Questões de Concursos Crimes contra o patrimônio

Resolva questões de Crimes contra o patrimônio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q264571 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Técnico Judiciário Segurança, TRT 15a Região, FCC

NÃO se inclui dentre as qualificadoras do crime de roubo qualificado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q460339 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos ao direito penal. Não há furto na subtração com o consentimento do ofendido, ante a ausência de circunstância elementar da figura típica, já que o núcleo do tipo “subtrair” compreende a ação de retirar a coisa contra a vontade da vítima.
  1. ✂️
  2. ✂️

483Q463415 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética acerca dos crimes contra o patrimônio, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Considere que Joaquim, penalmente imputável, tenha feito uma ligação clandestina em sua casa para o desvio e a captação irregular de água que, não passando pelo hidrômetro, o isentava do pagamento de qualquer contraprestação à companhia abastecedora. Nessa situação, a conduta de Joaquim caracteriza crime de estelionato, em razão da fraude utilizada para a execução do delito.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q460100 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra o patrimônio e à administração pública, julgue os itens a seguir. O crime de furto é caracterizado quando o agente realiza a subtração, para si ou para terceiros, de coisa alheia móvel com o emprego de violência ou grave ameaça à pessoa.
  1. ✂️
  2. ✂️

485Q462946 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Analista do Ministério Público, MPE RN, FCC

Jeremias subtraiu uma bicicleta e a levou para sua residência. No dia seguinte, Jesuíno ingressou na residência de Jeremias e subtraiu-lhe a bicicleta. Nesse caso, Jesuíno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q459121 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos crimes contra o patrimônio, a administração e a paz pública, cada um dos itens seguintes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Josué, mediante grave ameaça exercida com o emprego de uma faca, constrangeu seu pai a preencher e assinar um cheque no valor de R$15 mil, que foi descontado no banco sacado. Nessa situação, Josué praticou o crime de extorsão.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q462965 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos temas de direito processual penal e direito penal, julgue os itens de 92 a 102.

Considere a seguinte situação hipotética.

Francisco, imputável, realizou uma compra de produtos alimentícios em um supermercado e, desprovido de fundos suficientes no momento da compra, efetuou o pagamento com um cheque de sua titularidade para apresentação futura, quando imaginou poder cobrir o deficit. Apresentado o título ao banco na data acordada, não houve compensação por insuficiente provisão de fundos.

Nessa situação, o entendimento doutrinário e a jurisprudência dominantes é no sentido de que, não tendo havido fraude do emitente, não se configura o crime de emissão de cheques sem fundos (estelionato).

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q462066 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Juiz Substituto, TJ PR, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a jurisprudência do STJ a respeito dos crimes patrimoniais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q462350 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Em relação ao conflito aparente de normas penais, ao crime impossível e às causas extintivas da punibilidade, julgue os itens que se seguem.

A jurisprudência dos tribunais superiores consolidou-se no sentido de reconhecer no delito de furto a hipótese de crime impossível, por ineficácia absoluta do meio, quando o agente estiver sendo vigiado por fiscal do estabelecimento comercial ou existir sistema eletrônico de vigilância.

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q260569 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Mário havia encomendado uma geladeira em uma loja de departamento. No dia da entrega do produto, o empregado da transportadora equivocou-se quanto ao número do apartamento de Mário, entregando o bem, por engano, a José, síndico do prédio, que, na ocasião, se ofereceu para guardá-lo e entregá-lo a seu real destinatário, já com o objetivo de ficar com o bem para si; e assim o fez.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem, no que se refere aos crimes contra o patrimônio.

José praticou o crime de apropriação indébita, visto que se apropriou de coisa alheia móvel, com a intenção de ficar com o objeto para si.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q461402 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Com relação ao crime de apropriação indébita previdenciária, julgue os itens a seguir.

O dolo do crime de apropriação indébita previdenciária é a consciência e a vontade de não repassar à previdência, dentro do prazo e na forma da lei, as contribuições recolhidas, não se exigindo a demonstração de especial fim de agir ou o dolo específico de fraudar a previdência social como elemento essencial do tipo penal. Ademais, ao contrário do que ocorre na apropriação indébita comum, não se exige o elemento volitivo consistente no animus rem sibi habendi para a configuração do tipo. Trata-se de crime omissivo próprio, em que o tipo objetivo é realizado pela simples conduta de deixar de recolher as contribuições previdenciárias aos cofres públicos no prazo legal, após a retenção do desconto.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q460898 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Agente Penintenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação penal extravagante e aos crimes definidos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. O furto mediante fraude diferencia-se do estelionato, pois, no furto mediante fraude, o agente entrega a coisa voluntariamente, em razão de ter sido iludido, e, no estelionato, a fraude tem a finalidade de reduzir a vigilância da vítima, de forma a permitir a retirada da coisa.
  1. ✂️
  2. ✂️

493Q701581 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio, Juiz Substituto, TJ AL, FCC, 2019

Segundo entendimento sedimentado dos Tribunais Superiores sobre crimes contra o patrimônio,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q460202 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Analista Judiciário, TRE MS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q462041 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre os crimes contra o patrimônio, considere as seguintes afirmativas: 1. Para a configuração do crime de furto é imprescindível a presença do elemento subjetivo diverso do dolo "para si ou para outrem". Nossa lei penal comum não tipifica o furto de uso. 2. O crime de extorsão é crime material, que se consuma com a obtenção da vantagem indevida. 3. Há crime de latrocínio tentado quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima. 4. É isento de pena quem comete apropriação indébita em prejuízo do cônjuge na constância da sociedade conjugal. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q170559 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Auxiliar Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos delitos de estelionato e outras fraudes e do crime de receptação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q358220 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio

Para furto, que vem a ser subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, o Código Penal prevê reclusão, de um a quatro anos, e multa, sendo que a pena é aumentada em um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno. Como também, se o criminoso é primário e é de pequeno valor a coisa furtada, nesse caso, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Em se tratando de furto qualificado, a pena de reclusão de dois a oito anos e multa será aplicada, se o crime cometido for

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q463982 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Advogado, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Em relação aos crimes contra o patrimônio, julgue os seguintes itens.

Difere o roubo da extorsão, no seguinte sentido: no roubo, o agente subtrai coisa alheia móvel, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa; na extorsão, o sujeito ativo do crime, mediante violência ou grave ameaça e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, constrange a vítima a fazer, a tolerar que se faça ou a deixar fazer alguma coisa.

  1. ✂️
  2. ✂️

499Q177811 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Defensor Público, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Silas e Ezequiel, maiores e capazes, renderam e imobilizaram, no período noturno, o único agente de segurança de uma instituição bancária privada da cidade de Tobias Barreto S SE. Utilizando armas de brinquedo, mediante grave ameaça, subtraíam a arma do vigilante e usaram dinamite para explodir dois caixas eletrônicos da agência, o que causou significativos estragos ao edifício. Após a explosão, a dupla subtraiu a quantia de seis mil reais e fugiu.

Com base no que dispõem o CP e o Estatuto do Desarmamento acerca dos crimes contra o patrimônio e contra a incolumidade pública, bem como no entendimento doutrinário e jurisprudencial a respeito da matéria, assinale a opção correta a respeito da situação hipotética acima apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q708332 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Guarda Municipal, Prefeitura de Caxias do Sul RS, LEGALLE Concursos, 2019

Texto associado.

Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa, é o conceito de ____ , cuja pena é de ____ .


Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.