Início

Questões de Concursos Crimes contra o patrimônio

Resolva questões de Crimes contra o patrimônio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q459967 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Procurador Jurídico, Prefeitura de Itapororoca PB, EXAMES amp CONSULTORIA

O crime de estelionato tem como momento consumativo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q358118 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Maria e Aparecida, previamente ajustadas e com unidade de desígnios, subtraíram do interior de um escritório de contabilidade, de propriedade exclusiva de João, a importância de R$ 10.000,00. Maria estava separada judicialmente de João, que era irmão de Aparecida. Um empregado de João levou o fato ao conhecimento da autoridade policial, que instaurou inquérito policial. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir

Maria e Aparecida praticaram um crime de furto qualificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q462435 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Delegado de Polícia, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do STF, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q370033 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, CESPE CEBRASPE

Acerca do dolo e da culpa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q172921 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos crimes contra o patrimônio, cada um dos itens
subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Marcelo, simulando portar arma de fogo, subtraiu para si dois aparelhos celulares, pertencentes a pessoas diversas, amedrontando as vítimas. Nessa situação, Marcelo deve responder por crime de roubo, em concurso formal.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q236779 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta com base no disposto no CP e no entendimento doutrinário e jurisprudencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q154702 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador, TJ GO, FGV

Durante a prática de roubo, com emprego de arma de fogo, a um supermercado, a ação resulta na morte do gerente do estabelecimento e na lesão grave de uma funcionária. A pluralidade de vítimas atingidas pela violência no crime de roubo com resultado morte e lesão grave, embora único o patrimônio lesado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q701392 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio, Profissional de Nível de Suporte I Agente de Segurança, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
A legislação penal prevê um amplo rol de crimes contra o patrimônio, cada qual com os seus elementos constitutivos próprios. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Comete crime de receptação aquele que recebe coisa que, pela desproporção entre o valor e o preço, deve presumir-se obtida por meio criminoso.
2. Comete crime de extorsão aquele que subtrai, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, mediante grave ameaça ou violência contra a pessoa.
3. Comete crime de furto em concurso com ameaça aquele que, logo após subtrair a coisa, emprega grave ameaça, a fim de assegurar a detenção da coisa para si.
4. Comete crime de apropriação indébita aquele que, inicialmente, tem a posse de boa-fé sobre a coisa, mas, num segundo momento, transforma essa posse em domínio, passando a praticar atos típicos de proprietário.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q232240 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE PA, FCC

Com relação ao ilícito de dano, tipificado no artigo 163 do Código Penal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q174437 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Defensor Público, DPE GO, UFG

A. M., primário e de bons antecedentes, foi condenado a seis anos de reclusão pela prática do crime de extorsão (art. 158, caput, Código Penal). Na hipótese, com referência a sua pena, o benefício do livramento condicional somente poderá ser concedido quando A. M. cumprir mais de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q204532 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Dentre os delitos relacionados a seguir, NÃO é classificado como crime hediondo, em conformidade com a Lei n° 8.072/90,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q925173 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

Leonardo, nascido em 20/03/1976, estava em dificuldades financeiras em razão de gastos contínuos com entorpecente para consumo. Assim, em 05/07/2018, subtraiu, em comunhão de ações e desígnios com João, nascido em 01/01/1970, o aparelho de telefonia celular de seu pai, Gustavo, nascido em 05/11/1957, tendo João conhecimento de que Gustavo era genitor do comparsa. Após a descoberta dos fatos, Gustavo compareceu em sede policial, narrou o ocorrido e indicou os autores do fato, que vieram a ser denunciados pelo crime de furto qualificado pelo concurso de agentes. No momento da sentença, confirmados os fatos, o juiz reconheceu a causa de isenção de pena em relação aos denunciados, considerando a condição de a vítima ser pai de um dos autores do fato. Inconformado com o teor da sentença, Gustavo, na condição de assistente de acusação habilitado, demonstrou seu interesse em recorrer. Com base apenas nas informações expostas, o(a) advogado(a) de Gustavo deverá esclarecer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q460335 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

A respeito do crime de roubo, considere as seguintes assertivas: I. O aumento da pena na terceira fase de dosagem, em relação ao crime de roubo circunstanciado, exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes. II. É possível aplicar, no furto qualificado pelo concurso de agentes, a majorante do roubo. III. Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito. Estão corretas apenas as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q160327 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Considerando as seguintes alternativas, assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q357728 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue os itens subseqüentes

Considere a seguinte situação hipotética.

Tício, com tinta spray, pichou toda a fachada do prédio da superintendência da Polícia Federal, recém-pintado, de propriedade privada e locado pelo Ministério da Justiça. Nessa situação, Tício responderá pelo crime de dano qualificado, cuja ação penal é pública incondicionada.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q461672 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, VUNESP

Estabelece o art. 155, § 2.º do CP como requisitos necessários para que, no crime de furto, o juiz aplique somente a pena de multa, ser o criminoso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q462748 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE

Fulano pede a Beltrano, seu amigo de longa data, que guarde em sua casa um computador de sua propriedade, até que volte de uma viagem que fará para a Europa. Dias após ter recebido o aparelho de boa-fé, quando Fulano já se encontrava no passeio, como se fosse seu, Beltrano vende o computador para terceira pessoa. A conduta de Beltrano se amolda à prática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q702937 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Hugo estava em via pública com seu currículo na mão, considerando o fato de estar desempregado. Ao observar aquela situação, Carlos apresentou-se como funcionário da sociedade empresária que funcionava naquela rua e afirmou que teria um emprego para oferecer a Hugo. Para isso, Hugo precisaria inicialmente apresentar seus documentos. Posteriormente, Carlos solicitou que Hugo lhe entregasse seu aparelho de telefonia celular, afirmando que iria ao interior do estabelecimento comercial para registrar o wi-fi no aparelho. Hugo, então, entregou a Carlos seu celular e permitiu que ele fosse ao estabelecimento, combinando de aguardá-lo em via pública. Uma hora depois, entendendo que Carlos estava demorando, Hugo o procurou no estabelecimento, descobrindo que, na verdade, Carlos nunca trabalhara no local e que deixara a localidade na posse do seu telefone assim que o recebeu.
Os fatos são informados ao Ministério Público.
Com base apenas nas informações expostas, a conduta de Carlos condiz com a figura típica do crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q136276 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRF 4a, FCC

Gerson subtraiu para si energia elétrica alheia de pequeno valor, fazendo-o em concurso com Marcio, sendo ambos absolutamente primários. Com esses dados, à luz da jurisprudência hoje dominante no Superior Tribunal de Justiça, classificam-se os fatos como furto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q239444 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE

A respeito dos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.