Início

Questões de Concursos Crimes Funcionário Público

Resolva questões de Crimes Funcionário Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q461891 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação penal, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q462529 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV, 2017

Catarina leva seu veículo para uma determinada entidade autárquica com o objetivo de realizar a fiscalização anual. Carlos, funcionário público que exerce suas funções no local, apesar de não encontrar irregularidades no veículo, verificando a inexperiência de Catarina, que tem apenas 19 anos de idade, exige R$ 5.000,00 para “liberar” o automóvel sem pendências. Catarina, de imediato, recusa-se a entregar o valor devido e informa o ocorrido ao superior hierárquico de Carlos, que aciona a polícia. Realizada a prisão em flagrante de Carlos, a família é comunicada sobre o fato e procura um advogado para que ele preste esclarecimentos sobre a responsabilidade penal de Carlos. Diante da situação narrada, o advogado da família de Carlos deverá esclarecer que a conduta praticada por Carlos configura, em tese, crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q462537 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

[A], funcionário público, e [B], pessoa dele conhecida, caixa em um famoso banco privado, resolveram subtrair um notebook e uma impressora da companhia de abastecimento de água na qual [A] exerce suas funções. [B] sabe que [A] assumiu as funções recentemente na empresa pública. [A], em um feriado, valendo-se da facilidade que o seu cargo lhe proporciona, identifica-se na recepção e diz ao porteiro que havia esquecido sua carteira de motorista, e que ali voltara para buscá-la, pois iria viajar para o interior do estado para aproveitar a folga do feriado, tendo, assim, o seu acesso liberado naquele prédio público. Rapidamente, dirige-se para o local onde o computador portátil e a impressora se encontravam guardados e, abrindo uma janela que dava acesso para a rua, o entrega a [B], que ansiosamente aguardava do lado de fora do mencionado prédio. [A] despede-se do porteiro e vai ao encontro de [B], para que, juntos, transportassem os bens subtraídos. Qual o crime praticado por [A] e por [B]?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q462665 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal do Rio de Janeiro RJ, FJG

O Código Penal Brasileiro, no Capítulo em que trata especificamente sobre os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em Geral, prevê expressamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q459346 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Administrador, UFPR, NC UFPR, 2017

Sobre os crimes contra a Administração Pública e o conceito de funcionário público para fins penais, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q462943 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assessor Técnico Jurídico, Tribunal de Contas Estadual RN, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra a administração pública, julgue os itens a seguir.

As penas dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral serão aumentadas da terça parte quando os autores forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

287Q460151 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Sobre os crimes contra a administração pública, julgue os próximos itens.

Caso o indivíduo X, servidor público, aceite dinheiro oferecido pelo indivíduo Y para retardar o andamento de processo que tramita na vara onde X exerce suas funções, os dois deverão responder por corrupção passiva, em concurso de pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

288Q463246 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico, MPE MS, FGV

O funcionário público que solicita, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida pratica o crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q463786 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Defensor Público, DPE PR, FCC, 2017

No que se refere aos crimes contra a Administração pública, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q462523 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Considere:

I. Tutor dativo.

II. Funcionário de empresa prestadora de serviço contratada para execução de atividade típica da Administração Pública.

III. Funcionário de empresa conveniada para execução de atividade típica da Administração Pública.

Equipara-se a funcionário público para os efeitos penais os indicados APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q459711 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Administrador, UFPR, NC UFPR, 2017

Considere que o Sr. Fulano de Tal, servidor público, que se encontra em férias, pega ?emprestado? o veículo de sua repartição para utilizar durante as férias com sua família. Qual é o crime contra a Administração Pública por ele, em tese, cometido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q462112 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Um servidor público, concursado e estável, praticou crime de corrupção passiva e foi condenado definitivamente ao cumprimento de pena privativa de liberdade de seis anos de reclusão, em regime semiaberto, bem como ao pagamento de multa.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O servidor deve perder, automaticamente, o cargo público que ocupa, mas poderá reingressar no serviço público após o cumprimento da pena e a reabilitação penal.
  1. ✂️
  2. ✂️

293Q463429 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

Complete corretamente a lacuna abaixo:

Comete crime de ___________ o funcionário público que se apropriar de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q459859 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auxiliar Administrativo, TJ PR, TJ PR

Dentre os crimes contra Administração Pública, "apropriar-se o funcionário pú- blico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio", configu- ra-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q461139 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com base no que estabelece o Código Penal sobre falsidade documental e crimes praticados por funcionário público.

A omissão, em documento público, de declaração que dele deveria constar, ou a inserção de declaração falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato jurídico relevante, sujeita o funcionário público a pena de reclusão de um a cinco anos e multa, se o documento for público; e de um a três anos e multa, se o documento for particular. A pena será aumentada em um sexto se a falsificação ou alteração for de assentamento de registro civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q459145 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O carcereiro que condiciona o acesso da esposa do preso para a visita íntima à prática de relações sexuais com ele próprio pratica crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q463242 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação penal extravagante e aos crimes definidos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. Suponha que um servidor público tenha solicitado de um particular vantagem indevida, com a finalidade de deixar de praticar ato de ofício a que estava obrigado, e que o particular não se tenha rendido à solicitação, denunciando o fato à autoridade policial competente. Nessa situação, independentemente das sanções administrativas cabíveis, o servidor não deve responder pelo crime de corrupção passiva, pois este somente se configura quando a solicitação do agente é atendida.
  1. ✂️
  2. ✂️

298Q463243 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Netuno solicitou R$ 2 000,00 de Plauto para retardar a prática de ato de ofício, tendo Plauto efetuado o pagamento da mencionada quantia. Todavia, Netuno não retardou a prática do ato de ofício apesar de ter recebido a vantagem. Netuno cometeu crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q462779 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Policial Legislativo Federal, Senado Federal, FGV

Apesar de ciente do comportamento faltoso de subordinado no exercício do cargo, o superior hierárquico, por indulgência, deixou de responsabilizá-lo. Com aquele comportamento omissivo, em tese, o superior praticou o crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q462021 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Argemiro, gerente do setor administrativo de determinada empresa pública federal, apropriou-se, em proveito próprio, de recursos financeiros da entidade, que lhe foram confiados em razão do cargo, contando, para tanto, com ajuda de seu amigo Túlio.

Com referência à situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

O sujeito passivo do crime narrado é Túlio, pois este apenas auxiliou a ação de Argemiro, sem deter o domínio do fato.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.