Questões de Concursos Construção de Estados e o Absolutismo

Resolva questões de Construção de Estados e o Absolutismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q943271 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Durante os longos anos em que esteve no poder, Napoleão Bonaparte transformou a França: alterou sua estrutura político-administrativa, estabeleceu um novo sistema legal e regularizou a relação com a Igreja Católica, rompida desde a Revolução Francesa. No plano internacional, o período napoleônico se caracterizou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q949032 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

No final do século XIX e início do século XX, os Estados Unidos continuavam com sua posição para influenciar a política e a economia do continente americano. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q947015 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.

Nasce daí o debate: se é melhor ser amado que temido ou o inverso. Dizem que o ideal seria viver-se em ambas as condições, mas, visto que é difícil acordá-las entre si, muito mais seguro é fazer-se temido que amado, quando se tem de renunciar a uma das duas.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2008. p. 80.

A famosa citação de O Príncipe explica a estratégia de funcionamento das monarquias absolutistas, nas quais o rei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q678841 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

O Estado moderno tem sua origem nas monarquias europeias do século XVII, nas quais se praticava uma nova forma de política designada como “absolutista”. Sobre o Absolutismo, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q680675 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG, 2017

Leia o texto a seguir.
Antes de partir, o príncipe-regente recomendara que o exército francês fosse recebido em boa paz. Parecia uma veleidade qualquer tentativa de oposição às forças de Napoleão, cujo imenso poder triunfava por toda a Europa. O exército atravessou o país sem encontrar nenhuma resistência, nem organizada, nem popular.
SARAIVA, José Hermano. História concisa de Portugal. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996. p. 267.
O maior desafio ao citado “triunfo de Napoleão por toda Europa” foi a forte resistência mantida pela Inglaterra, que envolveu Portugal no conflito ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q949114 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR, 2017

Leia atentamente o fragmento a seguir:
“O homem selvagem, entregue pela natureza unicamente ao instinto, ou melhor, compensado daquele que talvez lhe falte, por faculdades capazes primeiro de o substituírem e depois de elevá-lo muito acima do que era, começará, pois, pelas funções puramente animais: perceber e sentir será seu primeiro estado, que lhe será comum com todos os animais. Querer e não querer, desejar e temer, serão as primeiras e quase as únicas operações de sua alma até que novas circunstâncias nele provoquem novos desenvolvimentos”.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.174.
A respeito do pensamento contratualista de Rousseau, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q936292 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Certos músicos agradavam tanto ao público da Corte por seu talento especial como virtuose ou como compositor, que sua fama se espraiava para além da Corte local onde estavam empregados, chegando aos mais altos níveis. Eram chamados para tocar nas Cortes dos poderosos, como aconteceu com Mozart; imperadores e reis exprimiam abertamente prazer com sua arte e admiração por suas realizações. Tinham permissão para jantar à mesma mesa — normalmente em troca de uma execução ao piano; muitas vezes se hospedavam em seus palácios quando viajavam e assim conheciam intimamente seu estilo de vida e seu gosto.

ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995 (adaptado).

Com base no caso descrito, qual elemento histórico do Antigo Regime contrasta com o trânsito de intelectuais e artistas pelas Cortes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q678639 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

A invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte teve sérias implicações para o Brasil e se deu após a França decretar o Bloqueio Continental.
Esse Bloqueio determinava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q936390 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Ordena-se pela autoridade do Parlamento, que ninguém leve, ou faça levar, para fora deste reino ou Gales, ou qualquer parte do mesmo, qualquer forma de dinheiro da moeda desse reino, ou de dinheiro e moedas de outros reinos, terras ou senhorias, nem bandejas, vasilhas, barras ou joias de ouro guarnecidas ou não, ou de prata, sem a licença do rei.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
A temática exposta no texto, referente à Inglaterra dos séculos XVI e XVII, caracteriza uma associação entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q939706 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP, 2019

Em quase todos os lugares, o peso esmagador dos impostos — taille e gabelle na França, servicios na Espanha — recaía sobre os pobres. Não existia a concepção jurídica de “cidadão” sujeito ao fisco pelo simples fato de pertencer à nação. Na prática, a classe senhorial estava efetivamente isenta de taxação direta, em toda parte.
(Perry Anderson. Linhagens do Estado absolutista, 2016.)

O excerto do livro Linhagens do Estado absolutista descreve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q935886 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Dificilmente passa-se uma noite sem que algum sitiante tenha seu celeiro ou sua pilha de cereais destruídos pelo fogo. Vários trabalhadores não diretamente envolvidos nos ataques pareciam apoiá-los, como se vê neste depoimento ao The Times: “deixa queimar, pena que não foi a casa”; “podemos nos aquecer agora”; “nós só queríamos algumas batatas, há um fogo ótimo para cozinhá-las”.

HOBSBAWM, E.; RUDÉ, G. Capitão Swing. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).

A revolta descrita no texto, ocorrida na Inglaterra no século XIX, foi uma reação ao seguinte processo socioespacial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q946781 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
Mais de 70 líderes mundiais celebraram, neste domingo (11), em Paris, o centenário do armistício que selou o fim da Primeira Guerra Mundial. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o russo, Vladimir Putin, o turco Recep Tayyip Erdogan e a chanceler alemã, Angela Merkel, participaram de um ato solene presidido pelo francês Emmanuel Macron. Em seu discurso como mestre de cerimônias, o líder da França criticou o crescente nacionalismo na América e na Europa. “O nacionalismo é uma traição ao patriotismo”, disse ele. O presidente pediu aos colegas que rejeitassem “o fascínio pela retirada, pela violência e pela dominação”. (LÍDERES... 2018).
A Primeira Guerra Mundial decorreu de uma série de transformações na sociedade capitalista, a partir do século XIX, fruto do contexto da época. Suas repercussões provocaram desdobramentos que influenciaram os principais acontecimentos do século XX.
Em relação a esse contexto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q948769 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Processo Seletivo 2, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Em uma caçada, um leão de 180 kg, com uma velocidade de 20 m/s, persegue uma zebra de 250 kg, com velocidade de 15 m/s. No momento do ataque, o leão crava seus dentes e garras na zebra se fixando ao seu corpo. A velocidade em m/s que o conjunto leão e zebra possui, após o ataque, é, aproximadamente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q947779 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O pensador inglês Thomas Hobbes (1588-1679) foi o responsável por elaborar uma teoria política que justificava o absolutismo monárquico, a partir de uma perspectiva racional. Em sua obra, “O Leviatã” (1651), Hobbes sustentou que o Estado absoluto era necessário por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q937843 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q942863 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

— De volta à França, Bonaparte é visto como o salvador por toda uma facção, mas também por um grande número de capitalistas. Ele, por sua vez, prepara o golpe de Estado, um golpe de Estado militar que acontece no dia 18 Brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799), após o que os deputados são afastados e ele assume o cargo de primeiro cônsul. Um poder que ele vai consolidar entre 1800 e 1804, até se tornar imperador.

Então é o fim da Revolução?

— Não e sim.

(Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada

à minha neta, 2007. Adaptado.)

A ambiguidade da última frase é explicada pelo fato de que Napoleão Bonaparte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q950383 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Primeiro Exame, UERJ, UERJ, 2018

Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017

Um avião das linhas aéreas do Havaí fez uma espécie de viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1º de janeiro e chegar ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro. Tudo se explica com o sistema de fusos horários do globo.

Adaptado de sicnoticias.sapo.pt, 01/01/2018.


A “viagem ao passado” relatada na reportagem é explicada pelo percurso do avião, que fez necessariamente a seguinte trajetória:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q936709 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

O processo formativo do Estado desenrolou-se segundo a dinâmica de dois movimentos contraditórios e simultâneos: fragmentação e centralização. De um lado, fragmentação na medida em que os príncipes europeus tiveram de lutar contra o poder universalista do papa; e centralizador na medida em que os príncipes tiveram que lutar contra o poder político e militar de outros chefes políticos rivais. Desse processo resultaram as características fundamentais do Estado moderno: exército e burocracia civil permanentes, padronização tributária, direito codificado e mercado unificado.

GONÇALVES, W. Relações internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (adaptado).


A institucionalização política mencionada teve como uma de suas causas o êxito de alguns príncipes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q680310 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, RS, ESPM, ESPM, 2018

No dia do golpe, 9 de novembro, a sucessão dos eventos é fulminante. Os episódios têm início já às 5 horas da manhã quando as convocações para uma reunião urgente, às 7, são expedidas aos anciãos (excetuados os poucos inclinados ao golpe). Às 6, Talleyrand preparava a carta de demissão do diretor Barras; às 7, um magote de oficiais se acotovela nas portas da casa de Napoleão, que lhes fala da situação difícil do país (...) Na cidade, vendem-se por toda parte panfletos que apresentam Napoleão como o salvador.
(Carlos Guilherme Mota. A Revolução Francesa)
O cenário descrito no texto deve ser relacionado com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q948718 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2017

Sobre a divisão do foco narrativo em Mayombe, de Pepetela, é correto afirmar que ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.