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Questões de Concursos Consciência Corporal

Resolva questões de Consciência Corporal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q832230 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:
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22Q1009472 | Educação Física, Consciência Corporal, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Considere a afirmação:

“Exergames impactam a autoestima e o humor de meninos e meninas, assim como as aulas tradicionais de educação física. Estudos adicionais sobre exergames em escolas são essenciais, com efeitos a longo prazo na saúde física e mental”.

(Andrade, Alexandro et al. Efeito da prática de exergames nos estados de humor e na autoestima de meninos e meninas do ensino fundamental durante aulas de educação física: um experimento natural controlado randomizado por cluster. PLoS One vol. 15,6 e0232392. 5 Jun. 2020, doi:10.1371/journal.pone.0232392).

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, as atividades corporais, incluindo jogos, como exergames, não apenas favorecem o aprimoramento motor e a saúde física dos estudantes, mas estabelecem uma conexão relevante com o desenvolvimento das competências gerais. Neste contexto, a alternativa correta refere-se ao mencionado em:
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23Q1051138 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A percepção de dismorfia muscular tem aumentado significativamente nas últimas décadas - especialmente entre praticantes de musculação. Dessa forma, o profissional de Educação Física precisa levar em conta este fator na hora de conduzir o treino junto aos seus alunos.
O outro nome – mais popularizado – dado ao transtorno dismórfico corporal é
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24Q981518 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Área Educação Física e Esporte, USP, FUVEST, 2025

De acordo com Queiroz, Tinucci e Forjaz (2016), a hipertensão arterial sistêmica é uma doença assintomática e de múltiplos fatores. Considera-se elevada a pressão sistólica e diastólica de repouso que está acima de 140 e 90mmHg. O risco da prática de exercícios físico em pessoas hipertensas está ligado à elevação da pressão arterial que ocorre durante o esforço. Qual o benefício do exercício físico à pessoa hipertensa?
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25Q905066 | Educação Física, Consciência Corporal, Assistente de Educação Social, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. Em nosso contexto atual, sua prática tem evoluído, abrangendo uma ampla variedade de formas e modalidades, além de ter sua finalidade ampliada. No que se refere à importância das atividades esportivas no desenvolvimento de habilidades para a vida, educação e cidadania, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:

(__) O esporte é uma grande ferramenta na humanização e deve ser inserido na integração dos instrumentos educacionais colocados à disposição da sociedade.
(__) A influência do esporte na vida e no cotidiano das pessoas é geral e acontece em quase todo o mundo, com reflexo na educação e na cultura dos povos.
(__) A prática do esporte regular, além de trazer benefícios para a saúde física, ajuda a melhorar o bem estar psicológico. Também aumenta a capacidade de raciocínio, memória, percepção; assim como estimula o rendimento escolar, a confiança, a capacidade para lidar com as emoções e o autocontrole.
Fonte: https://napcidadedosaberblog.wordpress.com/esportes-1/

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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26Q1042457 | Educação Física, Consciência Corporal, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O guia de atividade física para a população brasileira recomenda que um aluno dos anos finais do ensino fundamental realize atividade física por
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27Q1034293 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida têm impulsionado o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Essas condições compartilham fatores de risco modificáveis, como inatividade física e obesidade. Nesse contexto, indicadores antropométricos, como o índice de conicidade, são fundamentais para identificar precocemente a obesidade abdominal, permitindo intervenções que promovam a saúde e a qualidade de vida, entre estas o exercício.
Para o cálculo do índice de conicidade são necessárias as seguintes medidas:
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28Q904135 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Físico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Em uma academia, os exercícios de alta intensidade são recomendados para o emagrecimento. Qual é o principal benefício desse tipo de treino?
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29Q1037094 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Diabetes Mellitus é uma desordem metabólica crônicodegenerativa decorrente de fatores genéticos e ambientais. O envelhecimento populacional associado às modificações dos hábitos alimentares e do estilo de vida, principalmente devido à diminuição nos níveis de atividade física, tem contribuído expressivamente para a crescente incidência da doença.
Quais os efeitos agudos do exercício físico no tratamento da Diabetes tipo 2?
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30Q986206 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o conceito de consciência corporal no contexto da Educação Física e sua aplicação pedagógica, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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31Q979413 | Educação Física, Consciência Corporal, Técnico Desportivo II, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Preparar o idoso para as atividades do dia a dia é um desafio que se instalou na atualidade. A intenção é prevenir as lesões, retardando o envelhecimento e evitando doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes, entre outros problemas comuns nessa faixa etária. Com o surgimento da medicina preventiva, uma atividade indicada para os idosos que adveio da necessidade de trabalhar todas as funcionalidades do corpo foi:
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32Q1029253 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

O conceito de qualidade de vida varia de pessoa para pessoa e tende a se transformar ao longo das diferentes fases da vida. No entanto, há um consenso de que a qualidade de vida é influenciada por uma diversidade de fatores individuais e socioambientais que afetam tanto indivíduos quanto comunidades. (NAHAS, 2017).

Assinale a opção que indica apenas fatores individuais.
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33Q997311 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

As Diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) para Testes de Esforço e sua Prescrição orientam a prescrição de exercícios para populações especiais e destacam os benefícios advindos da prática regular de exercícios.
No caso de indivíduos que apresentam quadro de Diabetes Mellitus (DM) é correto afirmar que
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34Q904132 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Físico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Uma das principais vantagens do exercício aeróbico é o fortalecimento do sistema cardiovascular. Qual alternativa descreve corretamente esse benefício?
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35Q980899 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Atividades físicas são essenciais para a manutenção da saúde, e devem ser praticadas desde os primeiros anos da vida. Os hábitos de atividade física e comportamento sedentário são adquiridos nos primeiros anos de vida, especialmente entre os 0 e 5 anos de idade. Estes hábitos tendem a permanecer ao longo da idade adulta, dificultando mudanças posteriores. Entre os benefícios de começar a atividade física nos primeiros anos de vida, destacam-se o condicionamento físico e a saúde cardiorespiratória, uma vez que estes se traduzem em benefícios na saúde da vida adulta, principalmente na proteção a riscos cardiovasculares. Os benefícios da atividade física na infância vão muito além de um momento de diversão para a criança ou adolescente, criando um hábito de vida saudável e com grandes chances de permanência e representando benefícios para além do curto prazo, se estendendo ao longo da vida adulta. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta com relação a prática de atividade física em crianças indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

I. Segundo a OMS crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.
II. Segundo a OMS atividades aeróbicas de moderada a vigorosa intensidade, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias na semana.
III. Segundo a OMS crianças que realizam exercícios de alta intensidade 5 dias da semana estão mais protegidas de doenças metabólicas e cognitivas.
IV. Segundo a OMS é importante fornecer a todas as crianças e adolescentes oportunidades seguras e equitativas e encorajar para participar de atividades físicas que sejam agradáveis/ divertidas, ofertar variedade, e que sejam adequadas para sua idade e habilidade.
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36Q997300 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A prática de atividade física é fundamental para melhorar a saúde de pacientes com doenças cardiovasculares. A prescrição de programas de exercícios seguros e progressivos aumenta a capacidade funcional, um indicador prognóstico importante para essa população.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Portadores de doenças cardiovasculares não devem realizar teste cardiopulmonar de esforço para avaliação inicial de um programa de exercícios, em função do risco que o teste apresenta para essa população.

( ) Evidências sugerem que o treinamento intervalado de alta intensidade, em programas de treinamento de reabilitação, promove melhorias significativas na aptidão cardiorrespiratória de pacientes com doenças cardiovasculares.

( ) Em função de limitações fisiológicas, o uso da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) para indicação da intensidade do esforço durante o exercício não é recomendada para portadores de doenças cardiovasculares.

As afirmativas são, respectivamente,
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37Q997314 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A prescrição de exercícios físicos no meio aquático é uma estratégia valiosa para os profissionais de Educação Física, especialmente no incentivo à prática de atividade física por populações especiais, como idosos e indivíduos com certas comorbidades. A imersão durante o exercício desencadeia diversas alterações fisiológicas nos sistemas do corpo humano, resultantes das propriedades físicas específicas da água.
A esse respeito é correto afirmar que o exercício no meio aquático, comparativamente com o meio terrestre, promove
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38Q937087 | Educação Física, Consciência Corporal, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por grande perda de peso, ausência de menstruação e distúrbio na vivência do peso ou da forma corporal. Fatores familiares, psicológicos, socioculturais e fisiológicos interagem entre si, predispondo, precipitando e/ou mantendo o transtorno. Anoréxicos têm medo doentio de engordar e experienciam uma grande necessidade de controle sobre o peso e a forma do corpo. Dietas exíguas, uso de laxantes, diuréticos e indução de vômito são estratégias para manter o peso e a forma corporal. O exercício também é uma estratégia para perder e controlar o peso, sendo praticado de maneira ritualizada e excessiva. O objetivo é alcançar um corpo ideal condizente com os padrões de beleza, eliminando as poucas calorias que o sujeito se permite ingerir.

CUMMING, G. et al. Experiências e expectativas em práticas de atividades físicas de pessoas com anorexia nervosa. Movimento, n. 2, 2009 (adaptado).


Uma causa determinante que contribui para a anorexia, vinculada ao exercício físico, é o(a)
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39Q1003150 | Educação Física, Consciência Corporal, Profissional de Educação Física, EBSERH, IBFC, 2023

Os benefícios da atividade física a partir da meia-idade podem ser analisados na perspectiva individual ou da sociedade como um todo. Individualmente, os benefícios incluem aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Os benefícios referidos como imediatos são alterações que acontecem durante e logo após a realização das atividades. Já as diversas modificações estruturais e funcionais que acontecem em função da prática regular de atividades físicas são consideradas como benefícios a médio prazo (adaptações), observáveis em algumas semanas ou meses. Aquelas de maior importância para as pessoas acima de 60 anos. Em relação aos benefícios fisiológicos imediatos para pessoas acima de 60 anos, assinale a alternativa correta.
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40Q997308 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Historicamente, a década de 90 marca a mudança de paradigmas em relação às recomendações de atividade física durante a gestação, que passou a ser estimulada por diferentes organizações de saúde. No entanto, ainda hoje persistem dúvidas acerca das estratégias de treinamento a serem utilizadas com essa população.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O alongamento muscular é parte importante do programa de exercícios, permitindo melhorar a flexibilidade e o relaxamento muscular, e ajudando na adaptação postural.

( ) O exercício aeróbico na gestação objetiva manter o condicionamento físico e a saúde cardiorrespiratória, além de auxiliar na prevenção e controle do diabetes gestacional, da hipertensão e do ganho de peso excessivo.

( ) O fortalecimento muscular na gestação ajuda a manter o condicionamento e a força muscular global, favorecendo a adaptação do organismo materno às alterações posturais e contribuindo na prevenção de traumas e quedas.


As afirmativas são, respectivamente,
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