Início

Questões de Concursos Crimes Funcionário Público

Resolva questões de Crimes Funcionário Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q461700 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor de Controle Externo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas de direito penal vigentes, julgue os próximos itens.

A advocacia administrativa, crime praticado por funcionário público contra a administração pública, abrange interesses privados legítimos ou ilegítimos.

  1. ✂️
  2. ✂️

582Q463345 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Jurídico, CREA TO, MSConcursos

Em relação aos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

583Q458758 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, TRE MG, FCC

Adônis, valendo-se da qualidade de servidor público, vinha patrocinando, diretamente, interesses particulares do casal Perseu e Afrodite junto ao Ministério das Comunicações; Apolo, também servidor público, vinha retardando, indevidamente, a prática de suas atribuições, para satisfazer interesses pessoais de ordem patrimonial e moral. Nesse caso, Adônis e Apolo devem responder, respectivamente, pelos crimes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q358158 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público

Acerca dos crimes contra a administração pública definidos no Código Penal, julgue os itens de 76 a 80. Se um funcionário público se apropria de dinheiro ou de qualquer outra utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outra pessoa, pratica o crime denominado peculato por erro de outrem; se, no entanto, o erro daquele que entregou o dinheiro ou qualquer outra utilidade foi provocado dolosamente pelo próprio funcionário que recebeu a coisa, o crime será o de corrupção passiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

585Q357697 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público

O funcionário autorizado que exclui indevidamente dados corretos dos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano comete o crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q357597 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público

Praticado o peculato culposo, fica extinta a punibilidade do funcionário público que repara o dano antes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q460530 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Guilhermino, funcionário público estadual estável, exige de Gabriel tributo que sabe ser indevido aproveitando-se da situação de desconhecimento do cidadão. Neste caso, segundo o Código Penal brasileiro, Guilhermino praticou crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q463912 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

Analise:

I. Inserir dados falsos em sistema de informações (Artigo 313-A do Código Penal).

II. Entrar em rede corporativa e alterar informações sem autorização prévia (Artigo 313-B do Código Penal).

III. Interceptação de comunicação de informática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei (Artigo 10 da Lei no 9º296/96).

IV. Copiar um conteúdo e não mencionar a fonte, baixar arquivos de mídia que não possua controle de direitos autorais (Artigo 139 do Código Penal).

No que se refere a crimes eletrônicos, está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q461743 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico de Controle Externo, TCE MG, FCC

O funcionário que patrocina interesse privado perante a administração pública, valendo-se de sua qualidade, comete o crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q459258 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Advogado, Desenvolve SP, VUNESP

Responderá pelo crime de concussão (CP, art. 316, caput) o funcionário público que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q463133 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Advogado, CEF, CESGRANRIO

Jonas é funcionário público estatutário exercendo a função comissionada de Chefe da Seção de Documentação do órgão Y, vinculado ao estado W. Ciente do cometimento de ilícito por parte do seu subordinado Cícero, por indulgência, não o responsabiliza.

Nesse caso, ocorreu o crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q357958 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O chefe do departamento de recursos humanos (DRH) de um determinado órgão público, apesar de tomar conhecimento formal de que seu subordinado, em um final de semana, manteve conjunção carnal com sua namorada, menor de treze anos de idade, não promoveu nenhum ato para responsabilizá-lo administrativamente nem levou o fato ao conhecimento da autoridade superior. Nessa situação, o chefe do DRH não responderá pelo crime de condescendência criminosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

595Q358544 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Em reforma do Código Penal, no ano de 2000, foi introduzido, no Capítulo dos Crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em geral, o seguinte tipo penal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q462269 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Advogado, Prefeitura de Patis MG, COTEC

O funcionário público que tem por obrigação analisar o pedido e, se cumpridos os requisitos, conceder alvará para realização de obra, para agilizar o procedimento de análise e concessão, solicita ao munícipe pleiteante uma doação em dinheiro para o time de futebol da cidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

597Q459482 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a administração pública, do sujeito ativo dos crimes, do concurso de agentes, da tentativa e do crime consumado, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um analista de finanças e controle exigiu de um gestor público a importância de R$ 20.000,00 como condição para não inserir, em um relatório de auditoria, irregularidades constatadas no repasse de recursos de um convênio do qual era responsável. No momento da entrega da quantia em dinheiro exigida, o analista de finanças foi preso por agentes de polícia. Nessa situação, pelo fato de o servidor público não ter chegado a receber o dinheiro indevidamente exigido, restou configurada a mera tentativa do crime de concussão.
  1. ✂️
  2. ✂️

598Q357596 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público

Um servidor ocupante de cargo em comissão, mediante cobrança indevida de vantagem a determinado cidadão, deixou de lançar o IPTU relativo ao seu imóvel. Diante do exposto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q462313 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

No que concerne ao crime de corrupção ativa, considere:

I. Tício comentou com um amigo que estava decidido a oferecer dinheiro a um fiscal que iria examinar os livros de sua empresa no dia seguinte.

II. Tício ofereceu R$ 5.000,00 ao fiscal, objetivando determiná-lo a não multar sua empresa pelas irregularidades que apresentava.

III. O fiscal, aceitou a oferta de Tício e deixou de multar a sua empresa pelas irregularidades que apresentava.

Ocorreu a consumação do delito nas situações indicadas APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q463350 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, a respeito dos crimes contra a administração pública. Considere que um funcionário público competente para tanto empregue, na cobrança de contribuição social devida, meio vexatório, não-autorizado pela lei. Nessa situação, o funcionário pratica crime de concussão.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.