Início

Questões de Concursos Crimes Funcionário Público

Resolva questões de Crimes Funcionário Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q463453 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

“Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”. O tipo penal descrito corresponde ao crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q460132 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Lucius, funcionário público, escrevente de cartório de secretaria de Vara Criminal, apropriou-se de um relógio valioso que foi remetido ao Fórum juntamente com os autos do inquérito policial no qual foi objeto de apreensão. Lucius cometeu crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q460062 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

De acordo com o Código Penal, pratica crime de prevaricação o agente público que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q462438 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Paulo é chefe de uma repartição pública, onde também trabalha Julia, sob a sua supervisão e subordinação. Tomando conhecimento de uma falta funcional praticada por esta sua funcionária, deixa de tomar as providências próprias exigidas por seu cargo e de responsabilizá-la, pois sabendo que ela é mãe de três filhos, acredita que necessita continuar exercendo suas funções sem mácula na ficha funcional. Descoberto o fato, em tese, a conduta de Paulo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q459111 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp RS, FAUGRS, 2017

Com relação aos crimes contra a administração pública, considere as afirmações a seguir.

I - Considera-se funcionário público, para fins penais, quem, embora transitoriamente, exerce cargo, emprego ou função pública, desde que com remuneração.

II - O objeto material do crime de peculato-apropriação pode ser dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel ou imóvel, sempre de natureza pública, de que tem o funcionário público a posse em razão do cargo.

III- A existência da corrupção ativa independe da existência da corrupção passiva, isto é, a bilateralidade não é requisito indispensável.

IV- No peculato culposo, a reparação do dano, se precede a sentença irrecorrível, extingue a punibili- dade; se lhe é posterior, reduz à metade a pena imposta.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q461955 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Agente de Telecomunicações Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

O servidor público que exige para outrem, indiretamente, fora da função, mas em razão dela, vantagem indevida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q460801 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça nbsp CE, IESES, 2018

E certo afirmar:

I. Tem-se para o crime de peculato a ação penal pública incondicionada, sendo relevante a sua natureza dolosa ou culposa, podendo, portanto, trata-se de ação penal pública condicionada.

II. Promover no registro civil a inscrição de nascimento inexistente, nos termos do Código Penal se constitui em crime com pena prevista de reclusão com o seu mínimo e máximo fixados entre dois e seis anos.

III. Prevaricação é o ato de solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

IV. O crime de peculato, recepcionado pelo Código Penal, apresenta as seguintes figuras típicas: a) peculato-apropriação; b) peculato-desvio; c) peculato-furto; d) peculato-culposo.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q460291 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Escrivão, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos crimes contra o patrimônio, a administração e a paz pública, cada um dos itens seguintes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um fiscal de uma autarquia, antes de assumir a função, mas em razão dela, exigiu de um empresário a importância de R$ 5 mil para agilizar a tramitação de um relatório de impacto ao meio ambiente. Nessa situação, o fiscal praticou o crime de concussão.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q462819 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Portuário III, Empresa Maranhense de Administração Portuária MA, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito dos crimes contra a administração pública. Constitui crime de peculato na modalidade de desvio a aplicação de recurso para o alcance de finalidade diversa da prevista em lei, ainda que tal aplicação atenda ao interesse público.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q462422 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

É correto afirmar sobre o crime de peculato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q463658 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor Substituto de Conselheiro, TCM RJ, FCC

O médico chefe de hospital público que retarda a expedição de atestado de óbito por animosidade com a família do falecido comete crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q458842 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista, MPE MT, UNEMAT

Acerca dos crimes funcionais, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q463100 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Oficial de Justiça, TJ MA, ESAG

"C", funcionário público, recebeu um processo administrativo para dar andamento, pois faz parte de suas atribuições. Ao analisar o processo verificou que se tratava de "D", por quem "C" nutre um profundo desafeto. Diante da constatação de que o processo era de "D", "C" não dá o devido andamento ao processo, atrasando-o por meses. Conforme o Código Penal a hipótese configura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q459384 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Técnico em Regulação do Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

No crime de Violação de Sigilo de Proposta de Concorrência, caso o agente da administraçao pública devasse o sigilo de proposta de concorrência pública, ou proporcione a terceiro o ensejo de devassá-lo, a pena a ser aplicada é a de multa e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q462217 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Procurador Previdenciário, IPREVI ES, IBEG, 2017

Considerando o disposto no Código Penal Brasileiro quanto aos crimes contra a Administração Pública, indique a alternativa na qual a definição corresponde ao tipo penal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q460977 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

O conceito de funcionário público para fins penais não se confunde com o conceito para outros ramos do Direito. Em sendo crime próprio praticado por funcionário público contra a Administração, aplica-se o artigo 327 do Código Penal, que apresenta um conceito amplo de funcionário público para efeitos penais. Por outro lado, o artigo respeita o princípio da legalidade, disciplinando expressamente em que ocasiões determinado indivíduo será considerado funcionário público para fins de definição do sujeito ativo de crimes próprios. Sobre o tema ora tratado e de acordo com o dispositivo acima mencionado, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q463165 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Auditor Fiscal Tributário Municipal I Prova 4, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A conduta do funcionário público que, em razão da função exercida, solicita vantagem indevida, sem, contudo, chegar a recebê-la, caracteriza, em tese,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.