Início

Questões de Concursos Crimes contra a vida

Resolva questões de Crimes contra a vida comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q460452 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Todos os enunciados abaixo correspondem a causas que aumentam a pena de um terço à metade do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q461563 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

É correto afirmar que o crime de homicídio é privilegiado se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q459005 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Advogado, ASTC SC, UNESC

De acordo com o Código Penal Brasileiro:

I – O crime do infanticídio consiste em matar o próprio filho, durante o parto ou logo após.

II – Quem deixar de recolher, no prazo legal, contribuição ou outra importância destinada à previdência social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do público, responderá por apropriação indébita previdenciária.

III – O indivíduo que transportar ou conduzir em proveito alheio coisa que sabe ser produto de crime não está cometendo qualquer crime.

IV – Quem oferecer ao público mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebêla em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, sem intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente, está cometendo o crime de violação de direito autoral.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q463966 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes ao direito penal e ao direito processual penal. No crime de homicídio, é possível a presença simultânea de circunstâncias qualificadoras de natureza objetiva e de circunstância atinente ao privilégio de diminuição de pena.
  1. ✂️
  2. ✂️

305Q459401 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Paulo Sérgio esgotou seu potencial lesivo ao atirar 12 vezes, com sua pistola, contra Luís Antônio. Este, atingido por seis projéteis, foi internado em um hospital e submetido a uma cirurgia. A morte, porém, ocorreu por força de uma infecção causada por uma bactéria alojada em um dos projéteis. No caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q460278 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Policial Civil Delegado, Polícia Civil MS, FAPEC

José está desempregado, doente e sua família passa por necessidades financeiras agudas. É casado com uma belíssima mulher, de nome Ana, que o ama muito. João, o vizinho, interessado em manter relacionamento amoroso com Ana, e percebendo que ela ama muito José, passa a induzir José ao suicídio, fazendo nascer em sua mente a idéia de suicidar-se. Para tanto João invoca a péssima situação financeira de José. Após fazer nascer em José a idéia do suicídio, João passa a instigá-lo ao suicídio, incentivando a idéia mórbida pré-existente. Por fim, e passando do auxílio moral para o auxílio material, João empresta uma corda para que José ceife a própria vida. José dirige-se a um bosque, amarra a corda em um galho alto, sobe em um banquinho e passa a movimentar-se, visando derrubar o banquinho. Ocorre que pelo declive do terreno o banquinho não cai. João, que estava à espreita observando a ação de José, apanha um galho e empurra um dos pés do banquinho, fazendo com que este tombe. José morre asfixiado. Estabelecida essa verdade no inquérito policial, caberá ao Delegado de Polícia indiciar João:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q357508 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida

O aborto provocado pela gestante é crime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q463919 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Analista Judiciário, TJ SE, CONSULT

José, mediante promessa de recompensa, subtrai a vida de João. Diante de tal circunstância, verifica- se a ocorrência do crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q460628 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Inspetor de Polícia Legislativa, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Na exposição de motivos do código penal promulgado em 1940, nota-se a imensa preocupação do legislador com os crimes contra a vida, em especial com o homicídio doloso. Com respeito a esse tipo de homicídio e a sua investigação policial, julgue os itens que se seguem. O homicídio do gênero ocasional é aquele ocorrido em decorrência de algum distúrbio mental apresentado pelo autor e é de motivação difícil de delinear em virtude de sua complexidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q461457 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Procurador de Assistência Judiciária, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da ação penal nos crimes contra os costumes, julgue os itens a seguir.

Para efeitos penais, notadamente na análise do homicídio qualificado pelo emprego de veneno, tal substância é aquela que tenha idoneidade para provocar lesão ao organismo humano ou morte.

  1. ✂️
  2. ✂️

311Q178909 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Defensor Público, DPE RO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos crimes contra a pessoa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q370523 | Direito Penal, Crimes contra a vida, CESPE CEBRASPE

Suponha que Bárbara tenha se suicidado após ter sido induzida e instigada por Mercedes. Nessa situação hipotética, segundo o CP, a pena de Mercedes será duplicada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q459617 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

Considerando-se que o perito criminal Martim, durante sua oitiva em inquérito policial que apura um crime de homicídio, tenha omitido informações relevantes a respeito do laudo pericial que elaborou, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q202379 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, IPAD

Com relação ao crime de aborto, responda a assertiva correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q458810 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Analista Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

A respeito dos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, julgue os itens que se seguem.

Nos delitos de homicídio e de roubo, a pena será aumentada caso o crime tenha sido praticado com o emprego de arma de fogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

316Q461979 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a direito penal. Suponha que Joaquim, mentalmente são, praticou, em estado de inconsciência, um homicídio, advindo da ingestão excessiva, porém voluntária, de bebida alcoólica. Nessa situação, Joaquim deverá responder pelo homicídio e poderá ter a pena reduzida de um a dois terços.
  1. ✂️
  2. ✂️

317Q461755 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes previstos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. De acordo com a doutrina e a jurisprudência dominantes, o chamado homicídio privilegiado-qualificado, caracterizado pela coexistência de circunstâncias privilegiadoras, de natureza subjetiva, com qualificadoras, de natureza objetiva, não é considerado crime hediondo.
  1. ✂️
  2. ✂️

318Q460051 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética acerca das normas pertinentes à parte geral do Código Penal seguida de uma assertiva a ser julgada. Manoel, com 22 anos de idade, efetuou um disparo contra um adolescente que completaria 14 anos no dia seguinte. Em razão das lesões provocadas pelo disparo, o adolescente faleceu, já tendo completado os 14 anos de idade. Sabe-se que, no crime de homicídio doloso, a pena é aumentada caso a vítima seja menor de 14 anos de idade, mas nessa situação, o aumento da pena não é aplicável, pois o homicídio só se consumou quando a vítima já havia completado 14 anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

319Q371376 | Direito Penal, Crimes contra a vida, FGV, 2018

Márcia e Plínio se encontraram em um quarto de hotel e, após discutirem o relacionamento por várias horas, acabaram por se ofender reciprocamente. Márcia, então, querendo dar fim à vida de ambos, ingressa no banheiro do quarto e liga o gás, aproveitando-se do fato de que Plínio estava dormindo.

Em razão do forte cheiro exalado, quando ambos já estavam desmaiados, os seguranças do hotel invadem o quarto e resgatam o casal, que foi levado para o hospital. Tanto Plínio quanto Márcia acabaram sofrendo lesões corporais graves.

Registrado o fato na delegacia, Plínio, revoltado com o comportamento de Márcia, procura seu advogado e pergunta se a conduta dela configuraria crime.


Considerando as informações narradas, o advogado de Plínio deverá esclarecer que a conduta de Márcia configura crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q459046 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de diversos institutos de direito penal, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Determinada mãe, sob influência do estado puerperal e com o auxílio de terceiro, matou o próprio filho, logo após o parto. Nessa situação, considerando que os dois agentes são maiores e capazes e agiram com dolo, a mãe responderá pelo delito de infanticídio; o terceiro, por homicídio.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.