Início

Questões de Concursos Crimes contra a Honra

Resolva questões de Crimes contra a Honra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q177507 | Direito Penal, Crimes contra a honra, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito dos procedimentos, julgue os seguintes itens.

Com relação ao processo e julgamento dos crimes de calúnia e injúria, de competência do juiz singular, o pedido de explicações deve ser ajuizado no juízo cível e tem natureza jurídica de medida preliminar, obrigatória à propositura da ação penal.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q463780 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

Considere a hipótese de a Defensoria Pública ser procurada por uma pessoa que alega ter sido acusada de desonesta, ladra, canalha, devassa etc. Analisando os fatos o defensor entende que a reclamante é inocente. O acusador deverá responder por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q371255 | Direito Penal, Crimes contra a honra, FGV

Roberta, enquanto conversava com Robson, afirmou categoricamente que presenciou quando Caio explorava jogo do bicho, no dia 03/03/2017. No dia seguinte, Roberta contou para João que Caio era um “furtador”.

Caio toma conhecimento dos fatos, procura você na condição de advogado(a) e nega tudo o que foi dito por Roberta, ressaltando que ela só queria atingir sua honra.

Nesse caso, deverá ser proposta queixa-crime, imputando a Roberta a prática de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q459082 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Técnico legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de imunidades parlamentares e do cumprimento de medidas socioeducativas, cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Lindolfo, deputado federal, manifestando-se em discurso realizado no plenário da Câmara dos Deputados, proferiu palavras ofensivas a colega que estava sendo submetido a processo de cassação, imputando-lhe a prática de crime de corrupção passiva, porque teria recebido dinheiro de empresa que visava influenciar a aprovação de projeto de lei de seu interesse. Nessa situação, caso se apure a falsidade da imputação, Lindolfo responderá pelo crime de calúnia, pois que esse delito não se encontra abrangido pela imunidade parlamentar.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q370614 | Direito Penal, Crimes contra a honra, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q459915 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

José na janela da empresa em que seu desafeto Pedro trabalhava, gritou em altos bravos que o mesmo era "traficante de entorpecentes". Nesse caso, José cometeu crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q370588 | Direito Penal, Crimes contra a honra, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q462014 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Inspetor de Polícia Legislativa, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a honra, julgue os itens seguintes. Ao afirmar falsamente que Luís praticou incesto contra sua filha Laura, de 20 anos de idade, Sandro praticou crime de calúnia, que, no entanto, exige a comunicação a terceiros, que não a vítima, para a consumação.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q463851 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Juiz Federal Substituto, TRF 2a

Leia as assertivas e, ao final, marque a opção correta:

I - Não constituem calúnia ou difamação punível a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parle ou por seu procurador;

II - No crime de calúnia, o qucrelado não pode ingressar com a exceção da verdade quando o fato imputado à vítima constitua crime de ação privada e não houver condenação definitiva sobre o assunto;

III Os crimes de calúnia e difamação exigem afirmativa específica acerca dc fato determinado. Já na injúria as assertivas não consideram fatos específicos, e se referem a afirmações vagas e gerais feitas à pessoa do ofendido.

IV - É isento dc pena o querelado que. antes da sentença, se retrata cabalmente da injúria ou da difamação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q463750 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Promotor de Justiça, MPE RS, MPE RS

Considere o enunciado abaixo e as propostas para completá-lo. Nas indenizações por dano moral em casos de ilícitos contra a honra subjetiva, segundo o pensamento consagrado no direito brasileiro, o arbitramento do valor pecuniário deve nortear-se

I - pelo objetivo de reprimir a repetição da prática ilícita por parte do agente.

II - pelo objetivo de propiciar à vítima condições materiais que se traduzam em sentimento prazeroso como contra ponto da dor sofrida.

III - pela condição econômica do agressor e do agredido.

IV - pelo princípio da condenação simbólica, quando for inviável a valoração, haja vista as características do ilícito e da dor experimentada pela vítima.

V - pela repercussão econômica que o ilícito acarretou para a vítima.

Quais afirmativas estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q370815 | Direito Penal, Crimes contra a honra, FGV

Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto: “para a ocorrência de __________, não basta a imputação falsa de crime, mas é indispensável que em decorrência de tal imputação seja instaurada, por exemplo, investigação policial ou processo judicial. A simples imputação falsa de fato definido como crime pode consituir __________, que, constitui infração penal contra a honra, enquanto a __________ é crime contra a Administração da Justiça”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q462755 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Oficial de Justiça, TJ MA, ESAG

Conforme o Código Penal é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q234826 | Direito Penal, Crimes contra a honra, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra a honra, assinale a opção correta com base no que dispõe a legislação de regência e no entendimento jurisprudencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q462441 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Defensor Público de Segunda Categoria, DPE SE, CESPE CEBRASPE

À luz do direito penal, julgue os itens a seguir. A distinção entre injúria e difamação é que, nesta, o agente atribui fato ofensivo à reputação da vítima, por exemplo: ?Vi a moça X saindo às altas horas da madrugada da casa de Fulano de Tal, homem casado?, enquanto, na injúria, o agente não atribui ao ofendido a prática de um fato determinado, mas, sim, de uma qualidade negativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q371352 | Direito Penal, Crimes contra a honra, FGV

Ana Maria, aluna de uma Universidade Federal, afirma que José, professor concursado da instituição, trai a esposa todo dia com uma gerente bancária.

A respeito do fato acima, é correto afirmar que Ana Maria praticou o crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q463081 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Escrivão, Polícia Civil TO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos temas de direito penal, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Antônia foi vítima de injúria praticada por Margarida no dia 10/10/2007, tendo, por intermédio de advogado, requerido a instauração do competente inquérito policial no dia 15/10/2007 e oferecido queixa-crime no dia 31/10/2007. Nessa situação, agiu corretamente o advogado de Antônia, pois o crime de injúria é de ação privada, e só será admitida a queixa se oferecida no prazo de seis meses a contar do dia em que o ofendido veio a saber quem é o autor do delito.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.