Questões de Concursos: Construção do Estado Liberal Revolução Francesa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Construção do Estado Liberal Revolução Francesa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q945899 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Ao longo da história verificamos inúmeros exemplos de pessoas ou grupos político-sociais que, uma vez no poder, criam mecanismos legais para se manterem no governo. De acordo com esse princípio, analise as afirmações a seguir:
I. Girondinos, durante o processo revolucionário francês, criam o Diretório e instauram o voto censitário, além de impedirem a reforma agrária defendida pelos Jacobinos.
II. Oliver Cromwell, líder da Revolução Puritana, ao enfrentar a Holanda entre 1652 e 1654, se auto intitula Lorde Protetor da Inglaterra, Irlanda e Escócia, impondo seu cargo como vitalício e hereditário.
III. Durante a República Romana, o Senado manteve a proibição do casamento entre patrícios e plebeus até a aprovação da Lei Canuleia.
São CORRETAS as afirmações

22 Q945560 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

A independência de Moçambique ocorreu em 1975, após um longo processo que começou com a organização da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), um movimento político nacionalista que foi fundado em 25 de junho de 1962, com o objetivo de lutar pela libertação do domínio colonial

23 Q936509 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Prova Amarela, ENEM, INEP

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

24 Q947640 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

O movimento Iluminista, que teve seu auge na Europa do século XVIII, contou, entre seus principais pensadores, com Jean-Jacque Rousseau, cuja obra mais conhecida intitula-se:

25 Q679858 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Prova 05, UEMG, UEMG, 2019

A idéia de cidadania surgiu no contexto da Revolução Francesa, baseada na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A noção de que todos os homens são iguais perante a lei se expandiu pelo mundo durante o século XIX, mas ganhou interpretações distintas nos diferentes países. No Brasil, durante o Império, a cidadania adquiriu um caráter muito diferente do ideal europeu, porque foi aplicada a um contexto marcado pela

26 Q979290 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram. A revolução americana foi um acontecimento crucial na história americana, mas (exceto nos países diretamente envolvidos nela ou por ela) deixou poucos traços relevantes em outras partes.

(Eric J. Hobsbawm, A era das revoluções - 1789-1848, 1998)

O caráter “ecumênico”, ou seja, universal, da Revolução Francesa de 1789, foi expresso pela

27 Q986208 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A historiografia marxista contribuiu significativamente para a análise dos processos históricos, sobretudo ao propor categorias como "modo de produção" e "luta de classes".

Considerando as contribuições dessa corrente historiográfica, assinale a alternativa que apresenta uma crítica coerente da historiografia marxista à narrativa liberal da Revolução Francesa.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.