Questões de Concursos Crimes contra o patrimônio

Resolva questões de Crimes contra o patrimônio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

741Q1026058 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Masculino Feminino, IAPEN AC, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a conduta e o crime correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

742Q1032104 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

Durante evento com a presença de dignitários internacionais, realizado no Estado de São Paulo, Caio e Matheus, mediante grave ameaça, consubstanciada no emprego de um simulacro de arma de fogo, subtraíram um veículo automotor oficial, de titularidade da União, deixando o motorista no local. Na sequência, os indivíduos se evadiram, sendo encontrados na posse do automóvel subtraído já no Estado do Rio de Janeiro.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, Caio e Matheus responderão pelo crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q1039792 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos crimes previstos no Código Penal, julgue o próximo item.

Os crimes de concussão e de extorsão têm similitudes, contudo, enquanto a concussão se caracteriza pela exigência de vantagem indevida por um funcionário público sem o uso de violência ou ameaça, a extorsão envolve coação.

  1. ✂️
  2. ✂️

744Q1040818 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Mário havia encomendado uma geladeira em uma loja de departamento. No dia da entrega do produto, o empregado da transportadora equivocou-se quanto ao número do apartamento de Mário, entregando o bem, por engano, a José, síndico do prédio, que, na ocasião, se ofereceu para guardá-lo e entregá-lo a seu real destinatário, já com o objetivo de ficar com o bem para si; e assim o fez.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem, no que se refere aos crimes contra o patrimônio.

José praticou o crime de apropriação indébita, visto que se apropriou de coisa alheia móvel, com a intenção de ficar com o objeto para si.

  1. ✂️
  2. ✂️

745Q1037366 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Juiz Substituto, TJ MT, FGV, 2024

Giles, em 13/09/2024, às 3 horas da madrugada, arromba a porta de uma residência, cujo morador está viajando, e ingressa no imóvel, de onde retira, para si, bens, no valor total de R$ 1.200,00. Giles possui condenação anterior definitiva por crime da mesma espécie, cuja pena foi extinta em 06/02/2021, após o decurso, sem revogação, do período de prova do livramento condicional, o qual teve início em 06/07/2019.
Diante do caso narrado, Giles deverá responder, à luz da jurisprudência do STJ, por furto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

746Q1026538 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Policial Penal, SAP CE, IDECAN, 2024

Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência define o crime de Roubo, que acaba por se traduzir numa das formas mais hediondas de lesão ao patrimônio alheio. Considerando as causas de modificação de pena (que parte de reclusão de quatro a dez anos, e multa) legalmente previstas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q1061876 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Código Penal (CP) e na jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), julgue o item seguinte.

O uso de um cabo de vassoura contra a vítima durante a prática de roubo pode justificar a aplicação da causa de aumento de pena prevista no art. 157, § 2.º, VII, do CP, desde que comprovada sua potencialidade lesiva, ainda que não haja perícia ou apreensão do objeto.
  1. ✂️
  2. ✂️

748Q1039794 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos crimes previstos no Código Penal, julgue o próximo item.

Suponha que Romualdo, réu primário, seja condenado pela prática de furto de pequeno valor mediante fraude, cometido por meio de dispositivo informático não conectado à Internet. Nessa situação, é cabível a substituição da pena de reclusão pela de detenção, em razão da primariedade do réu.

  1. ✂️
  2. ✂️

749Q1086914 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Juiz, TJ RJ, VUNESP

Tício, usuário de “maconha”, porém imputável e lúcido naquele momento, subtrai dinheiro que estava sobre a mesa da sala, deixado ali por sua avó, com mais de 60 (sessenta) anos de idade, visando adquirir entorpecente para uso próprio. Assinale, dentre as alternativas mencionadas, qual delas é a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

750Q1037873 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Administração, TJ MT, FGV, 2024

Em outubro de 2024, Caio, portando uma faca de forma ostensiva, abordou João, que estava na condução do seu automóvel, determinando a entrega do bem. Após se evadir, Caio levou o veículo automotor subtraído para outro Estado da federação, mas acabou por ser descoberto e preso.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, Caio responderá pelo crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q1039418 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024

Caio e Joana, maiores e capazes, estão casados, formalmente, há cinco anos. No aniversário de cinquenta anos de Caio, a sua esposa, que tem sessenta e cinco anos, o presenteou com diversos bens, além de lhe emprestar um veículo automotor clássico, não mais fabricado. A pedido de Joana, Caio assumiu o compromisso público e verdadeiro de devolver o automóvel em três meses. Muito embora pretendesse fazê-lo, o presenteado, na data aprazada, agindo de forma dolosa, desistiu de devolver o bem, passando a atuar como se fosse o real proprietário deste.

Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que Caio responderá pelo crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q1039386 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Técnico Judiciário, TJ AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Atendendo ao pedido de um vizinho, uma senhora permitiu que, durante o período de estiagem, o gado dele se alimentasse de um pasto seu que se encontrava em desuso. Ocorre que, após a engorda dos animais em sua propriedade, ela recusou-se a devolvê-los ao proprietário.

Nesse caso, a mulher praticou o crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q1018155 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, referente aos crimes contra a administração pública, contra o patrimônio e contra a fé pública.

Um objeto abandonado, ainda que de expressivo valor econômico, não pode ser considerado objeto de furto, mesmo que o indivíduo que o encontre não o restitua a quem posteriormente o reivindique.

  1. ✂️
  2. ✂️

754Q1026535 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Policial Penal, SAP CE, IDECAN, 2024

O crime de ALTERAÇÃO DE LIMITES se traduz em “suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisória, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imóvel alheia”, consistindo em conduta penalmente inserida no Capítulo III dos Crimes contra o Patrimônio relacionados no Código Penal Brasileiro. Tal ação possui formas equiparadas, cuja pena se mantém a mesma do crime original. Elas são, corretamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q1077243 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Sujeito que se dispõe a vender em rede social, a pedido de amigo seu, mediante comissão, cachorro roubado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

756Q1088286 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Juiz, TJ RJ, VUNESP

Após analisar as assertivas a respeito dos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

757Q1042806 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Direito, TJ RR, FGV, 2024

Maria caminhava pelo centro de Boa Vista, Roraima, momento em que Caio apontou um simulacro de arma de fogo em direção à sua cabeça e exigiu a entrega de seus bens. Imediatamente, em razão do medo incutido, Maria entregou um telefone celular e um relógio para Caio, que fugiu na sequência.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que, se encontrado, Caio responderá pelo crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q1084968 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Juiz Substituto, TJ RJ, VUNESP

Nos estritos termos do CP, aquele que faz ligação clandestina de energia elétrica junto a poste instalado na via pública e a utiliza em proveito próprio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q1089674 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Juiz Substituto, TJ RJ, VUNESP

Caio (21 anos) furta seu irmão Mévio (19 anos). É correto afirmar que a ação penal é pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q1083563 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Juiz Substituto, TJ RJ, VUNESP, 2019

João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante. Diante da ordem imperativa para largar o quadro, e temendo ser alvejado, vulnera o vigilante com um projétil de arma de fogo. O vigilante vem a óbito; e João, impressionado pelos acontecimentos, deixa a cena do crime sem carregar o quadro. De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.