Questões de Concursos Conhecimentos de História do Brasil

Resolva questões de Conhecimentos de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q389112 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre a Proclamação da República, a tradição historiográfica relaciona três questões responsáveis pela queda da monarquia: a questão servil (escravidão), a religiosa e a militar. Leia atentamente os itens abaixo.

I - Segundo o regime de padroado, cabia ao imperador a escolha dos clérigos para os cargos importantes da igreja.

II - A igreja afastou-se do governo imperial, após D. Pedro II ter ordenado aos padres afastarem-se da maçonaria.

III - A Lei Saraiva-Cotegipe estabelecia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade, tendo um alcance extremamente positivo na luta contra a escravidão no Brasil, pois na prática colocava em liberdade imediata um grande contingente de escravos que já tinham atingido a idade.

IV - Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel promulgou a Lei do Ventre Livre, declarando extinta a escravidão no Brasil.

V - O Exército Brasileiro tomou consciência de sua importância após a guerra do Paraguai.

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q17587 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

O ano de 1570 marca a publicação da primeira lei da Coroa Portuguesa proibindo a escravização indígena na colônia estabelecida no Novo Mundo. O efeito concreto dessa legislação foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q388957 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

A partir de 1945, o Brasil viveu uma experiência democrática, ainda que limitada. As crises políticas se sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um golpe de estado derrubou o presidente João Goulart. Foram cerca de duas décadas de regime militar, cujo autoritarismo teve no Ato Institucional n.º 5 (AI 5) sua expressão máxima. Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do poder civil, simbolizado na eleição indireta de Tancredo Neves. Começava nova experiência democrática, agora bem mais ampliada e assentada nos princípios do respeito amplo à cidadania e à participação política mais incisiva da sociedade, realidade que a Constituição de 1988 sintetiza e traduz. O primeiro presidente civil eleito diretamente após a queda do regime militar não conseguiu concluir seu mandato, mas a ordem institucional não foi abalada. Depois de tentativas frustradas, a inflação foi contida e a economia estabilizada com o Plano Real.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a história contemporânea do Brasil, julgue os itens seguintes.

O suicídio do presidente Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e a deposição de Goulart integram o quadro de crise vivido pelo Brasil entre 1945 e 1964

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q389643 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 63 e 64

João Soares estava com a razão: política só se ganha com muito dinheiro. A começar com o alistamento, que é trabalhoso e caro: tem-se que ir atrás de eleitor por eleitor, convencê-los a se alistarem e ensinar tudo, até a copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mãos — o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais. Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa.

Voto e dinheiro, no Brasil e em muitas partes do mundo, são irmãos há muito tempo. A respeito dessa tensão, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q389690 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Um, dois, três, Brizola no xadrez! E se tiver lugar, põe também o João Goulart". (Palavra de ordem das Marchas da Família com Deus pela Liberdade, em 1964.)

Com base nos conhecimentos sobre o período que antecede o governo militar de 1964, considere as afirmativas a seguir:

 1. Os grupos conservadores, que incluíam a organização Tradição, Família e Propriedade, mostram sua força contra o que chamavam de "esquerdismo" e "comunismo" do governo de João Goulart, realizando manifestações contrárias ao governo e apoiando o golpe militar de 1964.

2. Sob o argumento da ameaça de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso votou a instauração do parlamentarismo, medida que na prática visava limitar os poderes de Jânio Quadros e de Goulart.

3. A proposta de reforma agrária do governo Goulart, dada a sua urgência para solucionar esse recorrente problema nacional, recebeu amplo apoio dos mais variados setores representados no Congresso Nacional.

4. O discurso de João Goulart no comício da Estação Central do Brasil, que anunciou as medidas das Reformas de Base e pretendia mobilizar os trabalhadores e estudantes a seu favor, foi utilizado para justificar o golpe militar de 1964.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q389152 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em 1966, o Partido Comunista do Brasil PC do B) planejou um movimento armado como proposta de resistência à ditadura militar. Esse movimento, conhecido por Guerrilha do Araguaia, caracterizou-se por ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q388907 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Policial Militar PM Soldado, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

No início do século XVII, os franceses tentaram organizar uma colônia no Brasil. Para isso, fundaram a chamada de França Equinocial, no Maranhão. Identifique os fatos históricos associados a essa colonização.

I. Contrariando as determinações do rei francês, Daniel de La Touche autorizou a difusão da religião dos protestantes entre os indígenas no Maranhão.

 II. Com o objetivo de fixar a colonização no Brasil, os franceses construíram o forte que denominaram de São Luís, em homenagem ao rei francês.

III. Um dos ordenamentos instituídos na França Equinocial era a conversão da população ao cristianismo, segundo determinação do rei da França.

IV. Os franceses fundaram a França Equinocial para garantir a posse das terras do Maranhão, conforme determinava as normas do Tratado de Tordesilhas.

 É correto o que se apresenta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q31079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q389179 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

A Constituição de 1988 avançou na compreensão abrangente do que seja patrimônio cultural, incluindo nesse conceito os bens de natureza material e imaterial — vistos coletiva ou individualmente — portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos mais diversos grupos formadores da sociedade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q390429 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:

“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tãosomente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.

A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q852091 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

O Ciclo do Açúcar foi uma das principais bases econômicas, sociais e culturais no Brasil colônia. E acerca do Ciclo do Açúcar no Brasil colônia, é adequado afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q852231 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

Sobre a Revolução Federalista, guerra civil que ocorreu no sul do Brasil, logo após a Proclamação da República, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q390262 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Secretário Auxiliar, MPE GO, MPE GO, 2017

Após a independência do Brasil, formalizada pelo famoso Grito do Ipiranga, proferido por D. Pedro I aos 07 de setembro de 1822, foi outorgada ao Brasil, em 25 de março de 1824, sua primeira Constituição Federal como país independente. A respeito da Constituição de 1824 é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q390321 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à história política, econômica e social do Brasil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q387952 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE Prova 1, SEFAZ SP, FCC

A Revolução de 1930 foi um movimento político que provocou a ruptura da ordem constitucional no Brasil. Um dos aspectos desencadeadores desse movimento foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q390345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q390412 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q54202 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

(PUC-RJ) Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião da conquista e colonização das terras do Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, À exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q388194 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Com base nos conhecimentos sobre a política de alianças denominada de "café-com-leite" na República Velha, considere as afirmativas a seguir:

1. O êxito das alianças baseadas no esquema político conhecido por café-com-leite foi assegurado pela autonomia existente à época dos parlamentares do Congresso em relação aos governos Federal e estaduais.

 2. A política protecionista vigente na República Velha deixou profundas marcas políticas e econômicas no país, na medida em que beneficiou especialmente os estados do Rio de Janeiro, grande pólo industrial, e da Bahia, grande produtor de cana-de-açúcar na época.

3. O acordo entre fazendeiros exportadores paulistas e mineiros, sempre visando a manutenção do poder político, marcou o federalismo no Brasil daquele período, pois fixou privilégios oficiais a esses dois estados na República Velha.

 4. A chamada política do café-com-leite consistia num acordo entre o estado de São Paulo, pólo cafeeiro, e o de Minas Gerais, detentor do maior eleitorado, estabelecendo uma alternância dos candidatos desses estados na disputa para a Presidência da República.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.