Questões de Concursos Contabilização de Operações Típicas

Resolva questões de Contabilização de Operações Típicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q355593 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Contador, FENIG RJ, CESGRANRIO

O levantamento geral do patrimônio do Estado é realizado através do inventário analítico em cada Unidade Administrativa. Para fins de atualização física, monetária e de controle, o levantamento dos inventários é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q356869 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Contador, UFPE, COVEST

Com base nos dados abaixo, podemos afirmar que o lançamento refere-se:

  • Débito: Ativo Permanente - Bens móveis
  • Crédito: Variações Ativas - Independentes da Execução Orçamentária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q355091 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos inventários e materiais permanentes e de consumo, julgue os próximos itens. Ocorre o tombamento de bens móveis quando eles são retirados de uso, por serem considerados impróprios para as finalidades para as quais foram postos à disposição, ou quando sua utilização se torna antieconômica.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q355884 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A liquidação de despesa corrente empenhada é registrada no sistema orçamentário da contabilidade pública, através do lançamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q356813 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista de Finanças e Controle Externo AFCE, TCU, ESAF

De acordo com o regime adotado pela Contabilidade Pública no Brasil,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q356886 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos inventários e materiais permanentes e de consumo, julgue os próximos itens. Uma das finalidades precípuas do inventário físico é fazer que o saldo físico real nas instalações de armazenagem corresponda aos dados escriturais dos saldos dos estoques.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q356124 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

No exercício financeiro de 2005, uma determinada Unidade Gestora efetuou o empenhamento de um crédito orçamentário. Em 31 de dezembro, ainda não havia sido realizada sua liquidação e, conseqüentemente, foi feita a devida inscrição em Restos a Pagar Não Processados. Com base nos procedimentos de registros utilizados no SIAFI, o lançamento correspondente no sistema orçamentário, no âmbito de célula da despesa foi:
(D = débito na conta e C = crédito na conta)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q355530 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico de Nível Superior II, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, CESPE CEBRASPE

Com referência aos relatórios contábeis, julgue os itens a seguir. Considere que, no relatório resumido da execução orçamentária do governo federal relativo ao mês de março, uma das colunas do demonstrativo dos restos a pagar contenha os valores inscritos. Nessa situação, é razoável admitir que esses valores inscritos não se alterem ao longo do exercício, pois as inscrições são efetuadas somente ao final de cada ano.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q356014 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico de Controle Externo, Tribunal de Contas Municipal RJ, FJG

Um contribuinte paga o IPTU de 2001, no valor total de R$1.064,00, em março do ano seguinte. Por este atraso a Prefeitura cobra juros de mora correspondentes a 4% deste valor. O lançamento contábil que registra o ingresso desta receita, no sistema financeiro, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q356326 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Auditor Governamental, CGE PI, NUCEPE

Durante o exercício financeiro, alguns contribuintes podem efetuar o pagamento de tributos ou outras receitas com o valor superior ao efetivamente devido à Fazenda Pública ou, ainda, sem que existissem débitos tributários ou de outra natureza contra eles. Ao se aperceberem do erro cometido e solicitarem a devolução das importâncias pagas indevidamente, e caso a sua devolução ocorra no mesmo exercício da arrecadação da receita, a entidade deve proceder a um lançamento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q355871 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Contador, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O registro contábil dos fatos administrativos no ente público obedece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q356320 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com referência aos relatórios contábeis, julgue os itens a seguir. Constituem exemplos de variações passivas independentes da execução orçamentária a encampação, pelo Tesouro, de dívidas de uma estatal privatizada e a doação de material permanente a outro ente da administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q356633 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Contador, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Com referência ao inventário, à apuração dos resultados e à escrituração das operações típicas dos entes públicos, julgue os itens subseqüentes.

Na contabilidade de uma prefeitura, o lançamento do tipo

D despesa orçamentária empenhada a pagar

C restos a pagar

é efetuado ao final do exercício financeiro e corresponde às despesas orçadas e empenhadas, liquidadas ou não, e não pagas.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q356212 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O chamado regime contábil misto, adotado pela Contabilidade Pública no Brasil, foi consagrado pelo Artigo 35 da Lei 4.320/64. Esse regime misto caracteriza-se pela adoção do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q355938 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Para os registros das operações de receitas e despesas da contabilidade pública, adota-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q356165 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O resultado patrimonial do exercício representa o resultado final das variações patrimoniais da administração direta e indireta do governo. Para obtenção do valor e da natureza do saldo, o lançamento contábil CORRETAMENTE formulado, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q356956 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

É regime contábil, nas entidades de direito público, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.