Questões de Concursos Crimes contra o patrimônio

Resolva questões de Crimes contra o patrimônio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

581Q461266 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Ainda considerando os crimes contra o patrimônio, julgue os itens a seguir.

Considere que Wellington, penalmente responsável, visando subtrair a carteira de Eugênio, tenha utilizado um simulacro de arma de fogo e constrangido a vítima a entregar-lhe todos os seus pertences. Nessa situação hipotética, a conduta de Wellington caracteriza crime de roubo qualificado pelo uso de arma de fogo, conforme entendimento jurisprudencial dominante.

  1. ✂️
  2. ✂️

582Q214000 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

O crime de extorsão indireta estará caracterizado se alguém:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q358484 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Militar PM Cabo, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito penal, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

 No mês passado, Arnaldo apropriou-se de uma bicicleta que estava na porta de um mercado e depois descobriu que ela era da namorada de um amigo seu. Arrependido, ele devolveu a bicicleta à sua dona.

Nessa situação, Arnaldo praticou crime de furto, mas a devolução do bem furtado faz que ele não possa ser punido por esse crime.

  1. ✂️
  2. ✂️

585Q463976 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TRT 15a, FCC

Paulo exercia, há muitos anos, as funções de caseiro da chácara de Pedro, que nele depositava absoluta confiança, entregando-lhe as chaves da sede para limpeza. Um dia Paulo apanhou as chaves e entrou no quarto, subtraindo a quantia de R$ 3.000,00 que se encontrava na gaveta do armário. Paulo cometeu crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q461430 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TRE SE, FCC

Emitir nota fiscal que não corresponda à quantidade ou qualidade da mercadoria vendida constitui crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q459130 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Armando, do comércio ambulante, utiliza-se de artíficio ardiloso e fraudulento e convence Eugênio a entregar um aparelho de "DVD" para Estela. Após a entrega desse aparelho, Estela desaparece, levando consigo, o referido "DVD" no que resulta prejuízo patrimonial para Eugênio. Entretanto, Estela não estimulou a conduta de Armando, mas ao receber esse aparelho tinha conhecimento de que fora obtido pelos meios ilícitos acima apontados. Nesses casos, Armando e Estela respondem, respectivamente, pelos crimes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q461488 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Inspetor de Guarda Portuária, CDP PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes de lesões corporais, furto, estelionato, abuso de autoridade e infrações penais de menor potencial ofensivo, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Conhecido e contumaz ladrão foi abordado por policiais militares e preso em flagrante, quando, de madrugada, de posse de um pé-de-cabra, espreitava um estabelecimento comercial. Nessa situação, configurou-se a tentativa de furto, pois havia evidências de que já havia sido iniciada a execução do crime.

  1. ✂️
  2. ✂️

589Q358389 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio

Pedro Manoel, utilizando-se de documentos falsos de identidade e comprovante de rendimentos, consegue abrir conta no banco PINDORAMA e, no mesmo dia, obtém talão de cheques e saca R$ 3.000,00 do limite do cheque especial que lhe fora concedido. Em situações como essas, e considerando o entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q459525 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Ainda considerando os crimes contra o patrimônio, julgue os itens a seguir.

Para a configuração da conduta típica do crime de extorsão mediante seqüestro, é necessário, entre outros elementos, que a vítima seja privada de sua liberdade de locomoção por tempo juridicamente relevante, e que a intenção de conseguir a vantagem indevida seja externada.

  1. ✂️
  2. ✂️

591Q463410 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação ao direito penal.

Robson, motorista profissional, foi contratado por um grupo de pessoas para fazer o transporte em seu caminhão, de mercadorias que foram objeto de roubo. No início da viagem, o veículo foi interceptado e o motorista, preso pela polícia. Nessa situação, Robson praticou o crime de receptação, na modalidade de transportar coisa que sabe ser produto de crime.

  1. ✂️
  2. ✂️

592Q358212 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Agente Carcerário, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Carlos, após romper a corrente e o cadeado da porta de serviço do apartamento de Clara, subtraiu vários eletrodomésticos que se encontravam no imóvel. Nessa situação, Carlos cometeu o crime de furto qualificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

593Q459376 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Legislativo Federal, Senado Federal, FGV

Tício, funcionário público federal, quando visitava colega servidor lotado em outro órgão público, se interessa por um bem móvel que guarnecia o órgão visitado. Objetivando levar para si aquele objeto do patrimônio público, após desviar a atenção do colega afastando-o do local, o coloca no interior de sua bolsa, saindo em seguida sem ser notado. Diante desse quadro fático, em tese, Tício praticou o crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q458867 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos crimes contra o patrimônio, julgue os itens a seguir. Considere que um indivíduo tenha encontrado, na rua, um celular identificado e totalmente desbloqueado. Considere, ainda, que esse indivíduo tenha mantido o objeto em sua posse, deixando de restituí-lo ao dono. Nessa situação, só existirá infração penal se o legítimo dono do objeto tiver reclamado a sua posse e o objeto não lhe tiver sido devolvido.
  1. ✂️
  2. ✂️

595Q461694 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Tonico Júnior disfarçou-se de agente municipal de saúde a fim de adentrar na residência de Marizete, com o consentimento desta, e subtrair para si alguns pertences da residência. Nesse sentido, caso Tonico consiga subtrair algum dos bens pretendidos, é correto afirmar que Tonico Júnior

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q461346 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue os próximos itens.

Suponha-se que um indivíduo, responsável penalmente, valendo-se de uma machadinha, tenha destruído, propositalmente, uma estátua situada em praça pública. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que o responsável pela destruição cometeu crime de dano qualificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

597Q461458 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre os crimes contra o patrimônio, considere as seguintes afirmativas:

1. A diferença básica entre o crime de furto e o crime de roubo está no emprego da violência: no furto há a subtração sem violência ou grave ameaça, enquanto que no crime de roubo o sujeito ativo se utiliza desse expediente para subtrair a coisa.

2. O crime de extorsão mediante seqüestro, previsto no artigo 159 do Código Penal, consuma-se com o simples arrebatamento da vítima, não sendo necessário o recebimento do valor do resgate.

3. Crianças de tenra idade e doentes mentais não podem figurar como sujeitos passivos do crime de estelionato.

4. É isento de pena quem comete crime contra o patrimônio em prejuízo de irmão, tio ou sobrinho.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q459945 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Inspetor, Polícia Civil RJ, FGV

São considerados crimes contra o patrimônio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q461832 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

Os crimes contra o patrimônio e os crimes de furto e roubo possuem uma similaridade na definição, sendo que em ambos há a subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem. Contudo, no roubo o crime é cometido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.