Início

Questões de Concursos Crimes contra as finanças públicas

Resolva questões de Crimes contra as finanças públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q63346 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, CESPE CEBRASPE

Com base no Código Penal e na jurisprudência dos tribunais superiores, julgue o item a seguir, a respeito dos crimes contra a administração pública.

O agente público que ordena despesa para utilizar-se ilegalmente de passagens aéreas e diárias pagas pelos cofres públicos comete o crime de prevaricação.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q668189 | Direito Penal, Crimes contra as finanças públicas, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

A respeitos dos crimes contra as finanças públicas, conforme previsto na legislação penal, configura crime “ordenar despesa não autorizada por lei”, sujeitando o infrator à seguinte pena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q358433 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, referente aos crimes contra a administração pública, seguida de uma assertiva a ser julgada. O presidente de determinada câmara de vereadores, agindo com vontade livre e consciente, autorizou administrativamente, faltando sete meses para o término da legislatura, o pagamento de vantagens pecuniárias — gratificações e horas extras — a servidores da referida casa legislativa, com o aumento da despesa total com pessoal. Nessa situação, o presidente praticou o crime de aumento de despesa total com pessoal no último ano de mandato ou legislatura.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q459322 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

O Código Penal tipifica no Art. 359-C o crime de assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura: “Ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do último ano do mandato ou legislatura, cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exercício seguinte, que não tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa”. Sobre o referido crime, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q462918 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador Jurídico, Câmara Municipal de Linhares ES, FUNCAB

O funcionário público que firma contrato de arrendamento mercantil, em nome da pessoa jurídica de direito público, mas sem prévia autorização legislativa, pratica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q461806 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador do Ministério Público, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

No que tange aos crimes contra as finanças públicas, julgue os itens seguintes. O crime consistente em ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura, é delito material e não se caracteriza quando o aumento de despesa estiver dentro dos percentuais da receita corrente líquida estabelecidos em legislação própria.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q461909 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Auditor de Controle Externo, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei de Improbidade Administrativa, bem como nos crimes previstos na Lei de Licitações e nos crimes contra as finanças públicas, julgue os itens que se seguem. O agente que autorizar a inscrição, em restos a pagar, de despesa que não tenha sido previamente empenhada ou que exceda o limite estabelecido em lei pratica crime contra as finanças públicas, e, não, mera infração administrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q159699 | Direito Penal, Crimes contra as finanças públicas, Assistente Social, TJ SC, FGV

O Art. 359-D do Código Penal prevê o crime de Ordenação de despesa não autorizada, prevendo o preceito primário “ordenar despesa não autorizada por lei”.

Sobre tal delito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q463049 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Analista Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca do crime de assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q463336 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador, MPE SC, FEPESE

A conduta “ordenar ou autorizar a inscrição em restos a pagar, de despesa que não tenha sido previamente empenhada ou que exceda limite estabelecido em lei” constitui o tipo penal descrito no art. 359-B do Código Penal. Dos vários elementos integrantes do tipo pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q461090 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a administração pública, julgue os itens subsecutivos. Situação hipotética: Determinado indivíduo autorizou a assunção de obrigação, no último quadrimestre do mandato, mesmo sabendo que não haveria contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa para o pagamento de parcela que venceria no exercício seguinte. Assertiva: Nessa situação, o referido indivíduo praticou crime contra as finanças públicas, estando sujeito a pena de reclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q460460 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador do Ministério Público, Tribunal de Contas do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

No que tange aos crimes contra as finanças públicas, julgue os itens seguintes. Por força de dispositivo expresso constante no CP, a caracterização dos crimes contra as finanças públicas depende de pronunciamento definitivo da corte de contas.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q459720 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador, MPE SC, FEPESE

O sistema normativo penal brasileiro, em relação aos Crimes Contra as Finanças Públicas, caracteriza-se pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q462067 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual RO, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas de direito penal vigentes, julgue os próximos itens.

O governador que infringe, patentemente, e de qualquer modo, lei orçamentária está sujeito a responder por crime de responsabilidade, para o qual a sanção prevista não é privativa de liberdade.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q458922 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e contra a organização do trabalho, julgue os seguintes itens.

O crime de gestão fraudulenta é classificado como crime próprio, formal e de perigo concreto, tendo como elemento subjetivo apenas o dolo, não havendo a forma culposa.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q462797 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O princípio da transparência fiscal traz a ideia de que toda atividade financeira deve se desenvolver com clareza e transparência, como forma de legitimação do Estado Social e Democrático de Direito. Visando dar aplicabilidade a esse princípio, a Lei nº 10.028/2000 introduziu os artigos 359-A até 359-H no Código Penal, trazendo os chamados Crimes contra as Finanças Públicas.

Sobre o tema, é correto afirmar que o crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q459662 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Auditor Fiscal Tributário Municipal I Prova 4, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Nos crimes contra o sistema financeiro,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q462785 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Auditor, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe o Código Penal (CP) e na interpretação doutrinária da legislação penal, julgue os itens seguintes. Os dispositivos legais que definem os crimes contra as finanças públicas previstos no CP são leis penais em branco, na sua totalidade, visto que dependem de complementação por norma de direito financeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.