Início

Questões de Concursos Crimes Contra Administração

Resolva questões de Crimes Contra Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q463914 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Advogado, PREV São José PR, FAUEL, 2017

Acerca dos crimes praticados contra a Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q458932 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Analise a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q463959 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito dos crimes contra a administração pública.

Wilson, réu em ação penal, resistiu ao cumprimento de mandado judicial, de forma omissiva, recusando-se a abrir o portão de sua casa, para evitar o ingresso do oficial de justiça no imóvel e a execução do mandado judicial. Nessa situação, Wilson cometeu crime de resistência, em sua forma qualificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q458928 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes previstos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. Devido à previsão legal de outras sanções para a hipótese, segundo o entendimento do STJ, não pratica o crime de desobediência o indivíduo que livre e conscientemente, descumprindo medida protetiva de urgência deferida em favor de sua ex-companheira, aproxima-se dela e com ela mantém contato.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q461386 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Francisco, advogado, tendo encontrado Carlos no tribunal de justiça onde este trabalhava, percebeu que Carlos estava utilizando a impressora do cartório judicial para imprimir os rascunhos de sua monografia de final de curso. Indignado, Francisco ofendeu Carlos e afirmou que ele era um servidor público desonesto, que não merecia integrar os quadros do tribunal. Indignado com essa acusação, Carlos chamou a polícia judiciária, que prendeu o causídico. Ao encaminhar Francisco à delegacia, Antônio, um policial militar, exigiu que Francisco lhe pagasse R$ 500,00 para ser solto. Contudo, Francisco não atendeu à exigência e permaneceu preso. Por sua vez, César, diretor de secretaria e chefe de Carlos, ao tomar conhecimento de que seu subordinado havia usado a impressora do cartório para fins particulares, por pena, deixou de comunicar a ocorrência à corregedoria do tribunal.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, a respeito dos crimes contra a administração pública.

Francisco praticou o crime de desacato, porque ofendeu, sem razão, Carlos, um servidor público que estava no exercício de suas funções no tribunal.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q463356 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Quem se opõe à execução de ato legal, mediante ameaça a quem esteja prestando auxílio ao funcionário público competente para executá-lo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q460372 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

Sobre os crimes contra a Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q461142 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Técnico Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra o patrimônio e à administração pública, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

O funcionário público X, ocupante de cargo efetivo, em razão da sua função, tem acesso, por meio de senha individual, ao sistema de banco de dados do seu órgão de lotação, que é restrito a determinados funcionários.

Nessa situação hipotética, o funcionário X cometerá o crime de usurpação da função pública caso forneça sua senha a pessoa que não esteja autorizada a acessar o sistema e esta, por sua vez, acesse o sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q458903 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

A conduta de opor-se mediante violência ou ameaça à execução de ordem legal advinda de funcionário competente tipifica o crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q458970 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Analista Judiciário, TRE CE, FCC

Manoel e Reinaldo, funcionários de uma copiadora, utilizavam carimbos de autenticação pertencentes a um determinado Ofício de Notas e Protestos da comarca de Aracaju, fornecidos pelo próprio Tabelião, em cópias de documentos, encaminhando-as posteriormente ao cartório para aposição de assinaturas por escreventes autorizados. Manoel e Reinaldo praticaram em tese, crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q357730 | Direito Penal, Crimes Contra Administração

Particular que se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário público competente para executá-lo, caracteriza o crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q459836 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Advogado, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos penais dispostos no Código Penal e nas leis penais extravagantes. No mesmo contexto fático, são incompatíveis o crime de corrupção ativa praticado por particular e o crime de concussão praticado por funcionário público.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q460125 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da parte especial do Código Penal e das leis penais extravagantes, julgue os itens que se seguem. A corrupção ativa é um crime próprio, pois só é assim considerada quando praticada por funcionário público em detrimento da administração pública, e implica receber ou solicitar vantagem indevida para o cumprimento de uma obrigação funcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q459879 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q461972 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da parte especial do direito penal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Mário, delegado de polícia, com o intuito de proteger um amigo, recusa-se a instaurar inquérito policial requisitado por promotor de justiça contra o referido amigo. Nessa hipótese, Mário praticou crime de desobediência.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q357804 | Direito Penal, Crimes Contra Administração

No crime de resistência, é necessário que haja, na oposição do ato legal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q358396 | Direito Penal, Crimes Contra Administração

A pena prevista pelo Código Penal para o crime de “resistência” (CP, art. 329), por expressa disposição legal, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q462815 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Auxiliar de Segurança Interna, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Acerca das noções elementares de direito penal, indispensáveis aos profissionais de segurança, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Juarez, auxiliar de segurança de uma empresa privada, no desempenho de suas funções, foi chamado a intervir em discussão entre duas empregadas da empresa. Na abordagem inicial, Juarez, com muita tranqüilidade e urbanidade no trato da questão, solicitou às mulheres que se acalmassem e cessassem a discussão, uma vez que estavam comprometendo o ambiente de trabalho. Diante da interferência de Juarez, uma das mulheres, muito exaltada, passou a proferir xingamentos contra o auxiliar de segurança, cuspindo-lhe ofensivamente no rosto. Nessa situação, caberá a Juarez dar voz de prisão à mulher, pela prática de crime de desacato.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q462972 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos crimes contra a Administração Pública, julgue os itens subsequentes. Caracteriza corrupção ativa oferecer vantagem indevida a policial militar, ainda que em horário de folga e à paisana, para que este se omita quanto a flagrante que presenciou.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.