Questões de Concursos Convenções partidárias

Resolva questões de Convenções partidárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q456905 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Alguns partidos políticos realizaram, em uma mesma circunscrição, coligação para a eleição proporcional. Cientes da força de um dos candidatos, esses partidos decidiram, por maioria, adotar como denominação da coligação o nome desse candidato. Um dos partidos que compõe a coligação não aceitou e irá atuar de forma isolada.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Não há impedimento na legislação para que a coligação adote como denominação o nome de um dos candidatos. Por isso, não assiste razão ao partido que resolveu agir de forma isolada.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q456389 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Com a chamada verticalização das coligações, surgida neste ano, com a interpretação dada pela justiça à legislação eleitoral, as coligações partidárias para a eleição presidencial foram abolidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q456608 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Delegado de Polícia, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Com relação às convenções partidárias para a escolha de candidatos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q456638 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

As convenções partidárias para escolha de candidatos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q456175 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

No caso de a convenção partidária não indicar o número máximo de candidatos à Câmara dos Deputados que podiam ser registrados, na forma da lei,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q456553 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Analista Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

João, brasileiro, eleitor, maior de 35 anos de idade, candidato a cargo eletivo de vereador nas eleições de 2002 pelo sistema proporcional, não se encontrava filiado a nenhum partido, sob a alegação de que o partido é um órgão governamental que cerceia o livre exercício da candidatura do cidadão, tendo, entretanto, aceitado filiar-se ao partido Y, situado em outro estado da federação e não-organizado na circunscrição eleitoral de João.

Acerca da situação hipotética apresentada e das normas referentes aos partidos políticos, julgue os itens que se seguem.

As convenções partidárias poderão ser realizadas em prédios públicos, mesmo não sendo os partidos pessoas jurídicas de direito público.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q455869 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Analista Judiciário, TRE BA, FCC

Nas unidades da Federação em que o número de lugares a preencher para a Câmara dos Deputados for superior a 20, as Coligações para as eleições proporcionais, independentemente do número de Partidos que as integrarem, poderão registrar candidatos, em relação ao número de lugares a preencher, até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q457085 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

As convenções para escolha de candidatos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q456796 | Direito Eleitoral, Convenções partidárias, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

A respeito das coligações, considere:

I. Na chapa da coligação, podem inscrever-se candidatos filiados a qualquer partido político dela integrante.

II. Os partidos integrantes da coligação devem designar um representante, que terá atribuições equivalentes às de presidente de partido político, no trato dos interesses e na representação da coligação, no que se refere ao processo eleitoral.

III. Apesar de coligados, cada partido político integrante da coligação conservará sua autonomia e a coligação não funcionará como um só partido no relacionamento com a Justiça Eleitoral e no trato dos interesses interpartidários.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.