Início

Questões de Concursos Contrato Individual de Trabalho

Resolva questões de Contrato Individual de Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q452656 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca das fontes do direito do trabalho, julgue os itens seguintes.

Desde que resultante de amplo processo de negociação entre os vários atores sociais interessados, como no caso da recente lei que definiu o pagamento das perdas do FGTS, a norma jurídica correspondente pode ser qualificada, em relação à sua origem, como autônoma.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q453829 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 11a Região, FCC

Se o empregado se utiliza da faculdade de não trabalhar nos sete últimos dias do aviso prévio, o pagamento das verbas rescisórias deverá ser feito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q452601 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Auditor, SEF SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho: Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q454159 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 3a, FCC

Para efeito de justa causa de rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, o descumprimento de ordens gerais pelo empregado configura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q451310 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Auditor, SEF SC, FEPESE

Com relação à rescisão do contrato de trabalho, é correto afirmar, com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q453873 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Judiciário, TRT 13a, FCC

Na hipótese de rescisão de contrato de trabalho por culpa recíproca,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q451047 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho

O pagamento da gratificação de natal pelo empregador aos empregados deverá ser efetivado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q451578 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho

Em relação à nova disciplina legal da prestação de serviços a terceiros, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q452173 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Administrador, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética acerca de conceitos de empregado e empregador, seguida de uma assertiva a ser julgada. Em razão da chegada da alta estação e do aumento do número de clientes, um restaurante contratou cinco novos garçons, pelo prazo de 45 dias. Orientado por seu contador, o proprietário do restaurante deixou de assinar as carteiras de trabalho desses trabalhadores, por considerá-los temporários e eventuais, já que não eram necessários para o funcionamento normal do empreendimento. Nessa situação, caso haja fiscalização pela Delegacia Regional do Trabalho, a empresa deverá ser autuada, em razão do cometimento de infração no tratamento dado aos cinco garçons contratados.
  1. ✂️
  2. ✂️

131Q452417 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Técnico Judiciário, TRT 14a, TRADE CENSUS

Na dispensa com justa causa, a conduta gravedo empregado faz com quea legislação restrinja sensivelmente osseus direitos rescisórios, EXCETO quanto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q454483 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Acerca dos adicionais de periculosidade e de insalubridade, julgue os itens seguintes.

Para eximir-se do pagamento do adicional de insalubridade, cabe ao empregador apenas fornecer aparelhos de proteção capazes de eliminar ou minimizar a incidência do agente danoso à saúde, dele não se exigindo que o empregado faça uso do equipamento fornecido.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q451514 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Assinale a alternativa correta sobre o tema normas que regem o contrato individual de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q453571 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 4a, FCC

Quanto ao cargo de confiança, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q452062 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho

A participação dos trabalhadores nos lucros e resultados das empresas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q453899 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A respeito da rescisão do contrato de trabalho e de seus efeitos, julgue os seguintes itens.

Faltas contratuais de natureza leve reiteradamente cometidas pelo operário autorizam a resolução do contrato de trabalho, por iniciativa do empregador, a quem assiste, nessa situação, o direito à percepção de aviso-prévio correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q451532 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Judiciário, TRT 1a, FJPF

Diante do término, em 24 de novembro de 2004, de seu contrato de trabalho iniciado em 25 de janeiro de 2002, uma recepcionista de uma empresa de consultoria, solicita de seu empregador, no cálculo da rescisão, a inclusão do devido a título de férias vencidas e não gozadas relativas ao ano anterior, bem como o relativo ao período atual. A recepcionista deverá receber, pela legislação em vigor, remuneração equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q451677 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Judiciário, TRT 14a, TRADE CENSUS

A habitação, a alimentação, o transporte e o vestuário, fornecidos pela empresa ao empregado por forçado contrato,são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q453100 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho

A falta constante do empregado ao serviço, sem justificativa, é considerada para efeito de rescisão do contrato de trabalho por justa causa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.