Início

Questões de Concursos Crimes contra o patrimônio

Resolva questões de Crimes contra o patrimônio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q217149 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

A respeito do crime de roubo, considere as seguintes assertivas:

I. O aumento da pena na terceira fase de dosagem, em relação ao crime de roubo circunstanciado, exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes.
II. É possível aplicar, no furto qualificado pelo concurso de agentes, a majorante do roubo.
III. Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito.

Estão corretas  apenas as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q462162 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, VUNESP

O autor do crime de Furto terá sua pena aumentada de um terço se o delito for praticado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q462688 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico legislativo, CD, FCC

Apropriar-se de coisa alheia móvel mediante uso de arma de fogo constitui crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q460682 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens seguintes apresenta uma situação hipotética acerca de crimes de furto e de tráfico ilícito de entorpecente, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da parte geral do direito penal.

Evandro, com intenção de subtrair um veículo, procedeu a rotura na borracha de vedação do vidro do quebra-vento direito do automóvel, próximo à trava de segurança, utilizando instrumento de haste afilada e provocando pequeno travamento no vidro do quebra-vento, conforme atestado em laudo de exame de veículo. Tal procedimento lhe permitiu ingressar no automóvel e efetuar ligação direta, subtraindo-o para si. Nesse caso, entende o STF que há crime de furto simples, dado que a violência não foi contra obstáculo à subtração da coisa, mas sim contra a própria res furtiva, devendo o agente, portanto, responder por crime de furto simples.

  1. ✂️
  2. ✂️

425Q461969 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Juiz Substituto, TJ PI, FCC

Se o agente for flagrado antes mesmo de alcançar a posse da coisa que pretendia subtrair e usar de violência contra a vítima para fugir, haverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q245417 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Técnico de Apoio Especializado Segurança, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito aos crimes contra o patrimônio, julgue os
próximos itens.
 

Considere que determinada pessoa, indignada por não ter resolvido uma questão particular em órgão público da União, destrua o balcão de recepção do referido órgão. Nessa situação, a conduta do agente classifica-se como dano qualificado, para o qual é prevista multa e pena de detenção de seis meses a três anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

427Q357868 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue os itens subseqüentes

Considere a seguinte situação hipotética.

Gil, sócio-gerente da empresa Casa das Meias Ltda., emitiu três duplicatas com valores dez vezes superiores aos das vendas efetivamente realizadas, colocando-as em circulação no mercado. Posteriormente, para formalizar a contabilidade da empresa, Gil escriturou as duplicatas no livro de registro de duplicatas. Nessa situação, por ter escriturado os títulos de crédito em livro obrigatório na contabilidade, Gil não praticou o crime de duplicata simulada.

  1. ✂️
  2. ✂️

428Q230636 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Assinale a alternativa correta sobre os crimes em espécie:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

429Q236788 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE MT, UFMT

Qual o tratamento penal para a conduta de Caio, médico servidor do Sistema Único de Saúde (SUS), que, em prejuízo do paciente Mévio, solicita “custos adicionais” para realizar um exame já homologado por órgão previdenciário?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q707322 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio, Promotor Substituto, MPE PR, MPE PR, 2019

Analise as assertivas relacionadas a crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q459121 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos crimes contra o patrimônio, a administração e a paz pública, cada um dos itens seguintes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Josué, mediante grave ameaça exercida com o emprego de uma faca, constrangeu seu pai a preencher e assinar um cheque no valor de R$15 mil, que foi descontado no banco sacado. Nessa situação, Josué praticou o crime de extorsão.

  1. ✂️
  2. ✂️

432Q462197 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre os crimes contra o patrimônio, considere as seguintes afirmativas:

1. É isento de pena quem comete furto em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal.

2. O crime de extorsão mediante seqüestro consuma-se com a entrega da vantagem exigida como condição ou preço do resgate.

3. Aquele que dolosamente adquire, recebe, transporta ou oculta, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, pratica o crime de receptação.

4. O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta ao prosseguimento da ação penal.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q200343 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Analista Advocacia, DPE MT, FGV

Fernanda, funcionária pública vinculada à Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso, no ponto de ônibus em frente ao prédio da administração da Defensoria, após deixar seu trabalho na companhia de uma colega de serviço, aproveitando-se da distração desta, subtraiu sua carteira, que estava dentro da bolsa.

Descoberta por meio de câmeras de segurança, Fernanda deverá ser denunciada pela prática do crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q167590 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Fátima retém a contribuição social dos seus empregados Celso e Gabriel a título de envio posterior dos referidos valores ao INSS. Entretanto, deixa de repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Fátima, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q460974 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação ao direito penal. Cosme, maior, capaz, morador do bairro Poligonal I, em Vitória - ES, distribuiu sinal de TV a cabo no bairro, sem autorização da empresa concessionária do serviço. Nessa situação, Cosme praticou crime de furto qualificado pela fraude.
  1. ✂️
  2. ✂️

436Q463558 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue os próximos itens.

A diferença entre o furto privilegiado e o estelionato privilegiado consiste no fato de que, no primeiro, leva-se em conta o pequeno valor da coisa subtraída, enquanto, no segundo, considera-se o pequeno prejuízo suportado pela vítima.

  1. ✂️
  2. ✂️

438Q461050 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual RO, CESPE CEBRASPE

No que se refere à classificação dos crimes de acordo com o CP, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q463367 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de diversos institutos de direito penal, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Determinado agente subtraiu, sem violência, a carteira de um pedestre. No entanto, logo depois da ação, empregou violência contra a vítima a fim de assegurar a detenção definitiva da carteira. Nessa situação, o agente deverá responder pelo delito de furto, pois a violência só foi empregada em momento posterior à subtração.
  1. ✂️
  2. ✂️

440Q228881 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE MT, UFMT

Consoante entendimento do Superior Tribunal de Justiça, analise as assertivas.

I - Compete à Justiça Estadual processar e julgar o crime de falsa anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, atribuído à empresa privada.

II - A utilização de papel-moeda grosseiramente falsificado configura, em tese, o crime de estelionato, da competência da Justiça Estadual.

III - Compete à Justiça Federal o processo e julgamento dos crimes de falsificação e uso de documento falso relativo a estabelecimento particular de ensino.

IV - Compete à Justiça Estadual processar e julgar crime de falso testemunho cometido no processo trabalhista.

Está correto o que se afirma em :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.