Início

Questões de Concursos Crimes contra a vida

Resolva questões de Crimes contra a vida comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q172273 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Após ter ciência da gravidez de sua namorada Silmara, Nicanor convence a gestante a abortar, orientando-a a procurar uma clínica clandestina. Durante o procedimento abortivo, praticado pelo médico Horácio, Silmara sofre grave lesão, decorrente da imperícia do profissional, perdendo, pois, sua capacidade reprodutiva. Nesse contexto, considerando que a intervenção cirúrgica não era justificada pelo risco de morte para a gestante ou em virtude de estupro prévio, Silmara, Nicanor e Horácio responderão, respectivamente, pelos crimes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q202727 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

Fabrício conduzia um trator no interior de sua fazenda, arando a terra para uma plantação, quando, por descuido, atropelou Laurete, que foi internada e perdeu uma das pernas. Assim, Fabrício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q157943 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

Para os efeitos dos crimes contra a vida, considera - se morta a pessoa nomomento emque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q462446 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Assessor Jurídico de Gabinete de Juiz de Entrância Final, TJ PI, FCC

Maria e seu namorado João praticaram manobras abortivas que geraram a expulsão do feto. Todavia, em razão da chegada de terceiros ao local e dos cuidados médicos dispensados, o neonato sobreviveu. Nesse caso, Maria e João responderão por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q460154 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Policial Civil Auxiliar de Perito Criminal, Polícia Civil TO, CESPE CEBRASPE

Pedro, penalmente imputável, comprou uma carteira de habilitação falsa e passou a dirigir seu veículo automotor sem qualquer problema. Em determinado dia, após uma desavença havida em um bar, Pedro, aproveitando-se que dois de seus desafetos estavam atravessando a via pela qual trafegava, empreendeu alta velocidade no veículo e, intencionalmente, atropelou os dois pedestres. Uma das vítimas faleceu no próprio local em decorrência das lesões experimentadas; a outra permaneceu internada, com perigo de morte, por 40 dias.

Acerca da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens que se seguem.

Em relação aos crimes contra a pessoa, Pedro responderá por homicídio e lesão corporal dolosos, sem prejuízo da imputação de eventuais qualificadoras e das sanções correspondentes aos demais delitos praticados.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q358183 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida

Analise detidamente as seguintes situações: Casuística 1: Amarildo, ao chegar a sua casa, constata que sua filha foi estuprada por Terêncio. Imbuído de relevante valor moral, contrata Ronaldo, pistoleiro profissional, para tirar a vida do estuprador. O serviço é regularmente executado. Casuística 2: Lucas concorre para um infanticídio auxiliando Julieta, parturiente, a matar o nascituro – o que efetivamente acontece. Lucas sabia, desde o início, que Julieta estava sob a influência do estado puerperal. Levando em consideração a legislação vigente e a doutrina sobre o concurso de pessoas (concursus delinquentium), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q180318 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Defensor Público, DPE MT, FCC

João matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q229609 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Promotor de Justiça, MPE SE, CESPE CEBRASPE

Getúlio, a fim de auferir o seguro de vida do qual era beneficiário, induziu Maria a cometer suicídio, e, ainda, emprestou- lhe um revólver para que consumasse o crime. Maria efetuou um disparo, com a arma de fogo emprestada, na região abdominal, mas não faleceu, tendo sofrido lesão corporal de natureza grave.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q174838 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Delegado de Polícia, PC RO, FUNCAB

Imagine a seguinte hipótese: Caio, com a intenção de apenas atingir fatalmente Lúcia, efetua vários disparos de arma de fogo e acaba atingindo o ombro da vítima e também toda a lataria do carro desta.Assinale a alternativa que tipifica a situação descrita.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q240698 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE

Para recuperar parte de seu território de venda de drogas, Mauro decidiu matar André, traficante rival. Com esse fim, Mauro entregou uma pistola de calibre .40 a Flávio, seu parceiro no tráfico, e o aconselhou que aguardasse André em um beco, para atingi-lo sem que os demais membros do grupo rival percebessem sua presença. Flávio se posicionou no local indicado e, com a aproximação de André, efetuou um disparo, que atingiu Joana, namorada de André. Na fuga, Flávio foi avistado em via pública por policiais militares (PMs) e, durante a perseguição, atirou, com a arma de fogo, na direção dos PMs, no intuito de atingi-los. No entanto, graças aos erros de pontaria, os tiros atingiram apenas a viatura policial, danificando seu motor. Flávio descartou a pistola em uma lixeira e se refugiou em uma residência, tendo sido preso pelos PMs, que o localizaram. Joana faleceu durante atendimento hospitalar.

Nessa situação hipotética,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q232799 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Antônio chama seu "capanga" Marcelo e determina que mate seu desafeto Mário. Marcelo se arma com uma clava, esconde-se atrás de uma árvore, mas, no momento em que Mário passa, não tem coragem de golpeá-lo e desiste. Diante disso, Antônio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q459567 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

De acordo com o Código Penal, o crime de induzimento, instigação ou auxílio a suicídio terá a pena duplicada se

I. o crime ocorrer por motivo egoístico.

II. a vítima for menor ou tiver diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.

III o suicídio se consumar.

IV. da tentativa de suicídio resultar lesão corporal de natureza grave.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q358214 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida

João, com intenção de matar, efetua vários disparos de arma de fogo contra Antônio, seu desafeto. Ferido, Antônio é internado em um hospital, no qual vem a falecer, não em razão dos ferimentos, mas queimado em um incêndio que destrói a enfermaria em que se encontrava. Assinale a alternativa que indica o crime pelo qual João será responsabilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q460799 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Perito Médico Legista, POLITEC AP, FCC, 2017

De acordo com o Código Penal brasileiro, artigo 123, infanticídio é matar, sob influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após. Nesse tipo de crime, haverá a perícia psiquiátrica da mulher. Nesse contexto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q62517 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, CESPE CEBRASPE

Com relação aos delitos tipificados na parte especial do Código Penal, julgue o item subsecutivo.  

A circunstância do descumprimento de medida protetiva de urgência imposta ao agressor, consistente na proibição de aproximação da vítima, constitui causa de aumento de pena no delito de feminicídio. 
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q157349 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Assessor Jurídico, TJ PR, TJ PR

Mévio sofre de sonambulismo e seus ataques são frequentes. Em determinada noite, durante um desses ataques, Mévio se levanta, dirige-se ao exterior de sua casa e, tendo um espasmo, acaba empurrando Adolfo de um penhasco, que é vizinho às residências de ambos. Adolfo falece em virtude de lesões decorrentes da queda. Ao acordar, sem ter nenhuma consciência nem lembrança do que ocorreu, Mévio é informado do episódio e fica bastante feliz com a brutal morte de Adolfo, seu desafeto. Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q255524 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Pedro, esposo ciumento, ao chegar em casa, surpreendeu sua esposa, Maria, na cama com outro homem. Maria, ao ser apanhada em flagrante, ofendeu verbalmente Pedro, com palavras de baixo calão. Em choque, o marido traído, completamente enraivecido e sob domínio de violenta emoção, desferiu dois tiros de revólver, matando Maria e ferindo seu amante. O laudo de exame cadavérico atestou não só o óbito de Maria, mas também que ela estava grávida de dois meses, circunstância desconhecida por Pedro.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, a respeito dos crimes contra a pessoa.

Na hipótese em apreço, a incidência da qualificadora do motivo fútil no homicídio seria descabida.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q463575 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp RS, FAUGRS, 2017

Acerca do crime de homicídio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q462101 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Policial Civil Escrivão, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a pessoa, julgue os itens subseqüentes.

Não se pune o aborto praticado por médico, se a gravidez tiver resultado de estupro e o aborto, precedido de consentimento da gestante.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q686529 | Direito Penal, Crimes contra a Vida, Guarda Municipal, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Sobre o Crime de Homicídio, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.