Início

Questões de Concursos Contratos

Resolva questões de Contratos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q391594 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem. Todo contrato celebrado pela administração pública será considerado um contrato administrativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

682Q397279 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos contratos administrativos celebrados pela administração pública e à Lei de Licitações, julgue os itens subsequentes.

Se, comprovada a efetiva atuação de servidor público para favorecer determinada empresa, o órgão da administração pública decidir por anular o contrato administrativo já celebrado, a declaração de nulidade terá efeitos ex tunc e desobrigará a administração de indenizar a empresa contratada pelos serviços efetivamente prestados.

  1. ✂️
  2. ✂️

683Q391414 | Direito Administrativo, Contratos

A alteração do contrato administrativo para restabelecimento da equação econômico-financeira inicialmente pactuada, nos termos traçados pela Lei n. 8.666/93, é hipótese:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q404476 | Direito Administrativo, Contratos

A participação do Poder Público em um contrato que seja regido predominantemente por normas de direito privado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q401020 | Direito Administrativo, Contratos, FUNRIO

De acordo com a Lei Federal nº 8666, de 21 de junho de 1993 e alterações, os contratos relativos à utilização de programas de informática poderão, após o início de sua vigência, estender-se pelo prazo máximo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q395139 | Direito Administrativo, Contratos, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Em relação às sanções penais e civis aplicáveis aos servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.

Penalidade prevista em contrato administrativo, como punição para inadimplemento de obrigação contratual do particular, não configura sanção civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q401113 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, no que concerne aos processos licitatórios.

Considere que, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários, tenha sido constatada a necessidade de modificação do regime de execução de uma obra. Com base nessa situação, é correto afirmar que a administração, como interessada, pode alterar unilateralmente o contrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q392834 | Direito Administrativo, Contratos, Advogado, CER RR, CESPE CEBRASPE

Com respeito a licitações e contratos — Lei 8.666/1993 e suas atualizações e Resolução ANEEL n.o 456/2000 — e à desapropriação, julgue os seguintes itens.

Em razão dos riscos à coletividade e do prejuízo para o atendimento de outras unidades consumidoras, a concessionária de serviços de fornecimento de energia elétrica poderá suspender, de imediato, o fornecimento quando constatar que o consumidor aumentou a carga instalada sem prévia apreciação da concessionária.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q397036 | Direito Administrativo, Contratos, Auditor, TCE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de fiscalização e orçamentação de obras, julgue os itens subsequentes. Para que a parcela de reajustamento em uma obra seja paga, é necessário que, no contrato firmado entre o contratante e o contratado, haja cláusula de reajuste, com a periodicidade e o critério de atualização monetária.
  1. ✂️
  2. ✂️

690Q393201 | Direito Administrativo, Contratos, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere-se que o TST tenha realizado licitação do tipo técnica e preço para adquirir vinte impressoras e que o resultado da licitação tenha sido homologado, mas ainda não tenham sido celebrados os respectivos contratos.

Com base nessa situação, julgue os itens subseqüentes.

A homologação da licitação confere ao licitante direito a que os contratos sejam celebrados no prazo de trinta dias, contados da publicação do ato homologatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

691Q391105 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Os contratos administrativos podem, com as devidas justificativas, ser alterados unilateralmente pela administração, quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q406286 | Direito Administrativo, Contratos, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Determinado órgão da administração indireta celebrou contrato administrativo cujo objeto era o fornecimento de serviços terceirizados de mão de obra para limpeza e conservação do seu edifício-sede.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito da fiscalização da execução do objeto contratual.

O contratado deve manter um preposto no local dos serviços para representá-lo na execução do contrato, contudo a administração pode aceitar ou rejeitar a pessoa indicada.
  1. ✂️
  2. ✂️

693Q926259 | Direito Comercial, Contratos, 2024

Qual é a função dos contratos de garantia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q398564 | Direito Administrativo, Contratos, Analista, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Licitações e contratos de órgãos da administração pública são regidos pela Lei n.º 8.666/1993. Em relação a essa lei, julgue os itens seguintes.

Contratos com prazo de vigência indeterminados podem ser autorizados para os casos de prestação de serviços realizados de forma contínua.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q399592 | Direito Administrativo, Contratos, Analista de Gestão Corporativa, EPE, CESGRANRIO

Uma entidade da Administração Pública Federal celebrou contrato de prestação de serviços de copeiragem e recepção com a Empresa PQRS, após regular procedimento licitatório. O contrato foi celebrado pelo prazo de 12 meses, contemplando a previsão de reembolso de salários pela contratante e a subordinação dos empregados da contratada à administração dessa contratante.

Nessa situação hipotética, constata-se que o contrato é juridicamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q396268 | Direito Administrativo, Contratos, Analista Técnico, CEGAS CE, UECE

A CEGAS fez uma licitação para a construção de um galpão e a empresa de engenharia Engex tda, que ganhou na modalidade convite, assinou o contrato com o valor fixo e irreajustável de R$ 90.000,00. Porém, durante a execução, a Engex verificou que a quantidade de serviços era maior que a estabelecida em contrato. Para resolver essa situação, a Engex utilizou o que estabelece a ei 8666/93, para essa situação, ou seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q926253 | Direito Comercial, Contratos, 2024

Em um contrato de compra e venda, quem é o promitente vendedor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q401833 | Direito Administrativo, Contratos

Em relação aos contratos administrativos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q403383 | Direito Administrativo, Contratos, Administrador, AGU, NCE

Sobre a rescisão dos contratos administrativos, analise as seguintes afirmativas:

I. A Administração Pública deverá sempre indenizar o contratado na hipótese de rescisão do contrato administrativo.

II. O vício no procedimento licitatório acarreta a rescisão do contrato administrativo dele decorrente.

III. O Poder Judiciário, quando provocado e nas situações previstas na lei, tem competência para rescindir contratos administrativos.

É/São verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.