Início

Questões de Concursos Controle da Administração Pública

Resolva questões de Controle da Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q397470 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle da administração pública, julgue os itens seguintes. Decisão administrativa, uma vez submetida a recurso, pode agravar a situação do administrado-recorrente.
  1. ✂️
  2. ✂️

442Q208808 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Em tema de controle da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q403704 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, UNIFAP

Assinale abaixo, a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q398629 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Analise as seguintes assertivas acerca do Controle da Administração Pública, especificamente sobre o Controle Legislativo:

I. O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administração Pública tem que se limitar às hipóteses previstas na Constituição Federal.

II. As Comissões Parlamentares de Inquérito têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros, como, por exemplo, o poder sancionatório.

III. O Controle Legislativo envolve dois tipos de controle: o político e o financeiro; o controle político, como a própria nomenclatura evidencia, abrange apenas aspectos de mérito, e não de legalidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q222444 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Procurador Municipal, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

No que concerne ao controle da administração pública efetuado por meio do Mandado de Segurança, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q392700 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle da administração pública, julgue os itens subseqüentes.

É um exemplo de controle prévio, a autorização do Senado Federal, necessária para que a União, estados, Distrito Federal e municípios possam contrair empréstimos externos.

  1. ✂️
  2. ✂️

448Q190974 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Administrador, TRT 3a Região, FCC

A participação popular no controle da legalidade e moralidade da atividade administrativa pode ser exercida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q106266 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Administrativo Direito, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca do controle da administração
pública.

O mandado de segurança individual tem como requisito para sua impetração a fundamentação em alegações que dependam exclusivamente de dilação probatória, segundo jurisprudência pacífica dos tribunais.

  1. ✂️
  2. ✂️

450Q403769 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública

Julgue os itens a seguir, referentes ao controle da administração pública. A doutrina e a jurisprudência consolidaram-se no sentido de defender que os tribunais de contas podem adentrar-se no exame de mérito do ato administrativo, valendo-se de sua competência de realizar fiscalização operacional da administração direta e indireta.
  1. ✂️
  2. ✂️

452Q837958 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, TC DF Procurador, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando as disposições legais que regem o controle da administração pública e a doutrina relacionada a esse assunto, julgue o item que se segue.

Os programas de integridade a serem implementados por pessoas jurídicas que celebram contratos com o Distrito Federal não são uma imposição, mas uma sugestão legislativa, a fim de ampliar o combate à corrupção.
  1. ✂️
  2. ✂️

453Q405835 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos controles parlamentar, administrativo e judicial, julgue os próximos itens. Em se tratando de controle financeiro, o TCDF, no exercício da função de informação, deve atender às solicitações da CLDF no que se referir à fiscalização dos órgãos e entidades do GDF, mas não poderá detalhar os resultados de auditorias e inspeções realizadas nesses órgãos ou entidades, de modo a resguardar-se o sigilo funcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

454Q401519 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista, FINEP, CESGRANRIO

Qualquer indivíduo ou agente que, por ação ou omissão, causar embaraço, constrangimento ou obstáculo à atuação dos servidores dos órgãos e entidades públicas concedentes ou contratantes e dos órgãos de controle interno e externo do Poder Executivo Federal, no desempenho de suas funções institucionais relativas ao acompanhamento e fiscalização dos recursos federais transferidos, nos termos do § 3o do art. 51, da Portaria Interministerial no 127/2008 e suas atualizações, ficará sujeito à responsabilização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q406923 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de controle da administração pública. O cidadão que ajuizar representação por ato de improbidade administrativa contra agente público que ele sabe ser inocente incorrerá em crime e estará sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais ou morais que houver provocado.
  1. ✂️
  2. ✂️

456Q403356 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública

São finalidades do controle interno d a Administração pública, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q412831 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Advogado, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

João, servidor público ocupante de cargo efetivo no Poder Executivo do Estado de Rondônia, requereu sua aposentadoria, por entender que preencheu os requisitos legais para tal.

Em matéria de controle da Administração Pública e com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal, o ato de concessão inicial de aposentadoria de João deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q407806 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos e aplicações dos controles em geral no âmbito da administração pública, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que as siglas CF, CE/SC, TCU e TCE/SC, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, a Constituição Federal de 1988, Constituição do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O controle externo foi consideravelmente ampliado pela CF, compreendendo a função, entre outras, de consulta, como, por exemplo, na manifestação do TCU sobre as contas prestadas pelo presidente da República, realizada antes do julgamento dessas contas pelo Congresso Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

460Q187417 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Administrador, TJ AM, FGV

De acordo com o Controle Judicial da Administração Pública, o prazo para impetrar o mandado de segurança é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.