Questões de Concursos Controle e Avaliação

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21Q1006424 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Qualquer Nível Superior, EBSERH, VUNESP, 2020

A partir dos relatórios de gestão dos anos anteriores, um diretor comercial recém-contratado notou que as vendas da empresa melhoraram significativamente durante 6 meses, mas, após esse período, o volume de vendas estava declinando mês a mês. Intrigado com essa situação, esse diretor entrevistou os vendedores da empresa e descobriu que esses profissionais estavam sendo remunerados tão somente pelas vendas realizadas. Alguns desses vendedores, ávidos por ganhar mais num curto espaço de tempo, prometiam algo que não seria cumprido e inventavam vantagens falsas junto aos clientes. Determinado a mudar essa situação, o diretor comercial propôs considerar, além do volume de vendas, a qualidade no relacionamento com os clientes, ou seja, a introdução de uma política de fidelização junto aos melhores clientes. Assim agindo, esse diretor atuou no sentido de mudar
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22Q972631 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Área Administrativa, TJDFT, FGV, 2022

A organização XYZ é composta por equipes de trabalho pequenas. Na XYZ, o método de avaliação do desempenho humano consiste na comparação de cada funcionário com cada um dos demais membros de sua equipe, ordenando-se, ao final, os funcionários de acordo com as classificações obtidas.

Esse método tradicional de avaliação de desempenho é conhecido como:

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23Q993818 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Edital n 7, IBGE, IBFC, 2022

Utilizar critérios de equidade (justiça) para avaliar o desempenho de um grupo de pessoas dentro da organização, sem deixá-las desmotivadas não é nada fácil. Assinale a alternativa correta quanto à desvantagem da avaliação de desempenho por escalas gráficas.
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24Q1007419 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2023

Um programa de avaliação tem premissas. Estas estão descritas abaixo. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
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25Q1002220 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Área Administrativa, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

A gestão de desempenho dos colaboradores de uma organização constitui atividade fundamental e também desafiadora, de forma que não é raro que em processos de avaliação de desempenho ocorram falhas e desvios, sendo um dos mais comuns o denominado “efeito halo”, o qual ocorre
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26Q993527 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Recursos Humanos, IBGE, AOCP, 2019

O serviço público brasileiro demonstra fortes sinais de mudanças muito desejadas nessa área. As organizações públicas começam a aumentar os níveis de exigências na qualidade dos serviços prestados à sociedade e a eficiência dos servidores passa a ter destaque. Isso indica que os gestores públicos são cada vez mais cobrados a criarem e a implantarem processos de avaliação de desempenho que tragam mais confiança ao processo de gestão e à Gestão de Pessoas no serviço público. Em relação ao processo de avaliação de desempenho, assinale a alternativa correta.
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27Q908182 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores, exceto:

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28Q1010608 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Assistente Administrativo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item subsequente.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que só é bem aplicada quando se concentra nos resultados quantitativos do desempenho atingido pelo colaborador, excluindo aspectos comportamentais e de desenvolvimento.

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29Q993252 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2020

Configuram-se como métodos de avaliação de desempenho:
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30Q993632 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Um gerente precisa fazer a avaliação de desempenho dos membros de sua equipe. O gerente precisa avaliar cada subordinado em quatro itens:

i) relacionamento com os colegas; ii) grau de iniciativa; iii) conhecimentos técnicos da área; iv) assiduidade.

Um dos membros da equipe, João, tem bastante “tempo de casa” e ótimo relacionamento com os colegas. Com base em sua observação da conduta de João, o gerente dá a nota máxima para o item relacionamento com os colegas e, influenciado por essa primeira nota, dá nota máxima a João em todos os outros itens. A situação descrita ilustra uma distorção relativamente comum nos processos de avaliação de desempenho, conhecida como:
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31Q993892 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Municipal e Supervisor, IBGE, FGV, 2022

Suponha que, após a realização do Censo Demográfico de 2022, a direção do IBGE decida realizar uma avaliação de desempenho dos funcionários do Instituto que atuaram no processo, visando avaliar suas contribuições e desempenho.

Para tanto, um método simples e tradicional que poderia ser utilizado para essa avaliação de desempenho é conhecido por:

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32Q987625 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Psicólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca da avaliação e gestão de desempenho, julgue as frases abaixo.

I. A avaliação de desempenho deve ser um processo contínuo que inclua feedback regular e oportunidades de desenvolvimento profissional.
II. A gestão de desempenho é eficaz quando aplicada de forma punitiva.
III. Metas claras e mensuráveis são essenciais para o processo de avaliação de desempenho.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
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33Q994034 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

O método tradicional de avaliação de desempenho que elimina a superficialidade, a generalização e a subjetividade e que consiste em avaliar o desempenho dos servidores por meio de um bloco de frases descritivas que focalizam determinado aspecto do comportamento, em que o avaliador escolherá as frases em cada bloco que mais representa o desempenho do servidor avaliado, é o denominado:
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34Q1011649 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item subsequente.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que só é bem aplicada quando se concentra nos resultados quantitativos do desempenho atingido pelo colaborador, excluindo aspectos comportamentais e de desenvolvimento.

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35Q1011647 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item subsequente.

A gestão do desempenho profissional envolve um processo contínuo de planejamento, acompanhamento e feedback, com o objetivo de alinhar as metas individuais aos objetivos organizacionais e promover o desenvolvimento dos colaboradores.

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36Q1011923 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a gestão de desempenho, motivação e gestão por competências, julgue o item seguinte.

A gestão de desempenho é um processo que se limita ao alcance dos objetivos organizacionais e à entrega de resultados, mediante a realização de revisões periódicas e avaliações sistemáticas das pessoas integrantes do processo.

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37Q974298 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Escrevente de Cartório, TJBA, FCC, 2023

Uma avaliação de desempenho na qual se identifique o denominado “efeito halo”, nos moldes comumente referidos pela literatura,
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