Início

Questões de Concursos Crase

Resolva questões de Crase comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q693410 | Português, Crase, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Observe o emprego do acento grave indicador de crase nas seguintes frases:
I. A Secretaria de Saúde ofereceu um curso gratuito ______ que moram nas áreas mais afetadas pelo aumento do número de escorpiões. 
II. A infestação chegou____cidade onde nasci.
III. No documento também se fazia referência____ crianças picadas por cobras.
A opção que completa corretamente as lacunas é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q238621 | Português, Crase, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Texto associado.

       “Se os cachorros correm livremente, por que eu não posso fazer isso também?”, pergunta Bob Dylan em “New Morning” . Bob Dylan verbaliza um anseio sentido por todos nós, humanos supersocializados: o anseio de nos livrarmos de todos os constrangimentos artificiais decorrentes do fato de vivermos em uma sociedade civilizada em que às vezes nos sentimos presos a uma correia. Um conjunto cultural de regras tácitas e inibições está sempre governando as nossas interações coti­dianas com os outros.
       Uma das razões pelas quais os cachorros nos atraem é o fato de eles serem tão desinibidos e livres. Parece que eles jogam com as suas próprias regras, com a sua própria lógica interna. Eles vivem em um universo paralelo e diferente do nosso - um universo que lhes concede liberdade de espírito e paixão pela vida enormemente atraentes para nós. Um cachorro latindo ao vento ou uivando durante a noite faz agitar-se dentro de nós alguma coisa que também quer se expressar.
       Os cachorros são uma constante fonte de diversão para nós porque não prestam atenção as nossas convenções so­ ciais. Metem o nariz onde não são convidados, pulam para cima do sofá, devoram alegremente a comida que cai da mesa. Os cachorros raramente se refreiam quando querem fazer alguma coisa. Eles não compartilham conosco as nossas inibições. Suas emoções estão ã flor da pele e eles as manifestam sempre que as sentem,


                     (Adaptado de Matt Weistein e Luke Barber. Cão que late não morde. Trad. de Cristina Cupertino. S.Paulo: Francis, 2005. p 250)

Os cachorros são uma constante fonte de diversão para nós porque não prestam atenção às nossas convenções sociais.

Sem prejuízo da correção, a crase empregada na frase acima poderá ser mantida caso o segmento grifado seja substituído por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q55503 | Português, Crase

Considerando o uso ou não da crase, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q193187 | Português, Crase, Agente Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, poderia ser empregado o acento indicativo de crase no "a", em "o acesso a qualquer velharia escrita" (l.17).

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q671603 | Português, Crase, Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia de Pesca, CODEVASF, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

  A história da irrigação se confunde, na maioria das vezes, com a história da agricultura e da prosperidade econômica de inúmeros povos. Muitas civilizações antigas se originaram assim, em regiões áridas, onde a produção só era possível com o uso da irrigação.    

     O Brasil, dotado de grandes áreas agricultáveis localizadas em regiões úmidas, não se baseou, no passado, na irrigação, embora haja registro de que, já em 1589, os jesuítas praticavam a técnica na antiga Fazenda Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro. Também na região mais seca do Nordeste e nos estados de Minas Gerais e São Paulo, era utilizada em culturas de cana-de-açúcar, batatinha, pomares e hortas. Em cafezais, seu emprego iniciou-se na década de 50 do século passado, com a utilização da aspersão, que se mostrou particularmente interessante, especialmente nas terras roxas do estado de São Paulo.    

    A irrigação, de caráter suplementar às chuvas, tem sido aplicada na região Centro-Oeste do país, especialmente em culturas perenes.  

    Embora a região central do Brasil apresente boas médias anuais de precipitação pluviométrica, sua distribuição anual (concentrada no verão, sujeita a veranicos e escassa ou completamente ausente no inverno) permite, apenas, a prática de culturas anuais (arroz, milho, soja etc.), as quais podem se desenvolver no período chuvoso e encontrar no solo um suprimento adequado de água.    

    Já as culturas mais perenes (como café, citrus, cana-de-açúcar e pastagem) atravessam, no período seco, fases de sensível deficiência de água, pela limitada capacidade de armazenamento no solo, o que interrompe o desenvolvimento vegetativo e acarreta colheitas menores ou nulas.  

      A vantagem e a principal justificativa econômica da irrigação suplementar estão na garantia de safra, a despeito da incerteza das chuvas. 

  Na região Nordeste, a irrigação foi introduzida pelo governo federal e aparece vinculada ao abastecimento de água no Semiárido e a planos de desenvolvimento do vale do São Francisco. Ali, a irrigação é vista como importante medida para amenizar os problemas advindos das secas periódicas, que acarretam sérias consequências econômicas e sociais.    

    No contexto das estratégias nacionais de desenvolvimento, um programa de irrigação pode contribuir para o equacionamento de um amplo conjunto de problemas estruturais. Com relação à geração de empregos diretos, a agricultura irrigada nordestina é mais intensiva do que nas outras regiões do país. Na região semiárida, em especial no vale do São Francisco, a irrigação tem destacado papel a cumprir, como, aliás, já ocorre em importantes polos agroindustriais da região Nordeste.    

     A irrigação constitui-se em uma das mais importantes tecnologias para o aumento da produtividade agrícola. Aliada a ela, uma série de práticas agronômicas deve ser devidamente considerada.


Internet: (com adaptações). 

No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto apresentado, julgue o item que se segue.

O emprego do sinal indicativo de crase no trecho “de caráter suplementar às chuvas”, no terceiro parágrafo, é facultativo; portanto, a supressão desse sinal não prejudicaria a correção gramatical do trecho.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q117838 | Português, Crase, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Nas alternativas abaixo, o acento da crase foi usado pela mesma razão, EXCETO, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q201222 | Português, Crase, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa que completa as lacunas do trecho a seguir, empregando o sinal indicativo de crase de acordo com a norma-padrão.

Não nos sujeitamos ________ corrupção; tampouco cederemos espaço _______ nenhuma ação que se proponha _______ prejudicar nossas instituições.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q693921 | Português, Crase, Procurador Jurídico, Prefeitura de Poá SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Ameaças globais
  A mudança climática continua sendo percebida como a maior ameaça global, diz o Pew Research Center. Realizado no ano passado com mais de 27 mil pessoas em 26 países, o estudo indicou um fortalecimento dessa percepção. Em 2013, 56% viam o aquecimento global como uma grande ameaça. Em 2017, eram 63%. No ano passado, o porcentual foi de 67%. No Brasil, 72% apontaram a mudança climática como uma relevante ameaça global.
  Confirma-se, assim, que o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade do planeta, o que tem muitas consequências sociais, políticas e econômicas. Por exemplo, os governos que se mostrarem alheios ou contrários a essa preocupação estarão contrariando os sentimentos de sua própria população, além de se colocarem na contramão da história. Outro inegável efeito é que, com populações cada vez mais atentas a questões ambientais, ampliar o acesso a novos mercados exige o compromisso de melhorar as práticas ambientais. Ser indiferente ao meio ambiente é um meio de um país se isolar na esfera internacional.
  Além do aquecimento global, o terrorismo foi outra grande preocupação constatada na pesquisa. Em oito países, entre eles, Rússia, França, Indonésia e Nigéria, o Estado Islâmico foi visto como o maior risco global. Também cresceu a preocupação com os ataques cibernéticos. Em quatro países, incluindo Estados Unidos e Japão, o risco cibernético foi a preocupação internacional mais citada.
  No mundo inteiro, cresceu a preocupação com o poder e a influência dos Estados Unidos. Em dez países, metade ou mais das pessoas entrevistadas afirmou que o poder americano é uma grande ameaça ao seu país. Foi a maior mudança de sentimento entre as ameaças globais avaliadas. Na Alemanha, o crescimento foi de 30%; na França, de 29%; no Brasil e no México, de 26%.
  O estudo revelou um dado interessante a respeito da percepção sobre o risco envolvendo a situação da economia global. Embora seja citado em muitos lugares como uma ameaça significativa, tal perigo não é visto em nenhum país como a principal ameaça. O Pew Research Center destacou que isso ocorreu mesmo naqueles países em que as economias nacionais tiveram avaliações especialmente negativas, como a Grécia e o Brasil.
  Tem-se, assim, que a avaliação que a população de um país faz sobre as ameaças globais pode não ser muito objetiva. Às vezes, há perigos que as pessoas não querem ver. Tal fato mostra a importância de os governos atuarem de forma responsável, com base em dados empíricos e estudos consistentes. Nesta situação, ideologias não são um bom parâmetro para a análise de riscos. (O Estado de S. Paulo. 17.02.2019. Adaptado)
O sinal indicativo de crase está corretamente empregado na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q374020 | Português, Crase, Agente de Serviços de Operação, CPTM SP, RBO, 2017

Acerca do acento indicativo de crase, analise as frases abaixo.

I. Distribuía panfletos à toda e qualquer pessoa que passasse pela catraca da estação.

II. Na fila do embarque no trem, os idosos passam à frente dos demais.

III. Este veículo está à serviço da companhia de trens.

IV. Os trabalhadores não se opuseram à essa nova norma.

O acento indicativo de crase está empregado corretamente, de acordo com a norma-padrão, apenas na(s) frase(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q169291 | Português, Crase, Auxiliar Judiciário, TJ PA, VUNESP

Texto associado.

                    Após queixas, palavrão vira falta em pelada de condomínio no Rio

          Peladeiros de um condomínio de classe média alta na Barra da Tijuca, no Rio, criaram uma nova regra para as partidas disputadas no campo do clube que serve aos moradores: palavrão é falta.
          Cada vez que um jogador reagir de forma malcriada a um lance ríspido ou a uma marcação do juiz, seu time será punido.
          A regra surgiu a partir de queixas de moradores. “Fica chato para quem mora aqui ou pratica alguma atividade física ao redor do campo ter que ouvir palavrões ao lado de seus filhos, da família”, diz Vitor S., 25, morador do condomínio e peladeiro.
          Segundo ele, a decisão não aboliu totalmente as expressões grosseiras durante as partidas, mas elas com certeza diminuíram. “A gente pensa duas vezes antes de falar para não cometer falta.”
          Devido às queixas, os peladeiros e a administração do condomínio fizeram o acordo. Coube à administração instalar as placas pelo campinho informando sobre a nova regra.
          Para os jovens locais, a nova medida é educativa e simboliza respeito com a vizinhança. “Mas ainda tem gente que não consegue se controlar. Aí toma falta e prejudica o time”, afirma o estudante Kaique C., 15.

                    (Diana Brito. Folha de S. Paulo, 31.05.2011. Adaptado)

Assinale a alternativa que completa a frase a seguir, apresentando o emprego correto do sinal indicativo de crase.

Para as partidas no campo de futebol, estabeleceu-se uma nova regra – palavrão é falta – imposta...

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q686837 | Português, Crase, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
Quanto ao emprego do sinal indicativo de crase, a alternativa que apresenta um substituto correto para a expressão sublinhada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q686606 | Português, Crase, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CEEERS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões. 
            
         Por que a depressão é mais comum em mulheres? Novo estudo tenta responder     
                                                                                                                                          Maria Tereza Santos
01 O sexo feminino possui um risco quase duas vezes maior de desenvolver a depressão.
02 Pois um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, investigou a fundo o cérebro
03 de homens e mulheres para tentar desvendar possíveis mecanismos biológicos por ........ disso.
04 Os pesquisadores recrutaram 115 indivíduos saudáveis (69 mulheres e 46 homens). Eles
05 foram separados em dois grupos: um deveria in ? erir pequenas doses de endotoxinas
06 (substâncias que promovem uma inflamação cerebral controlada), e o outro tomava um
07 placebo.
08 Duas horas depois, todos os participantes executaram uma tarefa que visava testar o
09 sistema de recompensa do cérebro — um conjunto de estruturas que promove a sensação de
10 prazer e que, na depressão, é inibido. Enquanto isso, a massa cinzenta dos voluntários era
11 monitorada por um aparelho de ressonância magnética funcional.
12 Com base nas informações dos exames, os cientistas constataram que, nas mulheres que
13 haviam recebido aquela substância inflamatória, a atividade do tal sistema de recompensa
14 diminuiu, o que não aconteceu com os homens que tomaram as endotoxinas e com todo o
15 grupo placebo.
16 “Isso sugere que mulheres com distúrbios crônicos inflamatórios podem ser
17 particularmente vulneráveis __ desenvolver depressão através da diminuição da sensibilidade
18 __ recompensas”, arremata, em comunicado __ imprensa, a psicóloga Mona Moieni,
19 da Universidade da Califórnia, que liderou a análise.
20 Limitações da investigação
21 Apesar dos resultados serem significativos, é importante analisá-los com cuidado. “Os
22 autores su ? erem que os achados explicariam a maior prevalência da doença em mulheres, mas
23 isso não pode ser concluído através da pesquisa”, comenta o psiquiatra Antonio Egidio Nardi, da
24 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Certamente fatores genéticos e hormonais
25 também devem influir aí”, completa.
26 Um trabalho de 2017 que contou com a participação de Nardi, por exemplo, mostra que
27 o DNA pode estar por ........ dos processos inflamatórios que desencadeariam certos transtornos
28 mentais. Nesse levantamento, os experts avaliaram marcadores genéticos e inflamatórios em
29 pacientes que já haviam tentado o suicídio.
30 “Demonstramos que a carga genética talvez dificulte o bom funcionamento cerebral em
31 situações de estresse, favorecendo a reação inflamatória e agravando o quadro depressivo”,
32 explica o psiquiatra.
33 Por que as mulheres são mais propensas à depressão
34 Segundo Nardi, em geral, esse transtorno surge da interação de fatores genéticos com o
35 estresse. “Depois da primeira crise, parece que a doença segue um curso próprio. Os fatores
36 ambientais e emocionais vão perdendo a capacidade de influir”, complementa o professor.
37 Acontece que a genética e a flutuação hormonal seriam mais preponderantes no
38 desenvolvimento da doença entre o sexo feminino. “Antes da menopausa, a incidência de
39 depressão é pelo menos duas vezes maior nas mulheres. Após a menopausa, é a mesma para
40 os dois sexos”, exemplifica Nardi. Isso indica que os hormônios femininos, que caem em
41 concentração depois dessa fase, têm um papel na depressão.
42 Discussões à parte, fica cada vez mais claro que a depressão não surge apenas por causa
46 de aspectos sociais e psicológicos.
(Fonte: https://saude.abril.com.br – 11 jun 2019 – adaptação)
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 17 e 18 (duas ocorrências), considerando a necessidade ou não do uso da crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q55491 | Português, Crase, CESPE CEBRASPE, 2019

Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.

Políticas de controle da natalidade não são uma solução viável, não só porque violam a liberdade das famílias de decidir seu tamanho, mas, também, porque causam um vazio geracional que, futuramente, poderá ter diversos impactos negativos para a sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q833771 | Português, Crase, Prefeitura de Irati SC Professor de Inglês, GS Assessoria e Concursos, 2021

Compare estes pares de frases abaixo:
I – A noite é breve
II – À pressa é inimiga da Perfeição
III – À noite, seja breve
IV – O bolo de chocolate não ficou bom porque foi assado às pressas.
Assinale a alternativa correta quanto ao uso da Crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q55498 | Português, Crase

A era das compras

A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente, se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfixia. Mas a maioria das pessoas, ao longo da história, viveu em condições de escassez. A fragilidade era, portanto, sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e a dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos e nunca desperdiçava comida. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas.
O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. A frugalidade é uma doença a ser curada. Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
Durante a maior parte da história, as pessoas teriam sido repelidas, e não atraídas, por esse texto. Elas o teriam considerado egoísta, indecente e moralmente corrupto. O consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 357-358) 

Ao analisar os hábitos de consumo, o autor do texto avalia esses hábitos de consumo contrapondo os mesmos aos hábitos de consumo que havia em épocas de maior frugalidade.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q374582 | Português, Crase, Oficial de Atendimento, Câmara Municipal de Dois Córregos SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase está empregado corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q690048 | Português, Crase, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a oração incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q693565 | Português, Crase, Escriturário, Câmara Municipal de Sertãozinho SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir, conforme a normapadrão da língua portuguesa.
Lavar roupas sintéticas na máquina ______ temperatura normal causa a liberação no esgoto de grandes quantidades de minúsculas fibras de plástico. Essa é a primeira pesquisa ___ identificar os fiapos da roupa lavada como uma fonte de poluição. Estes fiapos se adicionam ___ preocupações quanto a outras variedades maiores e mais visíveis de lixo plástico, que resultaram em medidas como ___ proibição de sacolas de compras feitas desse material.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q390469 | Português, Crase, Caderno 1, UFMG, UFMG

Assinale o erro no emprego ou não emprego da crase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q373928 | Português, Crase, Técnico Judiciário, Tribunal Superior do Trabalho, FCC, 2017

...... mobilização dos mais diversos profissionais que faziam ...... vezes de figurantes da ópera e dos estudantes que participavam do coro da Ufgrs, ...... que se acrescentar a dedicação do maestro Pablo Komlós, formado pela Academia Real da Hungria, sob a orientação de Kodály, então ...... frente da Ospa, em que se manteve até 1978.

Preenche correta e respectivamente as lacunas da frase acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.