Início

Questões de Concursos Correlacionamento

Resolva questões de Correlacionamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q343233 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Documentação, TCE PB, FCC

Em cada uma das questões de números 27 e 28, é dado um conjunto de palavras que foi formado segundo determinado critério. Deve-se observar que as palavras de cada linha têm uma relação em comum entre si e descobrir qual palavra deveria estar no lugar do ponto de interrogação para completar corretamente o conjunto.

NAMORO      CASAMENTO         NOIVADO

NOITE             TARDE                     CRESPÚSCULO

PRETO           BRANCO                     ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q340321 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Auxiliar Operacional, CPC PA, UNAMA

Na questão de número 20 são-lhe dadas algumas informações e solicitado que responda à pergunta utilizando os fatos conforme lhe foram apresentados. Assinale apenas uma resposta correta.

Considere que numa vila de casas o Sr. José reside depois do Sr.Fernando e antes do Sr. Osvaldo. O Sr. João reside depois do Sr. Osvaldo e antes do Sr. Carlos. Assim sendo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q341143 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Documentação, TCE PB, FCC

Dos grupos de letras apresentados nas alternativas abaixo, apenas quatro apresentam uma característica comum. Considerando que a ordem alfabética usada, exclui as letras K, W e Y, então o único grupo que NÃO tem a característica dos outros é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q342979 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Se Izabel está em casa, então nem Lucas estuda nem Serginho ouve música. Se Serginho não ouve música, então Érico não vai ao concerto. Se Érico não vai ao concerto, então ele fica triste. Érico não está triste. Logo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q342462 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

Em uma colônia de pescadores, sempre que o mar está agitado, os pescadores ficam em terra firme. Conclusão: se, hoje, o mar está calmo, então os pescadores saíram para pescar.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q341483 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico em Tecnologia da Informação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Três candidatos — Paulo, Sérgio e Renato — se conheceram em Vitória durante o período que antecede a aplicação das provas de certo concurso. Cada um deles é de uma cidade diferente — Recife, Cuiabá e Salvador — e utilizou um meio de transporte diferente para chegar até Vitória — avião, carro e ônibus. Além disso, sabe-se que Paulo viajou de carro, Sérgio mora em Recife e o candidato que mora em Salvador viajou de ônibus.

 Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

O candidato que mora em Cuiabá viajou de avião.

  1. ✂️
  2. ✂️

307Q341502 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

A esposa, o filho e a filha de Marcos são correntistas de uma mesma agência do BRB. Certo dia, entregaram os cartões magnéticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que têm as senhas de números 201001, 201002 e 201003, e os códigos de três letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada cartão e lembrava-se das senhas e dos códigos, mas não das associações entre cartões, senhas e códigos. Ele recordava apenas que a senha do cartão da esposa era 201001 e o código de três letras associado à senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para casa e obteve a informação de que o código do cartão da conta do filho era RBB.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A senha do cartão do filho de Marcos é 201003.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q340267 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente em Administração, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

As normas bancárias exigem que, para tomar empréstimo, o cliente apresente comprovante de renda ou declaração de imposto de renda. Com base nessas normas, determinado banco rejeitou a solicitação do cliente S em razão de a exigência não ter sido cumprida. Conclusão: o cliente S não apresentou comprovante de renda nem declaração de imposto de renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

309Q341346 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Quatro músicos, ao término de uma apresentação, sentaramse ao redor de uma mesa de bar. Alexandre é pianista. Os instrumentos que os outros três tocam são: flauta, violino e violoncelo. Breno está sentado à direita de Alexandre. Viana sentou-se à direita do flautista. Por sua vez, Hugo, que não é violinista, encontra-se à frente de Breno. Sabe-se que cada um desses músicos toca um único desses instrumentos. Assim, pode-se concluir corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q340398 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Possuo três camisetas de time de futebol: P, Q e R. Uma camiseta é do ASA, uma é do CRB e a outra do CSA, não necessariamente nessa ordem. Considerando que somente uma das afirmações abaixo é verdadeira,

I. P é a camisa do ASA.

II. Q não é a camisa do ASA.

III. R não é a camisa do CSA.

quais são os times das camisas P, Q e R, nessa ordem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q342082 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico Judiciário, TRT 18a, FCC

Certo dia, ao observar as atividades de seus subordinados, o chefe de uma seção de uma unidade do Tribunal Regional do Trabalho fez as seguintes declarações:

 – Se Xerxes não protocolar o recebimento dos equipamentos, então Yule digitará alguns textos.

 –Se Xerxes protocolar o recebimento dos equipamentos, então Zenóbia não fará a manutenção dos sistemas informatizados.

 – Zenóbia fará a manutenção dos sistemas informatizados.

 Considerando que as três declarações são verdadeiras, é correto concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q340069 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Assinale a alternativa que substitue corretamente a interrogação na seguinte seqüência numérica: 8 12 24 60

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q342682 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

Três pessoas ? Amália, Beatriz e Cássia ? aguardam atendimento em uma fila, em posições sucessivas. Indagadas sobre seus nomes, a que ocupa a primeira posição entre as três diz: "Amália está atrás de mim"; a que está na posição intermediária diz: " Eu sou a Beatriz"; a que ocupa a terceira posição diz: "Cássia é aquela que ocupa a posição intermediária". Considerando que Amália só fala a verdade, Beatriz mente algumas vezes e Cássia só fala mentiras, então a primeira, a segunda e a terceira posições são ocupadas respectivamente por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q340380 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Edna, Marta e Sandra são analistas de apenas uma das áreas: informática, orçamento e serviço social, mas não necessariamente nessa ordem. Nesse sentido, considere as proposições a seguir.

P: Edna é analista na área de informática.

Q: Marta não é analista na área de informática.

R: Sandra não é analista na área de serviço social.

Sabendo-se que apenas uma dessas proposições é verdadeira, é correto afirmar que

Sandra é analista de serviço social.

  1. ✂️
  2. ✂️

315Q342913 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Especialista em Políticas Públicas, MPOG, ESAF

Ana, Bia e Cátia disputaram um torneio de tênis. Cada vez que uma jogadora perdia, era substituída pela jogadora que estava esperando sua vez de jogar. Ao final do torneio verificou-se que Ana venceu 12 partidas e Bia venceu 21 partidas. Sabendo-se que Cátia não jogou a partida inicial, o número de vezes em que Ana e Bia se enfrentaram foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q341231 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Uma proposição é uma afirmação que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas não como ambas. As proposições são simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, como A, B, C etc., que podem ser conectadas por símbolos lógicos. A expressão A?B é uma proposição lida como "A implica B", ou "A somente se B", ou "A é condição suficiente para B", ou "B é condição necessária para A", entre outras. A valoração de A?B é F quando A é V e B é F, e nos demais casos é V. A expressão ¬A é uma proposição lida como "não A" e tem valoração V quando A é F, e tem valoração F quando A é V. Uma seqüência de 3 proposições da forma A, A?B, B constitui um argumento válido porque sempre que A e A?B, chamadas premissas, tiverem valorações V, então a valoração de B, chamada conclusão, será obrigatoriamente V. A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

Simbolizando-se adequadamente, é correto concluir que a seqüência formada pelas três proposições abaixo constitui um argumento válido. Premissas:

1. A PETROBRAS patrocinar o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é condição suficiente para que o COB promova maior número de eventos esportivos.

2. O COB promove maior número de eventos esportivos.

Conclusão:

3. A PETROBRAS patrocina o COB.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q342300 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Carlos, Paulo e Sérgio fizeram provas de Matemática e Física. Suas notas em cada uma das duas disciplinas estão entre os números 8, 9 e 10 e em cada disciplina suas notas foram diferentes; Carlos foi o único que tirou a mesma nota nas duas disciplinas; Paulo não tirou nota 8 em nenhuma das disciplinas; Sérgio tirou nota 10 em Física. Nessa situação, julgue os itens a seguir.

Em Matemática, a nota de Carlos foi superior à nota de Paulo.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q340030 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

Certo dia, três seguranças - Antero, Bernardino e Catulo - fiscalizaram áreas distintas de uma unidade do Tribunal Regional do Trabalho. Sabe-se que, nessa ocasião,

- eles eram funcionários do Tribunal há 6, 8 e 11 anos;

- as áreas em que exerceram a fiscalização foram: a portaria, o estacionamento e salas de audiência;

- Antero era funcionário do Tribunal há 8 anos;

- Bernardino foi o responsável pela fiscalização da portaria;

- Catulo, que ainda não tinha 11 anos de serviço no Tribunal, não foi responsável pela fiscalização do estacionamento.

Nessas condições, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q342431 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Considere que os termos da sucessão seguinte são obtidos segundo determinado padrão.

(112, 1 114, 11 118, 1 111 116, 11 111 132, . . . )

A soma dos dígitos que compõem o décimo termo dessa sequência é um número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q342808 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Auxiliar Técnico, ELETRONORTE, NCE

João tem mais do que Manuel, mas tem menos do que Pedro. Pedro tem menos do que Altair, que tem mais do que Ambrósio, que tem mais do que João. Dos cinco, o que tem menos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.