Início

Questões de Concursos Controle de Constitucionalidade

Resolva questões de Controle de Constitucionalidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q443182 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

No que se refere à argüição de descumprimento de preceito fundamental é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q447806 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FCC, 2017

De acordo com o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade de leis e atos normativos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q682570 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Segundo Daniel Wunder Hachem (2012), “a temática da omissão do Estado em regulamentar o exercício de direitos fundamentais insere-se na discussão acerca do controle de constitucionalidade por omissão (ainda que não se limite a ela), haja vista que em tais circunstâncias a inação do Poder Público importa descumprimento de comandos constitucionais”. A respeito do assunto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q440957 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Auditor, TCdosM CE, FCC

A inconstitucionalidade de lei municipal em face da constituição estadual pode ser declarada por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q434069 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

O controle de constitucionalidade abstrato de lei ou ato normativo municipal em face da Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q422814 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade

Um agente público do Poder Executivo se dirige a certa empresa para multá-la pelo descumprimento de uma dada lei federal. Na firma, porém, recebe prova do gerente do estabelecimento de que, nas vésperas, transitou em julgado decisão de mérito do Supremo Tribunal Federal, dando por improcedente ação declaratória de constitucionalidade, que tinha por objeto a mesma lei que o agente pretende executar. Como deve agir o agente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1227Q434859 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Defensor Público, DPE SP, FCC

Sobre a pluralização do debate constitucional, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q174765 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Defensor Público, DPE MA, FCC, 2018

No julgamento do MS 32033/DF, de relatoria do Ministro Gilmar Mendes, com redação do acórdão pelo ex-Ministro Teori Zavascki, de 20/06/2013, o Plenário do Supremo Tribunal Federal enfrentou caso em que o Poder Judiciário foi procurado para realizar controle de constitucionalidade prévio de atos normativos. Nessa oportunidade, o Plenário entendeu que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q448948 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Deputado Estadual propõe projeto de lei criando dez funções de confiança na Assembleia Legislativa, a serem providas por livre nomeação e exoneração pelo presidente da casa legislativa, e serem preenchidas por servidores não concursados, com nível superior em Direito, para fins de assessoramento jurídico à Mesa Diretora. No caso em tela, o projeto de lei deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q442072 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista, MPE RO, FUNCAB

Podem propor ação declaratória de constitucionalidade, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q442328 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com referência ao controle de constitucionalidade de leis, julgue os itens de 9 a 13 de acordo com o posicionamento do STF. O município de Aracaju pode ajuizar, perante o Tribunal de Justiça de Sergipe, ação direta de inconstitucionalidade de lei municipal que fira a Constituição estadual.
  1. ✂️
  2. ✂️

1232Q438501 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à inconstitucionalidade por omissão.

No controle de inconstitucionalidade por omissão, a decisão do STF é meramente declaratória, devendo-se dar ciência ao poder competente para adotar as providências necessárias, e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1233Q442862 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

No que concerne à Súmula Vinculante, prevista na Constituição Federal brasileira, está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q672239 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Estagiário, PGE RN, CEAF, 2020

A medida judicial cabível para se declarar a constitucionalidade em tese de lei ou ato normativo federal é

Marcar apenas uma oval.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1235Q225267 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador, PGFN, ESAF

Sobre o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1236Q438013 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador da Fazenda Nacional, PGFN, ESAF

Sobre o sistema brasileiro de controle concentrado de constitucionalidade, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q431885 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp SE, CESPE CEBRASPE

De acordo com o entendimento jurisprudencial do STF em relação ao controle difuso de constitucionalidade, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1238Q426004 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), aos direitos e garantias individuais e ao princípio da legalidade, julgue os itens subsequentes.

O preceito constitucional que estabelece que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei veicula a noção genérica do princípio da legalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1239Q691247 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Titular de Servicos de Notas e de Registros Provimento, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

Avalie as proposições relacionadas ao controle de constitucionalidade exercido pelo Poder Judiciário, no Direito brasileiro. 
I. Só pode ser exercido através do controle difuso. 
II. Admite a interposição de recurso extraordinário na arguição de inconstitucionalidade por via incidental, como também na via concentrada, iniciada nos tribunais inferiores. 
III. Não admite a concessão de tutela de urgência, nas ações diretas de constitucionalidade, em razão do efeito erga omnes das decisões. 
IV. Impõe que a declaração de inconstitucionalidade, havida na ação direta, deve ser comunicada ao Senado Federal, para os fins do artigo 52, X, da Constituição. 
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1240Q443962 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Defensor Público, DPE SP, FCC

Quanto ao controle de constitucionalidade do direito estadual e municipal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.