Questões de Concursos Cuidados Paliativos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q59120 | Enfermagem, Cuidados Paliativos, CESPE CEBRASPE

As pessoas reagem à morte de maneiras diferentes, por isso, à medida que o paciente se agrava, o profissional de enfermagem deve ter um cuidado todo especial, proporcionando-lhe conforto físico e espiritual. Baseando-se nessa afirmativa, julgue cada uma das proposições seguintes:

Antes da morte, alterações cárdio-circulatórias são observadas, como o pulso filiforme, hipotensão, taquicardia ou bradicardia
  1. ✂️
  2. ✂️

12 Q833093 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

"As Atividades de Vida Diária (AVD) são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente. Não se resume somente aos auto - cuidados de vestir-se, alimentar-se, arrumar-se, tomar banho, e pentear-se, mas engloba também as habilidades de usar telefone, escrever, manipular livros, dentre outras, além da capacidade de virar-se na cama, sentar-se, mover-se e transferir-se de um lugar para outro". (Trombly, 1989). (Por: Rosa Maia - Terapeuta Ocupacional.)
Marque a alternativa com informação incoerente com a "Corrente Humanista".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13 Q59123 | Enfermagem, Cuidados Paliativos, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados paliativos ao paciente pediátrico oncológico, julgue o item subsequente.

O controle da dor e dos problemas psicológicos, sociais e espirituais, visando melhorar a qualidade de vida possível para esse paciente e a sua família, é prioridade nos cuidados paliativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

14 Q59122 | Enfermagem, Cuidados Paliativos, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados paliativos ao paciente pediátrico oncológico, julgue o item subsequente.

Quanto às medidas paliativas, a assistência de enfermagem define-se pelas ações de contato físico, conforto, em observar regiões potenciais para formação de escaras, aquecer e deixar a temperatura ambiente favorável, utilizar linguagem e tom de voz forte e expressivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

15 Q1004415 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Rafael, 8 anos, possui paralisia cerebral com comprometimento da motricidade fina e dificuldades para a comunicação oral. Ele consegue movimentar de forma funcional o braço esquerdo e demonstra interesse em participar de jogos e interagir com colegas na escola, mas enfrenta dificuldades para expressar suas necessidades e opiniões. Durante a avaliação, o terapeuta ocupacional identificou que Rafael responde bem a estímulos visuais e auditivos e apresenta habilidades cognitivas preservadas. Rafael mora com a mãe e a avó em uma região periférica de uma grande cidade. A renda familiar é limitada, composta por um salário-mínimo proveniente do Benefício de Prestação Continuada, complementado por trabalhos esporádicos realizados pela avó como diarista. A equipe escolar e os familiares, estão empenhados em apoiar Rafael para que ele desenvolva sua comunicação e participe de maneira ativa nas atividades escolares e sociais.

Com base no caso apresentado, a melhor intervenção do terapeuta ocupacional para atender às necessidades de comunicação de Rafael, seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q997397 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com relação às ações da terapia ocupacional direcionadas ao manejo da dor crônica, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação da dor crônica deve incluir tanto fatores objetivos quanto subjetivos, considerando elementos como intensidade da dor, qualidade de vida e bem-estar do paciente.
II. A intervenção do terapeuta ocupacional deve priorizar técnicas de relaxamento muscular e mindfulness, uma vez que essas abordagens são suficientes para o controle da dor crônica.
III. O planejamento da intervenção deve incorporar estratégias como a adaptação de atividades, o cadenciamento das tarefas e a reorganização da rotina para evitar sobrecarga e exacerbação da dor.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q1008383 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2024

Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), um sintoma de difícil manejo é a dispneia, especialmente na finitude da vida.
Em um cenário de tempo de sobrevida limitado, a fim de facilitar a participação nas atividades cotidianas do paciente com DPOC, assinale a opção que indica o procedimento que o terapeuta ocupacional deve seguir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q1008387 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2024

Ao longo do processo de diagnóstico e tratamento de uma doença grave, pacientes e familiares experimentam sofrimento intenso relacionado ao medo de morrer, perda da independência e, eventualmente, morte de um ente querido.
Ao deparar-se com situações de luto, o terapeuta ocupacional deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q1004767 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta apenas Atividades de Vida Diária (AVD).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q1001553 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a atitudes fundamental para manter a qualidade de vida do familiar e da pessoa com Doença de Alzheimer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.