Questões de Concursos: Contribuições sociais ou parafiscais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Contribuições sociais ou parafiscais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q225834 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Procurador, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do direito tributário brasileiro, julgue os itens de 38 a 45.

O STF já decidiu que é ilegítima a incidência da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS) sobre o faturamento das empresas distribuidoras de derivados de petróleo, pois as mesmas gozam de imunidade tributária.

12 Q222970 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Procurador, PGE PA, UFPA

Analise as proposições a seguir:

I As contribuições só podem ser instituídas para atender às finalidades previstas no art. 149 e 149-A da Constituição: sociais, de intervenção no domínio econômico, do interesse das categorias profissionais ou econômicas e, ainda, de iluminação e segurança públicas.
II No caso específico das contribuições sociais, não haverá juízo de referibilidade a condicionar a posição de contribuinte, já que o art. 195 da Constituição determinou o seu custeio por toda a sociedade.
III No caso das contribuições de intervenção no domínio econômico e do interesse das categorias profissionais ou econômicas, o legislador ordinário pode desvincular livremente a destinação da arrecadação para atender a outras finalidades de interesse público.
IV As contribuições do art. 149 da Constituição pressupõem atividade direta, específica e divisível do Poder Público, sendo orientadas por critérios comutativos, devendo o contribuinte pagar em contraprestação ao serviço utilizado.

De acordo com as proposições apresentadas, estão CORRETAS:

13 Q191427 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, que concernem às espécies
tributárias.

Considere que determinado município institua contribuição para o custeio do regime próprio de previdência e assistência social de seus servidores públicos. Nesse caso, a referida contribuição poderá ser exigida no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a lei instituidora, desde que haja a observância do interregno de noventa dias entre a instituição e a cobrança.

14 Q160970 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Questiona-se atualmente, perante o Poder Judiciário, a incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre as receitas decorrentes de exportação.

Embora seja o tema polêmico e existam decisões judiciais díspares, não é correto afirmar que:

15 Q227813 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Procurador, PGFN, ESAF

Ao dispor sobre a competência do Poder Público, nos termos da lei, de organizar a seguridade social com base em determinados objetivos, quis a Constituição Federal, na realidade, criar uma norma cujo destinatário é o próprio legislador, a quem compete, nos termos da lei, organizar a seguridade social. Sobre estes objetivos, assinale a opção incorreta.

16 Q165600 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tributária e Aduaneira, Receita Federal, ESAF

Relativamente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2002, foram isentas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

17 Q860540 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Advogado OAB, OAB, VUNESP

Assinale a alternativa correta.

18 Q923036 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Advogado OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Constituição Federal, as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico podem

19 Q923218 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Advogado OAB, OAB, VUNESP

As contribuições sociais cobradas do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada, na forma do artigo 195, I, da Constituição Federal, que trata da folha de salários, receita ou faturamento e lucro,

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.