Início

Questões de Concursos Controle da Administração Pública

Resolva questões de Controle da Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q397810 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao controle e aos princípios básicos da administração, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um particular obteve do departamento de divisão de obras de determinado município o alvará para iniciar a construção de um prédio em imóvel de sua propriedade. Nessa situação, a administração não poderá revogar essa licença, visto tê-la expedido em razão de um direito subjetivo do particular, que satisfez todas as exigências das normas edilícias.
  1. ✂️
  2. ✂️

882Q266484 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Todos os Cargos, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue o  item  seguinte, referente  ao controle da administração pública.

A competência do Congresso Nacional para sustar os atos normativos do Poder Executivo que tenham exorbitado do poder regulamentar ou de delegação legislativa independe de prévia manifestação do Poder Judiciário

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q393799 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitação, controle da administração pública e responsabilidade civil do Estado, julgue os itens a seguir.

Caso haja vazamento de informações relativas à situação econômica ou patrimonial de contribuinte submetido à fiscalização do fisco, somente haverá responsabilidade civil do Estado se houver dano moral ou patrimonial a esse contribuinte, bem como se for identificado o servidor responsável e apurada a sua culpa ou dolo no evento.

  1. ✂️
  2. ✂️

884Q224846 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

De acordo com a Constituição Federal, o controle externo exercido com o auxílio do Tribunal de Contas contempla a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q393064 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Policial Federal Papiloscopista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle e da responsabilização da administração pública, e com relação ao regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue os itens a seguir.

O Departamento de Polícia Federal (DPF), por estar inserido na estrutura do Poder Executivo, não pode sujeitar-se à fiscalização mediante controle externo, exercida pelo Congresso Nacional, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

886Q392064 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Defensor Público Substituto, DPE MT, FCC

NÃO é característica do regime jurídico estabelecido pela Constituição Federal para o subsídio, como espécie remuneratória,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q395921 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição da República e na legislação pertinente ao controle da administração pública, julgue os itens subseqüentes.

Os agentes públicos, com ou sem remuneração, nomeados, designados ou contratados pela administração pública, estão fora da esfera de efeitos e sanções previstos na legislação referente à improbidade administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

888Q393898 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considere que a ANTAQ tenha editado resolução que exija, como requisito para obtenção de autorização para o afretamento de embarcações estrangeiras, a prévia consulta sobre a disponibilidade de embarcações nacionais que possam fazer a navegação de cabotagem. Acerca dessa situação hipotética e dos atos administrativos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.

As resoluções editadas pelas agências reguladoras com vistas a regular o serviço público concedido, quando dotadas de características de abstração e generalidade, como no caso apresentado, não poderão ser impugnadas diretamente por meio de mandado de segurança, mesmo que haja direito líquido e certo.

  1. ✂️
  2. ✂️

889Q401385 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Controle, TCE PR, FCC

A respeito do controle dos atos administrativos pelo Poder Judiciário, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q412937 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito do controle da administração indireta, julgue os itens subsequentes. As fundações públicas federais submetem-se a controle político, consistente na indicação e sabatina de seus dirigentes pelo Congresso Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

891Q393315 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

892Q394409 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública

Julgue os itens a seguir acerca da possibilidade de controlar judicialmente os atos administrativos.

I - A competência, a forma prescrita e a finalidade dos atos administrativos, sejam eles vinculados ou discricionários, são elementos que sempre podem ser analisados judicialmente.

II - O motivo, pressupostos fáticos ou jurídicos que determinam ou autorizam a realização de um ato, dos atos administrativos vinculados é insindicável pelo Poder Judiciário.

III - Segundo a teoria dos motivos determinantes, há outra forma de controle judicial: a Administração Pública, no exercício de sua discricionariedade, se apresentar motivação expressa e clara deve responder por esta.

IV - As teorias do desvio do poder, do desvio da finalidade e do excesso de poder estabelecem outras formas de controle judicial sobre os atos administrativos.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q401913 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

A respeito da interface entre o controle externo e interno a que se submete a Administração Pública, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q403046 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública

O aspecto mais relevante do controle judicial dos atos administrativos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

896Q401858 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O diretor-geral de um TRT, por considerar obsoletos os computadores utilizados no serviço de recursos humanos, determinou a aquisição de computadores mais modernos. Nessa situação, o ato que estabeleceu essa determinação constituiu exercício de poder discricionário e, por isso, ele não é sujeito a controle judicial.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q391113 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública

Com relação aos controles interno, externo, parlamentar, administrativo e judicial, julgue os itens subsequentes. De acordo com o princípio de autotutela e o sistema de controle existente, o Tribunal de Contas da União e o TCDF estão vinculados por uma relação de hierarquia, visando garantir o emprego efetivo do recurso público.
  1. ✂️
  2. ✂️

898Q836859 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Controle Externo Especialidade Direito, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca do controle da administração pública e a intervenção do Estado na propriedade, julgue o item que se segue.

O controle legislativo político da administração pública direta e indireta ocorre quando ela é submetida à fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, quanto à sua legalidade, economicidade e legitimidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

899Q401230 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

A Pontos Cardeais Ltda. requereu a ministro do TCU vista e extração de cópias da representação do Ministério Público junto à Corte de Contas que resultou em processo de tomada de contas especial (TC) para apurar desvio de verbas recebidas de contrato administrativo de exploração de minério em área localizada em cidade interiorana brasileira. No pedido, a empresa informou que precisava instruir processo judicial em que era cobrada pela ausência de pagamento de valores pela exploração acima referida. O referido ministro do TCU indeferiu o pedido, fundamentado no fato de o caso se encontrar em fase de diligência em que está sendo apurado exatamente o destino dado às receitas supostamente recebidas da autarquia pela empresa. Assim, como a TC não envolve diretamente a empresa, não poderia ela intervir no procedimento administrativo, ainda que para requerer certidões e cópias das peças que o integram. Diante da situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

A empresa tem direito à obtenção de cópias das peças dos autos como decorrência do direito de petição assegurado pela Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

900Q400503 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitação, controle da administração pública e responsabilidade civil do Estado, julgue os itens a seguir.

Por meio da ação civil pública, é possível ao Ministério Público impugnar a constitucionalidade de um tributo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.