Início

Questões de Concursos Controles interno e externo

Resolva questões de Controles interno e externo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q376202 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Em relação aos controles interno e externo, na Administração Pública, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q376682 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico Administrativo, UFBA, UFBA

A Controladoria Geral da União (CGU) tem, entre outras atribuições, o encargo de avaliar o comportamento administrativo dos órgãos supervisionados e acompanhar os custos globais dos programas setoriais do Governo.

Considerando-se também que é competência do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União, pode-se afirmar:

É de responsabilidade da CGU efetuar auditorias do Sistema de Controle e emitir pareceres conclusivos sobre a observação dos princípios de legalidade, de legitimidade e de economicidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q378010 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico em Planejamento, UEAP AP, UFGO

A função controle da administração pública é desempenhada por órgãos internos e externos à administração, o que demonstra a preocupação do legislador com essa função administrativa na administração pública. No entanto, Matias- Pereira (2010) argumenta que muitos problemas permanecem na administração porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q376049 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação a governança corporativa — conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instruções que regulam a maneira como uma instituição deve ser dirigida, administrada ou controlada —, julgue os itens que se seguem.

O ambiente de controle, referente tanto à cultura organizacional como ao controle propriamente dito, propicia aos servidores dos órgãos uma percepção do que é certo ou errado.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q376060 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico Superior, PGE RJ, FCC

O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Tratase de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. Dentre os principais mecanismos de controle social instituído nos três níveis da federação, a partir da Constituição Federal de 1988, estão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q376376 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Na Administração Pública, cabe ao controle interno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q376720 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

Considerando-se que as políticas são decisões programadas que orientam o dia-a-dia da administração, refletem os objetivos estratégicos e orientam os dirigentes e demais empregados ou servidores em situações que exigem decisão e julgamento, é correto afirmar que, no caso dos órgãos governamentais de controle externo, uma das políticas de relações com o público externo é dar publicidade imediata a quaisquer investigações resultantes de denúncias de irregularidades e manter sob sigilo, perante o denunciante, todas as providências adotadas para a apuração dos fatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q377488 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Assinale a opção correta relacionada à fiscalização de atos e contratos pelo TCU.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q376725 | Administração Pública, Controles interno e externo, Administrador, ANTT, NCE

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q376215 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Em relação aos controles exercidos sobre a Administração Pública, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q375712 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

A respeito do controle da administração, julgue os itens subsequentes.

O Poder Legislativo exerce controle financeiro não só sobre sua própria administração, mas também sobre o Poder Executivo e o Judiciário no que se refere a receitas, despesas e gestão dos recursos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q376201 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o princípio da publicidade, todas as informações levantadas no curso das auditorias executadas pela Controladoria Geral da União nos programas de governo devem ser disponibilizadas publicamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q376209 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Administrativo, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle interno e externo da administração pública federal, julgue os itens subseqüentes.

Na atividade de controle interno, a avaliação da execução de orçamentos visa a comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e a examinar os resultados quanto a economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q377144 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

A maior transparência das ações governamentais visa a elevar

I. a carga tributária;

II. os níveis de controle social;

III. a responsabilização política dos altos administradores públicos;

IV. o controle do executivo sobre o legislativo.

Escolha a opção correspondente às afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q377194 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

Os sistemas de controle que a gestão pública se propõe a implantar têm dois objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q376309 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Com relação à aplicação do método da amostragem pelo Sistema de Controle Interno, é correto afi rmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q375629 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico Judiciário, Supremo Tribunal Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca da fiscalização contábil, financeira e orçamentária da administração pública.

As autoridades administrativas sujeitas ao controle do TCU não se eximem de cumprir as determinações do TCU, sob pena de submeterem-se às sanções cabíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q377465 | Administração Pública, Controles interno e externo, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle da administração pública, julgue os itens que se seguem.

O DFTRANS, por integrar a estrutura administrativa do DF, tem o seu controle interno sob a responsabilidade da CLDF, que o realizará com o auxílio do Tribunal de Contas do DF.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q375968 | Administração Pública, Controles interno e externo, Auditor, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle na administração pública, julgue os próximos itens.

Considere que o órgão de controle interno de instituição de ensino superior fundacional da União tenha constatado que o dirigente de uma unidade da instituição mantém os recursos de um convênio com o MEC em aplicação financeira para prevenir atrasos ou insuficiência em outras transferências. Nesse caso, o órgão de controle deve solicitar diretamente ao TCU a instauração de tomada de contas especial, fato que será, então, comunicado à autoridade responsável.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q377027 | Administração Pública, Controles interno e externo, Técnico Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca da fiscalização contábil, financeira e orçamentária da administração pública.

A função de um ministro de Estado que, nessa qualidade, realiza atividades fiscalizatórias dentro do órgão administrativo não se confunde com a atuação do TCU. A atuação do TCU é uma atribuição decorrente do controle externo a cargo do Congresso Nacional, enquanto a atuação do ministro decorre do controle interno ínsito a cada Poder.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.