dos atos que proibiam o estabelecimento de indústrias e manufaturas na América portuguesa e com a criação de tribunais semelhantes aos sediados em Lisboa.
  1. ✂️
  2. ✂️

320Q389022 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a democratização da sociedade e a modernização econômica do país, nas últimas décadas do século XX,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.